Editar o arquivo grub.cfg [Resolvido]

Iniciado por teles, 11 de Outubro de 2010, 06:53

tópico anterior - próximo tópico

teles

Ao dar um 'cat' no conteúdo do arquivo '/boot/grub/grub.cfg' vê-se a advertência para não editar esse arquivo.
Pois bem, toda vez que comando 'sudo update-grub', o arquivo 'grub.cfg' fica cheio de entradas de vários kernels.
Aí, como não me interessam esses kernels antigos, eu não respeito aquela advertência e edito o 'grub.cfg' colocando tralhas (#) em todas as entradas que acho dispensáveis.
Pesquisando na internet descobri que no grub antigo (não o grub2) havia o pacote 'startupmanager' que permitia configurar o antigo arquivo 'menu.lst', deixando-o do tamanho adequado (personalizado).
Então resolvi instalar o tal do startupmanager com o comando 'sudo apt-get install startupmanager'. Em seguida o abri, mas decepção! Ele não tem para o grub2 todas as possibilidades de configuração que havia para o grub (legacy). Agora há apenas duas guias, não permitindo limitar o número de kernels.
Pergunto: alguém sabe de alguma outra forma para eliminar a aparição de todos aqueles kernels anteriores ao atual durante o boot?

zeroday

Cara to sem linux agora , mas pelo que me lembro o arquivo paa fazer tal mudança é /etc/default/grub.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

libonati

Olá teles.
Existe uma maneira bem fácil para você limpar os kerneis mais antigos. Os testes que fiz confirmaram que não é preciso manter kernel anterior como apoio para o último kernel, então, pode retira-los sem receio.
Abra o synáptic e procure por 2.6.3 que você encontrará todos os kerneis atualmente instalados. Tome cuidado para não desinstalar o kernel atual (o último-numeração maior).
Uma observação: Quando você reiniciar, a primeira vez, vai demorar um pouquinho. Tempo necessário para o sistema fazer os arranjos e se reorganizar.

cesargcomp

Para alterar o grub2 existe um aplicativo muito interessante: Grub Customizer
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,73377.msg409578.html#msg409578
Excelente dica do nosso colega JoseMelo.

Para remover kernel antigo, siga a dica do libonati que é a maneira mais fácil.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Cientista_Louco

Boa noite!...

Outra opção tenho usado para limpesa de kernels é o ubuntu-tweak para que o tem instalado.

Basta ir na opção limpeza de pacotes e clicar em limpeza de kernels e depois em destravar. Depois seleciona-se os kernels a serem desinstalados e clicar em limpeza.

teles

Aos prezados 'linuxers do Ubuntu' que me ajudaram, minhas conclusões:

Zeroday: No arquivo '/etc/default/grub' consegui apenas modificar o tempo de aparição do boot-loader.

Libonati: Entrei no Synaptic, porém lá havia apenas a última versão do kernel (2.6.35-22). Então não desinstalei nada. Porém, na pasta '/usr/src/' verifiquei que haviam 4 kernels: 2.6.32-22, idem generic, 2.6.32-23 e idem generic, os quais mandei para minha pasta pessoal (no caso de dar alguma coisa errada, era só reinstalá-los!).

Cesargcomp: agradeço-lhe pela dica, pois com o 'Grub Customizer' o problema foi resolvido.

alarcon

A forma mais simples de retirar as várias versões de kernel do grub e ao mesmo tempo removê-las do seu sistema deixando somente a versão mais recente ou a mais recente e anterior a ela é usar o Synaptic.

Entre no Synaptic e no botão Pesquisa rápida,  digite o seguinte:

linux-image

linux-headers

nos pacotes listados logo abaixo com um quadrado verde no nome, clique nele com o botão direito do mouse e no menu suspenso que aparecer escolha a opção marcar para remoção e depois clique no botão Aplicar do Synaptic que ele irá remover esses kernel e no final do processo atualizar o grub.

Por exemplo, o kernel atual do Ubuntu 10.04 é o 2.6.32-25-generic, mas digamos que você ainda tenha no seu sistema os 2.6.32.23-generic  2.6.32.22-generic e 2.6.32.21-generic, então deveria procurar no synaptic por:

linux-image-2.6.32.23-generic
        linux-headers-2.6.32.23-generic
        linux-headers-2.6.32.23

linux-image-2.6.32.22-generic
        linux-headers-2.6.32.22-generic
        linux-headers-2.6.32.22

linux-image-2.6.32.21-generic
        linux-headers-2.6.32.21-generic
        linux-headers-2.6.32.21

e mandar removê-los, mas atenção para não mandar remover o kernel mais novo e em uso pelo sistema. Só mande remover os mais antigos ok.

Isso que você falou da pasta '/usr/src/ não é o local onde fica o kernel, é o local onde fica os headers do kernel, que é uma espécie de índice com os endereços usados no kernel.

teles

Obrigado Alarcon pela dica. Aprendi mais um coisa com sua ajuda.