Autor Tópico: computador aquecido  (Lida 2968 vezes)

Offline Carthago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
computador aquecido
« Online: 22 de Outubro de 2010, 20:43 »
Olá!
Sou bastante novato com Ubuntu. Instalei o 10.10 em um Toshiba Portege R600 e agora o CPU está esquentando demais e a ventoinha (cooler) não liga.
Como fazer (1) para monitorar a temperatura do CPU e (2) fazer a ventoinha funcionar.
Embora aquecido, acho que a temperatura está ainda dentro do limite aceitável, pois o computador não desliga automaticamente. Mesmo apenas navegando na internet ou fazendo uma atualização, fica bem quente.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: computador aquecido
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2010, 20:47 »
1)
Instale o lmsensors (olha aqui no fórum o processo de instalação).

2)
Esse não tenho idéia mesmo.

Extra)
Pra monitorar temperatura do HD, use o comando hddtemp /dev/XdY (X varia com a, b, c... e Y varia com 1, 2, 3...), mas eu não lembro com qual pacote vem instalado isso, acho que é o lmsensors também.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Carthago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: computador aquecido
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2010, 20:59 »
Obrigado pela pronta reação. Tentei no terminal instalar o lm-sensors.
veja o que recebiÇ

Reading state information... Done
lm-sensors is already the newest version.
0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.

Haveria outro modo de monitorar a temperatura? Agora, por exemplo, está bem quente e não ouço a ventoinha...

Offline JoseMelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 327
    • Ver perfil
Re: computador aquecido
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2010, 21:01 »
Digite no terminal: sensors

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: computador aquecido