Autor Tópico: Barra do Ubuntu Unity no 10.04  (Lida 6885 vezes)

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Barra do Ubuntu Unity no 10.04
« Online: 09 de Outubro de 2010, 13:49 »
Oi gente, sou iniciante em Linux e uso o Ubuntu 10.04
Vi a nova interface do ubuntu 10.10 (Unity) e adorei a barra lateral.
Gostaria de saber se é possível adaptar no Ubuntu 10.04.
Qual doc vcs recomendam que eu use (que tenha as funcoes semelhantes) e se existe algum pacote de icones disponivel parecido

http://img149.imageshack.us/img149/4537/ubuntuubunityscreenshot.jpg

http://img340.imageshack.us/img340/3175/ubuntuunity.jpg                                    (usuario avisado e nao acertou)
« Última modificação: 10 de Outubro de 2010, 12:40 por platao »

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Barra do Ubuntu Unity no 10.04
« Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2010, 20:13 »
Ícones parecidos eu não sei, agora, usando o Docky, AWN ou qualquer outro é fácil configurar parecido.
Tudo o que você deve fazer é configurar para que esses programas tenham o comportamento de painel e fiquem do lado direito do vídeo.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Barra do Ubuntu Unity no 10.04
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2010, 20:25 »
Você pode usar a interface Unity no desktop também.

Existem vários programas que tem funcionalidade parecida, atualmente os que mais tem agradado são o AWN e o Docky.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline ighor.martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Barra do Ubuntu Unity no 10.04
« Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2010, 11:10 »
Para ser sincero, eu utilizava o netbook, e nao gostei muito desta atualização do 10.10, e entao comecei a utilizar o desktop edition.

Mas de qualquer forma, podes utilizar a interface do netbook 10.10, basta ires ao centro de software ubuntu, procuras por unity, e instalas o pacote unity interface for netbook edition.

Atenção,  ja instalei esse pacote logo apos instalar o desktop edition e funcionou perfeitamente, porem, ao desinstalar o pacote, nao consegui mais entrar na interface grafica, como e obvio existe uma soluçao para isso, mas como eu tinha acabado de formatar, formatei de novo na preguiça de encontrar a soluçao hehe.

por isso, ou tens a certeza que queres utilizar esta interface, ou vais estar sujeito a procurar aqui pelo forum uma soluçao quando desinstalar o pacote, ou entao formatas como eu hehe

abraço

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Barra do Ubuntu Unity no 10.04
« Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2010, 12:10 »
Obrigada pelas dicas...
Vou tentar configurar alguma das docs citadas mesmo, pois a interface Unity tem algumas mudanças além da barra lateral, e não sei se vou me acostumar com elas, pois ainda estou me habituando ao ubuntu 10.04.
 :)

Offline ighor.martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Barra do Ubuntu Unity no 10.04
« Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2010, 12:54 »
Pois, foi o que eu achei também.

ate poderia me acostumar com a barra lateral que tem a sua utilidade, apesar de não gostar muito dela, porem encontrei algumas outras mudanças que o unity trás que não gostei muito, e então voltei a utilizar o desktop edition e fiz um "customize" na barra superior de modo a que ficasse parecido com a antiga interface do netbook 10.04.

Se quiser ver como ficou vai a este topico:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,73384.0.html

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Barra do Ubuntu Unity no 10.04
« Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2010, 12:42 »
Ficou bem legal...
Vou tentar fazer no meu também, seguindo as dicas.
Obrigada  :D

Offline ighor.martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Barra do Ubuntu Unity no 10.04
« Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2010, 12:56 »
Se precisar de ajuda e só postar

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Barra do Ubuntu Unity no 10.04
« Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2010, 19:27 »
Consegui montar a barra e integrar o menu sem problemas.
Só uma pergunta:
É possivel integrar vários programas num menu com submenu na barra lateral?
Por exemplo: coloco um icone do open office com submenu para word, planilha, etc. Ou um icone de internet com submenu de messenger, facebook, etc.
Ou outro exemplo: tenho o atalho de pastas locais (este sim abre um submenu para musica, video etc). Se eu clico em musica, por exemplo, ele mostra outra pastinha na barra lateral (pasta de musica). Eu gostaria que essa pastinha de musica ficasse agrupada na pasta locais, pra nao ocupar mais um espaco no menu. É possivel?
Se nao for possivel configurar, tudo bem, so estou experimentando...

Offline ighor.martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Barra do Ubuntu Unity no 10.04
« Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2010, 13:33 »
Em primeiro de tudo,
A tua ideia é mesmo ter uma barra lateral? se sim, esta já existe?

Se ainda não tiveres ainda, clica no teu painel, e novo painel, em seguida arraste o para a lateral que tu desejares.

depois de teres o painel (a barra lateral),  a única maneira que eu conheço para fazer isto que tu queres, é a utiliza gavetas.

Adicionas a barra uma gaveta, em seguida clicas com o botão direito na gaveta e clicas em adicionar a gaveta, iniciador aplicação, e selecciona as aplicações que queres naquela gaveta uma a uma,  por fim, clicas com o botão direito na gaveta, preferências e podes alterar o ícone para um outro que prefiras, há também outras configurações que podes alterar, da uma olhada por la e vais ver.
(podes adicionar gavetas dentro de gavetas, se quiseres sub-menus de sub-menus hehheh)

Para o caso das pastas de musicas e etc, o processo é o mesmo, porem, ao invés de clicares em iniciador de aplicação, clicas em iniciador personalizado de aplicação, depois no tipo seleccionas localização, e a seguir seleccionas a pasta que desejas.



Se alguém souber outra solução melhor que diga, esta e a única que me ocorreu.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Barra do Ubuntu Unity no 10.04
« Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2010, 15:45 »
Eu ia falar do stacker do awn.
Mas o sistema de gavetas já está no gnome mesmo...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...