Ao atualizar para Ubuntu 10.10 passei a ter problemas de conexão na minha rede wireless. Na mesma ocasião, atualizei de Fedora 13 para 14, que passou a apresentar os mesmos problemas. Como o Arch Linux, ao atualizar o kernel para 2.6.35 também começou a ter dificuldades de conexão, cheguei a suspeitar que o meu roteador wireless tivesse ido para o saco. Porém, aquele aplicativozinho chato e invasivo do Fedora, de relato de erros para o projeto, quase que de minuto em minuto, acusava o travamento de módulos do kernel. Examinando os logs, constatei que o que estava dando pau eram os módulos nativos que davam suporte à família rtl 8180 da realtek.
Examinando os logs de kernel das outras duas distros, constatei que o problema era o mesmo.
O referido erro não inviabilizava a conexão, mas de forma geral impedia a conexão automática, já que, quase sempre, não encontrava a minha rede, obrigando-me a requerer conexão a rede oculta para a mesma se realizar.
O Arch Linux, que é rolling release, foi o primeiro a corrigir o problema, pois que logo atualizou o kernel para 2.6.36. Algum tempo depois, o Fedora deixou de apresentar o problema, ao atualizar o kernel para 2.6.35.10-... Permanece o problema, contudo, no Ubuntu, mesmo após duas ou três atualizações do kernel.
Tendo em vista que o Fedora sanou o problema, mesmo mantendo o kernel na versão 2.6.35, suponho que exista algum patch para a correção da coisa.
Como fazer para solicitar aos desenvolvedores do Ubuntu uma solução para o bug?