Autor Tópico: HP Pavillion dv7 + driver ATI (comportamento estranho) + audio 5.1  (Lida 25258 vezes)

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #15 Online: 04 de Novembro de 2010, 09:57 »
nao tinha visto a foto, haahha

bom, parece realmente quase funcionar no 10.10, a cor roxa da tela indica que o video esta indo, talvez seja alguma questao de configuraçao da saida hdmi. uma cosia que talvez possa te ajudar a testar é o ARandR, ele ajuda a saber como estao as configuraçoes de todas as saides de video e configura-las tambem, pelo jeito o script funcionou no 10.10, o problema realmente esta morando na hdmi ou em alguma configuraçao da mesma.
Ubuntu Linux 10.10

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #16 Online: 04 de Novembro de 2010, 22:02 »
nao tinha visto a foto, haahha

bom, parece realmente quase funcionar no 10.10, a cor roxa da tela indica que o video esta indo, talvez seja alguma questao de configuraçao da saida hdmi. uma cosia que talvez possa te ajudar a testar é o ARandR, ele ajuda a saber como estao as configuraçoes de todas as saides de video e configura-las tambem, pelo jeito o script funcionou no 10.10, o problema realmente esta morando na hdmi ou em alguma configuraçao da mesma.

O que seria esse ARandR?

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #17 Online: 06 de Novembro de 2010, 12:02 »
é um programa, basta instalar via synaptic, ele é otimo pra manipular questao de video, multiplos monitores, saidas pra tv e etc.
Ubuntu Linux 10.10

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #18 Online: 06 de Novembro de 2010, 13:51 »
Boa dica kriador, estou testando esse programa tbm.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #19 Online: 09 de Novembro de 2010, 22:49 »
Parece que no Maverick funciona mesmo:


Mas para isso tive de compilar o Kernel 2.6.37, do Natty 8)
Mas a saída HDMI não ativou automaticamente no arandr. Tive de rodar o script primeiro.

Já no 10.04, nem rolando o script a saída foi ativada. Muito estranho, pq é o mesmo kernel, mesmo código fonte.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
funcionou????
« Resposta #20 Online: 10 de Novembro de 2010, 11:45 »
e ae? deu certo? que historia é essa de kernel .37? da mais detalhes ae? chegou a resolver o problema?

é normal ter que usar o script antes pq a placa integrada nao lida com a hdmi, so a discreta, entao sem mudar nao rola mesmo, se possivel de mais detalhes pra melhor entendimento da situalaçao atual e pra me ajudar em futras alteraçoes por aqui também, vlw.
Ubuntu Linux 10.10

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: funcionou????
« Resposta #21 Online: 10 de Novembro de 2010, 12:47 »
e ae? deu certo? que historia é essa de kernel .37? da mais detalhes ae? chegou a resolver o problema?

é normal ter que usar o script antes pq a placa integrada nao lida com a hdmi, so a discreta, entao sem mudar nao rola mesmo, se possivel de mais detalhes pra melhor entendimento da situalaçao atual e pra me ajudar em futras alteraçoes por aqui também, vlw.

Pois bem. Eu baixei o source do kernel 2.6.37, do 11.04 Natty, e compilei no meu sistema, que segue o 10.04 lucid. Depois instalei os pacotes, e instalei também no Maverick, com a diferença que no meu é 64 e no Maverick é 32.
Como pôde ver, no Maverick funcionou, no Lucid não. Deve ter a ver com aquele módulo, mas o que eu não entendi é que é o mesmo kernel. Fiz uma busca no source e não achei nada com aquele nome "vgars".

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
estranho mesmo....
« Resposta #22 Online: 10 de Novembro de 2010, 20:23 »
bom, para ajudar na tua procura, o nome do modulo é vgaswitcheroo (junto.. separado, sei la, depende do lugar). o importante é que funcionou :)
Ubuntu Linux 10.10

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #23 Online: 10 de Novembro de 2010, 22:16 »
A única opção que achei á estava marcada:


Parece que no Maverick funciona por outros motivos.

Em todo caso eu posso manter o Maverick apenas para vewr filmes, uma vez que preciso do driver da ATI instalado por causa da aceleração.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #24 Online: 16 de Janeiro de 2011, 12:57 »
Consegui finalmente \o/


O "problema" era quase impossível de descobrir. Eu nem imaginava. O que estava impedindo o vgaswitcheroo montar era nada mais nada menos que o Plymouth. Não ele em si, mas aqueles procedimentos de correção do Plymouth. Descobri por um acaso quando entrei em modo seguro (que não ativa o Plymouth) e vi que o Compiz estava funcionando mesmo depois de eu ter desinstalado todo o driver ATI. Felizmente o driver proprietário não instalou no 2.6.37 aqui e eu removi ele completamente, mas ele manteve o xorg.conf que impediu o X de entrar, me fazendo entrar em modo seguro ;D

Aqui tem outro script que usei também nos testes:
http://asusm51ta-with-linux.blogspot.com/
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2011, 15:43 por vampire_thunder »

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #25 Online: 20 de Janeiro de 2011, 21:19 »
pow cara, que bom que resolveu!! hahaah, sabia que tinha de ser algo meio bizarro! esse escript desse cara foi o primeiro da net, eu usei ele pra criar o meu, precisei adaptar uns comandos e hj em dia ele ja esta bem diferente, mas esse foi a base. Nem indicava muito pro pessoal pq é em ingles o site.

ps: nao esqueça de colocar resolvido no topico :)
Ubuntu Linux 10.10

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI - comportamento estranho
« Resposta #26 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 12:07 »
Na verdade meus problemas ainda não estão 100% resolvidos. Pluguei minha TV na HDMI e percebi duas coisas:
- Só está suportando as resoluções da saída rgb, que chegam ao máximo em 1024x768, quando na HDMI pode chegar a 1920.
- O som não funciona. Quando faço a alteração de saída nas preferências de som, além de ficar mudo o Totem trava e o vlc e o smplayer passam o vídeo ou mp3 acelerado, também mudos.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI (comportamento estranho) + audio 5.1
« Resposta #27 Online: 01 de Abril de 2011, 17:01 »
Aproveitando o mesmo tópico, alguém sabe como habilitar o audio 5.1 nesse tipo de notebook?
Já tentei isso, sem sucesso:
http://linux.aldeby.org/howto-ubuntu-linux-on-hp-pavilion-dv2000-dv6000-dv9000-series-laptops.html/8#audio


Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI (comportamento estranho) + audio 5.1
« Resposta #28 Online: 02 de Abril de 2011, 14:19 »
ao que me consta, em notes com saida hdmi nao tem mais suporte de hardware para aquele esquema de som 5.1 que agente fazia via software, som 5.1 so via hdmi mesmo.
Ubuntu Linux 10.10

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: HP Pavillion dv7 + driver ATI (comportamento estranho) + audio 5.1
« Resposta #29 Online: 04 de Abril de 2011, 02:42 »
Como eu mencionei acima, não está saindo nenhum som da minha saída HDMI. Ele descontrola tudo quando eu jogo o som para sair na porta HDMI.

E no Windows o surround 5.1 está funcionando independente do HDMI.

Acho que é um problema do Pulse.