Autor Tópico: computador aquecido  (Lida 2968 vezes)

Offline Carthago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
computador aquecido
« Online: 22 de Outubro de 2010, 20:43 »
Olá!
Sou bastante novato com Ubuntu. Instalei o 10.10 em um Toshiba Portege R600 e agora o CPU está esquentando demais e a ventoinha (cooler) não liga.
Como fazer (1) para monitorar a temperatura do CPU e (2) fazer a ventoinha funcionar.
Embora aquecido, acho que a temperatura está ainda dentro do limite aceitável, pois o computador não desliga automaticamente. Mesmo apenas navegando na internet ou fazendo uma atualização, fica bem quente.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: computador aquecido
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2010, 20:47 »
1)
Instale o lmsensors (olha aqui no fórum o processo de instalação).

2)
Esse não tenho idéia mesmo.

Extra)
Pra monitorar temperatura do HD, use o comando hddtemp /dev/XdY (X varia com a, b, c... e Y varia com 1, 2, 3...), mas eu não lembro com qual pacote vem instalado isso, acho que é o lmsensors também.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Carthago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: computador aquecido
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2010, 20:59 »
Obrigado pela pronta reação. Tentei no terminal instalar o lm-sensors.
veja o que recebiÇ

Reading state information... Done
lm-sensors is already the newest version.
0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.

Haveria outro modo de monitorar a temperatura? Agora, por exemplo, está bem quente e não ouço a ventoinha...

Offline JoseMelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 327
    • Ver perfil
Re: computador aquecido
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2010, 21:01 »
Digite no terminal: sensors

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: computador aquecido
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2010, 21:18 »
Carthago,

se deseja monitorar constantemente as temperaturas e rotação do cooler, pode instalar o ksensors, que irá manter esses dados sempre visíveis no painel superior.

Ventoinhas parando de funcionar em notes são são novidade, geralmente é acúmulo de pó: a entrada de ar é na parte inferior, que fica muito próxima às superfícies onde o note é pousado - no colo ou na cama, nem se fala... uma boa limpeza em geral resolve.

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Carthago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: computador aquecido
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2010, 21:25 »
sensors no terminal indicou 56 graus. É demais? a ventoinha deveria estar funcionando?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: computador aquecido
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2010, 21:36 »
Não, a maioria dos processadores suporta bem mais ( embora para mim a temperatura limite de uma junção P-N seja uns 70 graus...). Sobre a ventoinha, só o fabricante sabe... é provável que ele considere que nessa temperatura não é necessária, para poupar bateria.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Carthago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: computador aquecido
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2010, 21:43 »
Falou! Muito obrigado  ;D

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: computador aquecido
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2010, 21:48 »
Tem um tópico no fórum do Ubuntu falando sobre um possível bug na versão 10.10 do Ubuntu que pode provocar a queima de cpu devido ao superaquecimento, parece-me que é um bug relativo ao kernel, então seria bom você acompanhar tudo que é falado aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,73144.msg408232.html#msg408232

e mais adiante, principalmente do usuário Hqxriven que é quem levantou o acontecido e entende muito sobre kernel.

Considere até mesmo voltar a usar a versão 10.04 se for o caso.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].