Autor Tópico: Ubuntu 11.04 irá usar o Unity como desktop padrão  (Lida 36028 vezes)

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 irá usar o Unity como desktop padrão
« Resposta #15 Online: 26 de Outubro de 2010, 12:18 »
Só algumas considerações...

O Unity não é um tema, é uma interface, e também não vai substituir o GNOME, vai rodar sobre ele.

A versão para desktops não será exatamente a para dispositivos móveis, além de usar o Compiz em detrimento ao (bugado) Mutter (essa alteração acho que vai acontecer na versão móvel também).

E é bom lembrar para quem prefere a velha interface com 2 painéis que independente do Unity a mesma será substituída pelo GNOME Shell de qualquer forma em um futuro próximo.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 irá usar o Unity como desktop padrão
« Resposta #16 Online: 26 de Outubro de 2010, 12:21 »
o gnome-shell é legal de mexer enquanto é novidade, porém é MUITO preso. Não tem muita coisa a oferecer. Não tem uma boa organização, da a impressão de ser oco, é bastante estranho.

Nunca usei o Unity, acho que 6 meses é muito pouco para amadurecer, talvez na 11.10 eu experimente.

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Ubuntu vai abandonar o Gnome a partir do 11.04
« Resposta #17 Online: 26 de Outubro de 2010, 14:33 »
Fonte: http://tecnoblog.net/45180/ubuntu-vai-abandonar-o-gnome-a-partir-da-versao-11-04/

O anúncio, feito no Ubuntu Developer Summit, pegou todos de surpresa: Mark Shuttleworth anunciou que a partir da versão 11.04 o gerenciador de janelas do Ubuntu será o Unity, e não mais o Gnome!

Os motivos para  a troca são vários, mas Shuttleworth destaca que a equipe Gnome recusava as propostas que a Canonical enviava (o uso dos botões das janelas no lado esquerdo, por exemplo). O Gnome “ideal” da Canonical é bem diferente do Gnome que os desenvolvedores desejam. Assim, optou-se por uma espécie de fork do projeto, com a Canonical focando no Unity e na integração entre ele e os programas do Gnome (o Nautilus, por exemplo, continuará sendo o gerenciador de arquivos padrão).

Pessoalmente (Tecnoblog), vejo essa notícia com o pé atrás. Cheguei a testar o Unity no Ubuntu Netbook 10.10 e o considerei fraco, mas isso pode ser por eu ser o tipo de usuário que prefere liberdade a simplicidade. No Unity tentar montar um compartilhamento Samba é uma missão quase impossível, já que o sistema não te dá opções para isso. Pode ser que a versão 11.04 para desktops traga uma versão do Unity mais “utilizável”, mas é cedo ainda para dizer.

De qualquer forma, vale lembrar que, assim como a Canonical criou um fork do Gnome, qualquer usuário pode desenvolver um Ubuntu que use o Gnome como padrão. Como exemplo, já temos hoje o Kubuntu (Ubuntu com o KDE como gerenciador de janelas como padrão) e o Xubuntu (com o ótimo XFCE como padrão, para máquinas mais simples). Será que em breve teremos o anúncio de um Gubuntu?

Com informações: Linux Today
« Última modificação: 26 de Outubro de 2010, 14:36 por Versuri »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ubuntu vai abandonar o Gnome a partir do 11.04
« Resposta #18 Online: 26 de Outubro de 2010, 14:54 »
Tópico duplicado!
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,74271.0.html

Unido ao tópico original.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu vai abandonar o Gnome a partir do 11.04
« Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2010, 01:50 »
Fonte: http://tecnoblog.net/45180/ubuntu-vai-abandonar-o-gnome-a-partir-da-versao-11-04/

O anúncio, feito no Ubuntu Developer Summit, pegou todos de surpresa: Mark Shuttleworth anunciou que a partir da versão 11.04 o gerenciador de janelas do Ubuntu será o Unity, e não mais o Gnome!

Os motivos para  a troca são vários, mas Shuttleworth destaca que a equipe Gnome recusava as propostas que a Canonical enviava (o uso dos botões das janelas no lado esquerdo, por exemplo). O Gnome “ideal” da Canonical é bem diferente do Gnome que os desenvolvedores desejam. Assim, optou-se por uma espécie de fork do projeto, com a Canonical focando no Unity e na integração entre ele e os programas do Gnome (o Nautilus, por exemplo, continuará sendo o gerenciador de arquivos padrão).

Pessoalmente (Tecnoblog), vejo essa notícia com o pé atrás. Cheguei a testar o Unity no Ubuntu Netbook 10.10 e o considerei fraco, mas isso pode ser por eu ser o tipo de usuário que prefere liberdade a simplicidade. No Unity tentar montar um compartilhamento Samba é uma missão quase impossível, já que o sistema não te dá opções para isso. Pode ser que a versão 11.04 para desktops traga uma versão do Unity mais “utilizável”, mas é cedo ainda para dizer.

De qualquer forma, vale lembrar que, assim como a Canonical criou um fork do Gnome, qualquer usuário pode desenvolver um Ubuntu que use o Gnome como padrão. Como exemplo, já temos hoje o Kubuntu (Ubuntu com o KDE como gerenciador de janelas como padrão) e o Xubuntu (com o ótimo XFCE como padrão, para máquinas mais simples). Será que em breve teremos o anúncio de um Gubuntu?

Com informações: Linux Today

Alguém mais estranhou a salada de definições usada nessa notícia?

Unity como gerenciador de janelas(e Mutter/Compiz são o que?)? E substituindo o GNOME?
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 irá usar o Unity como desktop padrão
« Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2010, 09:54 »
Bom, to testando o unity, e até agora funcionou bem. Visualmente, é como ter um painel superior e um lateral, com o gerenciador talika adicionado nele. Mas faltam opções a que estamos acostumados no gnome tradicional (alt+f1, alt+f2, etc), bem como mais opções no gerenciamento de janelas. Falando nisso, gostei da interface do "arquivos e pastas". Já estava usando o window buttons e o indicador appmenu no painel, então não senti mudança. Ainda faltam coisa, é certo. Mas, pro que eu uso, tá bem bom até agora. Por enquanto vou usando.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 irá usar o Unity como desktop padrão
« Resposta #21 Online: 28 de Outubro de 2010, 17:19 »
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Danne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Comofas/
    • Ver perfil
    • Danne MCA
Re: Ubuntu 11.04 irá usar o Unity como desktop padrão
« Resposta #22 Online: 28 de Outubro de 2010, 23:27 »
Eu sei bem o drama que passei com o Unity. Mas assim como toda mudança, depois que nos acostumamos, fica lindo.

Seria o mesmo chororô se fosse o Gnome 3. É novo, assusta.

Eu já chinguei muito o Unity, já que uso a UNR e ele já veio por padrão no 10.10. Mas depois sosseguei, me acostumei e agora acho super legal.

Claro que faltam melhorias, ele é pesado, e não roda bem em qualquer máquina. Meu Eeepc 1000h, com processador Atom 1.6(dual) + 1gb de ram não são suficientes para rodar o unity como vejo nos vídeos do Mark :( Mas também não incomoda mais.

Acho muito inútil alguns menus incorporados na interface Unity. Se fosse possível uma personalização até seria interessante.

E o fato de usar o mutter também brocha um pouco. Tem efeitos legais, mas o compiz é mais completo. E o que puxa o usuário são os efeitos, vamos concordar.

Como ele agora vai vir como padrão no foco do Ubuntu, a versão Desktop, eu tenho ótimas esperanças no Unity.
Ubuntu Netbook Remix
Asus Eee pc 1000h

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 irá usar o Unity como desktop padrão
« Resposta #23 Online: 29 de Outubro de 2010, 11:41 »
Eu sei bem o drama que passei com o Unity. Mas assim como toda mudança, depois que nos acostumamos, fica lindo.

Seria o mesmo chororô se fosse o Gnome 3. É novo, assusta.

Eu já chinguei muito o Unity, já que uso a UNR e ele já veio por padrão no 10.10. Mas depois sosseguei, me acostumei e agora acho super legal.

Claro que faltam melhorias, ele é pesado, e não roda bem em qualquer máquina. Meu Eeepc 1000h, com processador Atom 1.6(dual) + 1gb de ram não são suficientes para rodar o unity como vejo nos vídeos do Mark :( Mas também não incomoda mais.

Acho muito inútil alguns menus incorporados na interface Unity. Se fosse possível uma personalização até seria interessante.

E o fato de usar o mutter também brocha um pouco. Tem efeitos legais, mas o compiz é mais completo. E o que puxa o usuário são os efeitos, vamos concordar.

Como ele agora vai vir como padrão no foco do Ubuntu, a versão Desktop, eu tenho ótimas esperanças no Unity.

eu até concordo em uma interface propia da canonical. O problema é a falta de recursos que atinge toda distro linux. Existem até hoje várias distros pq existem vários projetos, a parte do momento onde você tenta abraçar tudo é necessário mais recursos ($$$$$$$), e isso é o fraco de qualquer distro, e a canonical não é exceção.
 

Offline Mateusislaneo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Rock 'n' Roll, Baby.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 irá usar o Unity como desktop padrão
« Resposta #24 Online: 29 de Outubro de 2010, 17:21 »
Hoje eu estava no facebook quando me deparo com essa informação, dada pela equipe official do ubuntu no facebook:

Original:
Citar
"Banshee will become 11.04 default media player providing it overcomes disk space issues and Libre Office is also being considered as a replacement to Open Office. How do you feel about the changes?"

Tradução, usando o google tradutor:
Citar
"Banshee tornará-se o media player padrão do 11,04 proveniente dos problemas de espaço em disco e o Libre Office também está sendo considerado como um substituto para o Open Office. Como você se sente sobre as mudanças?

Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

lcnrj

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.04 irá usar o Unity como desktop padrão
« Resposta #25 Online: 29 de Outubro de 2010, 18:43 »
É capaz de beneficiar os outros gerenciadores de janela como kde4, XFCE e etc, pois tudo antes era voltado para gnome...e quem começa no linux escolhia o Ubuntu não por preferir o gnome e sim pq era o mais divulgado.  ::)

Offline Mateusislaneo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Rock 'n' Roll, Baby.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 irá usar o Unity como desktop padrão
« Resposta #26 Online: 29 de Outubro de 2010, 19:30 »
É capaz de beneficiar os outros gerenciadores de janela como kde4, XFCE e etc, pois tudo antes era voltado para gnome...e quem começa no linux escolhia o Ubuntu não por preferir o gnome e sim pq era o mais divulgado.  ::)
Concordo plenamente com vc!! ;D
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 irá usar o Unity como desktop padrão
« Resposta #27 Online: 30 de Outubro de 2010, 12:28 »
mas o Ubuntu não vai sair do Gnome, apenas não irá usar o shell do gnome.

Offline Mateusislaneo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Rock 'n' Roll, Baby.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 ainda usará o gnome como desktop padrão
« Resposta #28 Online: 01 de Novembro de 2010, 21:16 »
Citar
Sim, é isso mesmo! Ubuntu 11.04 usará o Gnome como seu gerenciador de janelas padrão!

O equívoco noticiado nos blogs de tecnologia de que o Gnome será substituído pelo Unity se deu a partir do anúncio feito no Ubuntu Developer Summit por Mark Shuttleworth, onde este afirmou que a partir dessa versão eles passariam a utilizar o Unity.

E com todas essas especulações, o Algoritmizando resolveu pesquisar mais afundo e procurou André Gondim – líder das traduções e membro do conselho Ubuntu Brasil – no canal de IRC #Ubuntu-br da rede irc.freenode.org na qual ele esclareceu algumas dúvidas.

Reportagem completa:
http://algoritmizando.com/2010/10/29/ubuntu-11-04-ainda-usara-gnome/

vlw ;)
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 ainda usará o gnome como desktop padrão
« Resposta #29 Online: 02 de Novembro de 2010, 16:13 »
Citar
Sim, é isso mesmo! Ubuntu 11.04 usará o Gnome como seu gerenciador de janelas padrão!

O equívoco noticiado nos blogs de tecnologia de que o Gnome será substituído pelo Unity se deu a partir do anúncio feito no Ubuntu Developer Summit por Mark Shuttleworth, onde este afirmou que a partir dessa versão eles passariam a utilizar o Unity.

E com todas essas especulações, o Algoritmizando resolveu pesquisar mais afundo e procurou André Gondim – líder das traduções e membro do conselho Ubuntu Brasil – no canal de IRC #Ubuntu-br da rede irc.freenode.org na qual ele esclareceu algumas dúvidas.

Reportagem completa:
http://algoritmizando.com/2010/10/29/ubuntu-11-04-ainda-usara-gnome/

vlw ;)
Nesse texto ele fala que o GShell 3 usa o Mutter e o Unity o Compiz, não seria o contrário?
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...