Autor Tópico: Opinião de segurança VPN e Firewall no Ubuntu Server pra rede empresarial  (Lida 1951 vezes)

Offline CarneiroInfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Boa noite. Axo que esse é meu primeiro tópico aqui no fórum, mais vamos lah..rs

Estou projetando uma rede em 3 empresas aqui na minha cidade, que são matriz e 2 filiais.

Inicialmente estou desenvolvendo o projeto na matriz da empresa, que axo que é simples..rs

Modem->Router Wireless(clientes acessam de graça).
Router Wireless->DMZ->Ubuntu Server(VPN, Firewall, NAT, etc...)
Ubuntu Server->Rede Interna
Rede Interna->APP-Server-Win2003(Servidor de aplicação do sistema da empresa, com WindowsServer 2003)
APP-Server-Win2003->MySQL-Server(Servidor de Bando de Dados, totalmente fora da rede interna é usado apenas pelo servidor de aplicação)
Rede Interna->Computadores, Impressoras, etc...(equipamentos usados pelos funcionarios da empresa)

A duvida é a seguinte, em relação a segurança da rede interna, poderia usar o mesmo servidor Ubuntu como VPN, Firewall e NAT ? Isso tudo, se bem configurado pode me trazer uma boa segurança interna, ou devo providenciar outra forma de conectar os servidores na rede ?

Outra duvida, meuy MySQLServer roda em Ubuntu também, e preciso repassar a conexão da matriz pra filial pra que o servidor de banco de dados replique seus dados em todos os servidores, tanto na matriz, quanto em todas as filiais possiveis, em relação a segurança, se eu abrir uma NAT do Ubuntu pra rede interna autorizando apenas o Win2003Server na porta 3306(MySQL), e abrir outra NAT no Server 2003 pra porta (3306) pra autorizar apenas o servidor do MySQL ter acesso, teria algum problema de segurança ?

Lembrando que pretendo primeiramente bloquear tudo nos sistemas, e após isso ir liberando aos poucos, tanto pelo IP das maquinas locais quanto pelas portas em questão, ou seja, até a internet na rede interna vai estar totalmente bloqueada, apenas algumas portas, como por exemplo pra alguns PCS na rede interna poder ter acesso a internet e principalmente ao servidor de aplicação.

O que quero aqui nesse topico é apenas seus pareceres sobre a segurança interna desta rede que pretendo montar e suas dicas pra melhorar, independentemente do custo, aqui vale as dicas de segurança e equipamentos.


E pra finalizar mais uma duvida, minha unica maquina antiga, é um Pentium-III - 800Mhz com 128Mb-RAM, placa mae COMPAQ(nao acho MEM pra essa maquina), HD-40GB, da pra rodar os serviços pretendidos no Ubuntu Server ?

Valew ai galeraa..

Abraçao..


Outra questão, se futuramente eu precisar instalar um LDAP+DNSServer+DHCP+WEBServer, onde deveria conectá-los ?
Poderia ser na rede local e depois abrir regras NAT no fireweall pra transportar os pacotes pelas portas especificas ?
E seu eu precisar de LDAP+DNSServer em todas as empresas, em caso de precisar controlar dominios localmente, caso haja perda de conexão com a matriz ?
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, 05:06 por CarneiroInfo »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Opinião de segurança VPN e Firewall no Ubuntu Server pra rede empresarial
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2010, 16:33 »
Citar
pra finalizar mais uma duvida, minha unica maquina antiga, é um Pentium-III - 800Mhz com 128Mb-RAM, placa mae COMPAQ(nao acho MEM pra essa maquina), HD-40GB, da pra rodar os serviços pretendidos no Ubuntu Server ?
Não. Pouca memória. O Ubuntu Server exige 512MB só para o sistema.

Minha sugestão é que você invista em virtualização. Dá pra reduzir de 3 máquinas (Firewall, Servidor de Aplicação, MySQL) pra apenas uma, mais parruda.

Isso inclusive vai melhorar um pouco a segurança, pois assim todo o tráfego entre as máquinas virtuais vai ficar dentro do hospedeiro, fica mais fácil de filtrar o acesso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D