Autor Tópico: Recuperar grub após upgrade para 10.10  (Lida 2435 vezes)

Offline saogvs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Recuperar grub após upgrade para 10.10
« Online: 23 de Outubro de 2010, 22:39 »
Bem pessoal vou começar assim já é a terceira vez que tenho problema ao atualizar o Ubuntu. Antes foi o upgrade do 9.04 para o 9.10, depois uma vez que fui apenas fazer atualizações de normais e agora foi o upgrade do 10.04 para o 10.10.
Deveria funcionar, se não funciona direito, não deveria ter a opção de atualizar!

Bem agora que eu desabafei, vamos ao meu atual problema.

 Quando eu fiz o upgrade do 9.04 para o 9.10 o ubuntu não ligou mais, perdi todos as minhas configurações, arquivos, fotos, trabalhos da faculdade, etc...tive que formatar e instalar o 9.04 de novo com o CD..aconteceu a mesma coisa ao fazer umas atualizações normais uma outra vez...
 
 Ao fazer o upgrade do 10.04 para o 10.10 aconteceu de novo o mesmo problema, na verdade o grub aparece e aparecem as opções de boot (normal e recovery), porém ao escolher qualquer uma das opções o computador reinicia! (realmente decepciona!)

Só pra lembrar eu não alterei nada na atualização, nem sei como se faria isso, então a atualização ocorreu automaticamente e como foi planejada.

Após um pouco de pesquisa, finalmente encontrei aqui no fórum uma dica postada por pinilla16..

A dica é esta a seguir:


1. ls

2. set prefix=(hd0,1)/boot/grub #note maybe (hd0,2) or (hd0,3)

3. set root=(loop0)

4. set

5. ls /boot

6. insmod /boot/grub/linux.mod

7. linux /vmlinuz root=/dev/sda1 loop=/ubuntu/disks/root.disk ro #note maybe sda2 or sda3 to match #2 above.

8. initrd /initrd.img

9. boot

Bem com este procedimento eu consegui inicializar o ubuntu 10.10 e utiliza-lo normalmente...
Pensei que na próxima vez que ligasse meu computador o Ubuntu ligaria normalmente, e nada!!!!

Ou seja, tenho que fazer esse procedimento para ligar o ubuntu toda vez!

Minha pergunta é esta: Já que eu tenho como entrar no Ubuntu, como eu faço pra recuperar o meu boot, e voltar a ter a minha inicialização normal??

 Se tiver um jeito toda vez que eu atualizar ou fizer um upgrade de versão, aparentemente terei que fazer esse procedimento..alguém tem esse mesmo problema?
« Última modificação: 23 de Outubro de 2010, 22:50 por saogvs »

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Recuperar grub após upgrade para 10.10
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2010, 10:30 »
amigo é mesmo assim às vezes as coisas não correm bem e ai,... agente ganha experiência com os erros também.
a primeira dica que dou como alguém que já passou por isso varias vezes também é quando da instalação criar uma partição em separada do raiz.
no fórum há muita coisa sobre particionamento ideal, vale a pena pesquisar.
recentemente tive que instalar o rwin 7 e perdi o grub2. mas com a ajuda do pessoal aqui e de umas pesquisas foi a um tópico do colega pintinho e procedi conforme lá esta com o super grub. leia o tópico valerá a pena.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M