Autor Tópico: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu  (Lida 651404 vezes)

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #270 Online: 18 de Outubro de 2009, 21:17 »
Se eu fizesse a mais ínfima noção de por onde começar, eu até que poderia tentar me meter a besta.

Mas parece que as pessoas não acreditam quando digo que não sou capaz de escrever uma única linha de código. A impressão que tenho é que a comunidade de usuários de Linux é toda formada por programadores e, quando aparece um pato no meio dos cisnes, eles pensam que é cisne também e que estou com frescura.

Se houvesse alguém com tempo e disposição para me ajudar, eu até que embarcaria nessa onda. Afinal, é meu interesse abandonar o Windows. Mas, sozinho, é virtualmente impossível.

Um abraço!
É amigo, não é facil não, desde ano passado venho tentando me livrar do Windows, mas os pinguins não colaboram, não posso jogar Call of Duty, NFS, etc, etc, e etc, pq não sei compilar o wine, não posso conectar o aparelho do sony ericsson  pq não tem drivers corespondente ao modelo "até que dá pra passar arquivos do aparelho pro PC, mas dá pau", sem contar com algumas personalizações que tento fazer de vez em quando e acabo quebrando o SO pq seguir tutoriais cheio de bla, bla ,bla acaba desviando a seguencia do trabalho e um simples comando errado já foi, agora tamo enganchado na webcam que não tem suporte a diversos modelos e pelo que vejo os que possuem modelos da MICRODIA estão no coco. E aproveitando a carona vai ae meu $lsusb pra quem tiver solução;

EU@EU-desktop:~$ lsusb
Bus 001 Device 002: ID 0c45:624c Microdia PC Camera (SN9C201)
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub


Caso contrário vou ter que abandonar o Linux que não cresce na area de compatibilidade!
Vlw ae irmão, boa sorte!

Offline rborowski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #271 Online: 18 de Outubro de 2009, 22:18 »
Jone Metal

Sei que as vezes pode ser frustrante, principalmente nessas questões citadas por você, webcam e jogos... Mas peço que lembre que são os fabricantes, tanto de software como de hardware, que muito pouco ou nada desenvolvem para a plataforma Linux (no caso da sua webcam, esse fabricante sequer disponibiliza os esquemas do equipamento para que a comunidade mesmo desenvolva os drivers). Mas vamos lá:

De forma alguma fuja desse passo a passo, essa é a foma que instalo a minha, no Ubuntu 9.04 32 bits, SEM USAR O TERMINAL COMO SUDO, apenas copie e cole, por sua conta e risco, para instalar o driver EXPERIMENTAL para sua webcam.

1º Passo - Vá ao seguinte site-> http://groups.google.com/group/microdia/, no primeiro frame vai ver que a sua câmera - 0c45:624c  - está listada;
2º Passo - Faça os comandos a seguir, nesta sequência:

Código: [Selecionar]
# sudo apt-get install git-core git-doc
Código: [Selecionar]
# git clone http://repo.or.cz/r/microdia.gitIsso vai criar uma pasta chamada microdia no seu home...

Tenha certeza que tem os pacotes necessários para compilar o driver:
Código: [Selecionar]
# uname -rcopie o resultado no espaço reservado no comando abaixo (resultado do comando uname -r)
Código: [Selecionar]
# sudo apt-get install kernel-package linux-headers-(resultado do comando uname -r) build-essential ctagsNo meu caso, ficou assim: sudo apt-get install kernel-package linux-headers-2.6.28-15-generic build-essential ctags

Código: [Selecionar]
# cd microdia
Código: [Selecionar]
# make
Código: [Selecionar]
# sudo insmod ./sn9c20x.ko
Agora teste no Skype..... Funcionou? Passe para o 3º passo... Não funcionou??? Faça o seguinte:
Código: [Selecionar]
# sudo modprobe videodev
Código: [Selecionar]
# sudo modprobe compat-ioctl32
Código: [Selecionar]
# sudo insmod sn9c20x.ko
3º Passo - Fazendo o módulo iniciar automaticamente:
Código: [Selecionar]
# sudo strip -g sn9c20x.ko
Código: [Selecionar]
# sudo mkdir -p /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/video/usbvideo/
Código: [Selecionar]
# sudo cp sn9c20x.ko /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/video/usbvideo/
Código: [Selecionar]
# sudo depmod -a
Pronto! Agora deve estar funcionando....

Abraço
« Última modificação: 18 de Outubro de 2009, 22:21 por rborowski »

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #272 Online: 18 de Outubro de 2009, 22:34 »
Jone Metal

Sei que as vezes pode ser frustrante, principalmente nessas questões citadas por você, webcam e jogos... Mas peço que lembre que são os fabricantes, tanto de software como de hardware, que muito pouco ou nada desenvolvem para a plataforma Linux (no caso da sua webcam, esse fabricante sequer disponibiliza os esquemas do equipamento para que a comunidade mesmo desenvolva os drivers). Mas vamos lá:

De forma alguma fuja desse passo a passo, essa é a foma que instalo a minha, no Ubuntu 9.04 32 bits, SEM USAR O TERMINAL COMO SUDO, apenas copie e cole, por sua conta e risco, para instalar o driver EXPERIMENTAL para sua webcam.

1º Passo - Vá ao seguinte site-> http://groups.google.com/group/microdia/, no primeiro frame vai ver que a sua câmera - 0c45:624c  - está listada;
2º Passo - Faça os comandos a seguir, nesta sequência:

Código: [Selecionar]
# sudo apt-get install git-core git-doc
Código: [Selecionar]
# git clone http://repo.or.cz/r/microdia.gitIsso vai criar uma pasta chamada microdia no seu home...

Tenha certeza que tem os pacotes necessários para compilar o driver:
Código: [Selecionar]
# uname -rcopie o resultado no espaço reservado no comando abaixo (resultado do comando uname -r)
Código: [Selecionar]
# sudo apt-get install kernel-package linux-headers-(resultado do comando uname -r) build-essential ctagsNo meu caso, ficou assim: sudo apt-get install kernel-package linux-headers-2.6.28-15-generic build-essential ctags

Código: [Selecionar]
# cd microdia
Código: [Selecionar]
# make
Código: [Selecionar]
# sudo insmod ./sn9c20x.ko
Agora teste no Skype..... Funcionou? Passe para o 3º passo... Não funcionou??? Faça o seguinte:
Código: [Selecionar]
# sudo modprobe videodev
Código: [Selecionar]
# sudo modprobe compat-ioctl32
Código: [Selecionar]
# sudo insmod sn9c20x.ko
3º Passo - Fazendo o módulo iniciar automaticamente:
Código: [Selecionar]
# sudo strip -g sn9c20x.ko
Código: [Selecionar]
# sudo mkdir -p /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/video/usbvideo/
Código: [Selecionar]
# sudo cp sn9c20x.ko /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/video/usbvideo/
Código: [Selecionar]
# sudo depmod -a
Pronto! Agora deve estar funcionando....

Abraço
Ae amigo, o comando
Citar
git clone http://repo.or.cz/r/microdia.git
não cria nada apenas deicha assim;
Citar
EU@EU-desktop:~$ git clone http://repo.or.cz/r/microdia.git
Initialized empty Git repository in /home/jone/microdia/.git/
, ou seja,
Citar
Inicializado repositório Git vazio in / home / jone / microdia / .git /
e depois de um longo tempo seguinte menssagen;
Citar
fatal: http://repo.or.cz/r/microdia.git/info/refs download error - Failed connect to repo.or.cz:80; Unknown error 115
O que fazer agora???

Offline rborowski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #273 Online: 18 de Outubro de 2009, 22:43 »
Está com problemas no servidor, ocorre o mesmo aqui. Fiz a instalação ontem a noite, então deve ser temporário. Tente mais tarde, por favor.

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #274 Online: 18 de Outubro de 2009, 22:45 »
Está com problemas no servidor, ocorre o mesmo aqui. Fiz a instalação ontem a noite, então deve ser temporário. Tente mais tarde, por favor.
É eu tentei abrir o site mas não abre, vou tentar outra hr, vlw ae pela força, abraço!!!

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #275 Online: 19 de Outubro de 2009, 00:18 »
Está com problemas no servidor, ocorre o mesmo aqui. Fiz a instalação ontem a noite, então deve ser temporário. Tente mais tarde, por favor.
Ae, eu consegui fazer a instalação do driver mas não funcionou não, nem o skype nem amsn detectam a cam, dei este comando no teminal mas se exito:
Citar
LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l2convert.so mplayer tv:// -tv driver=v4l2:width=640:height=480:fps=25:device=/dev/video0 -vo x11
Seguinte mensagem;
Citar
MPlayer 1.0rc2-4.3.3 (C) 2000-2007 MPlayer Team
CPU: Intel(R) Pentium(R) Dual  CPU  E2140  @ 1.60GHz (Family: 6, Model: 15, Stepping: 13)
CPUflags:  MMX: 1 MMX2: 1 3DNow: 0 3DNow2: 0 SSE: 1 SSE2: 1
Compiled with runtime CPU detection.
mplayer: could not connect to socket
mplayer: No such file or directory
Failed to open LIRC support. You will not be able to use your remote control.


Playing tv://.
TV file format detected.
Selected driver: v4l2
 name: Video 4 Linux 2 input
 author: Martin Olschewski <olschewski@zpr.uni-koeln.de>
 comment: first try, more to come ;-)
v4l2: unable to open '/dev/video0': No such file or directory
v4l2: ioctl set mute failed: Bad file descriptor
v4l2: 0 frames successfully processed, 0 frames dropped.


Exiting... (End of file)
E pelo que pude ver acho que este ae é no Mplayer o erro ou não reconhece o driver mesmo. Vou tentando aq pra ver, postarei alguma novidade e se tiver alguma outra dica diferente manda ae pra eu testar. Abraço!

Offline rborowski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #276 Online: 19 de Outubro de 2009, 00:51 »
O erro que aparece na sua segunda citação:

v4l2: unable to open '/dev/video0': No such file or directory
v4l2: ioctl set mute failed: Bad file descriptor
v4l2: 0 frames successfully processed, 0 frames dropped.

Esse me diz que a camera simplesmente não está carregada... Se puder, após carregar o driver da cam, coloque o resultado do comando dmesg aqui.

Obrigado

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #277 Online: 19 de Outubro de 2009, 01:28 »
O erro que aparece na sua segunda citação:

v4l2: unable to open '/dev/video0': No such file or directory
v4l2: ioctl set mute failed: Bad file descriptor
v4l2: 0 frames successfully processed, 0 frames dropped.

Esse me diz que a camera simplesmente não está carregada... Se puder, após carregar o driver da cam, coloque o resultado do comando dmesg aqui.

Obrigado

Resultado do comando que me pediu, destaquei os dados importante, alista era muito grande;

Citar
[ 9868.695282] Linux video capture interface: v2.00
[12447.155237] sn9c20x: SN9C20X USB 2.0 Webcam - 0C45:624C plugged-in.
[12447.176969] sn9c20x: I2C slave 0x5c returned error during write to address 0x01
[12447.180814] sn9c20x: Unsupported sensor.
[12447.180833] sn9c20x: probe of 1-8:1.0 failed with error -22
[12447.180874] usbcore: registered new interface driver sn9c20x
[12447.180880] sn9c20x: SN9C20x USB 2.0 Webcam Driver v2009.04 loaded
[15373.993147] process `skype.real' is using obsolete setsockopt SO_BSDCOMPAT
[17304.975036] usb 1-8: USB disconnect, address 2
[17307.036023] usb 1-7: new high speed USB device using ehci_hcd and address 3
[17307.170629] usb 1-7: configuration #1 chosen from 1 choice
[17307.170831] sn9c20x: SN9C20X USB 2.0 Webcam - 0C45:624C plugged-in.
[17307.196777] sn9c20x: I2C slave 0x5c returned error during write to address 0x01
[17307.200779] sn9c20x: Unsupported sensor.
[17307.200807] sn9c20x: probe of 1-7:1.0 failed with error -22


Offline rborowski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #278 Online: 19 de Outubro de 2009, 21:02 »
Cara, pela resposta do dmesg -> unsuported sensor, o sensor de sua câmera não é suportado atualmente pelo driver... :-\

Te dou três sugestões, pois aí terminaram meus conhecimentos sobre teu caso - 1, use aqueles comandos que passei no caso de erro; 2, abra uma ocorrência no site do grupo; 3, tente o gspca, que do kernel 2.6.31 pra cima suporta câmeras baseadas no sn9c20x (mesmo que pra mim não funcione, mas no seu caso pode dar certo).

Abraço

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #279 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:50 »
Cara, pela resposta do dmesg -> unsuported sensor, o sensor de sua câmera não é suportado atualmente pelo driver... :-\

Te dou três sugestões, pois aí terminaram meus conhecimentos sobre teu caso - 1, use aqueles comandos que passei no caso de erro; 2, abra uma ocorrência no site do grupo; 3, tente o gspca, que do kernel 2.6.31 pra cima suporta câmeras baseadas no sn9c20x (mesmo que pra mim não funcione, mas no seu caso pode dar certo).

Abraço
A 1° sugestão tmb falhou, a 2° vou proceder e aguardar, em bora muitos queicham de não ter retorno e a 3° nem pensar, já tinha instalado o kernel 2.6.31 e não reconhece o driver da nvidia desabilitando o compiz e a resolução padrão de 1280 x 1024 cai pra 800 x 600, eu instalei o gabinete de web cam do cheese e o Camorama mas não reconhece. Bom, eu agradeço sua ajuda até aq, foi de grande utilidade mesmo não dando certo mas por me fazer reconhecer que mesmo o SO não tendo suporte em muitos hardwares e aplicativos é divertido lhe dar com comandos pra instalação e compilação :), abraço irmão e posto resultados sobre minhas tentativas, qualquer novidade tó aq.

Offline rborowski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #280 Online: 02 de Novembro de 2009, 11:29 »
Jone Metal

No Karmic Koala, a minha web cam que é baseada no chip Microdia sn9c201, funcionou direto, pela primeira vez... Escura, sem a luz indicativa, mas funcionou... Quem sabe pra você não funcione também?

Abraço

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #281 Online: 02 de Novembro de 2009, 11:55 »
Jone Metal

No Karmic Koala, a minha web cam que é baseada no chip Microdia sn9c201, funcionou direto, pela primeira vez... Escura, sem a luz indicativa, mas funcionou... Quem sabe pra você não funcione também?

Abraço
Só que tó de volta para 9.04 ;D

Offline Rodrigo Macedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #282 Online: 02 de Novembro de 2009, 17:27 »
Jone Metal

No Karmic Koala, a minha web cam que é baseada no chip Microdia sn9c201, funcionou direto, pela primeira vez... Escura, sem a luz indicativa, mas funcionou... Quem sabe pra você não funcione também?

Abraço
Bom.. acabei de atualizar para o 9.10 e por enquanto nao consegui fazer a cam funcionar nao. Quando sigo os passos que fazia antigamente (grupo google microdia) e digito insmod ./sn9c20x.ko recebo
insmod: error inserting 'sn9c20x.ko': -1 : file already exists.
Alem disso, lsusb me retorna
Bus 001 Device 003: ID 0c45:624f Microdia PC Camera (SN9C201 + OV9650)

Quer dizer, aparentemente estou com a cam instalada. Mas nem camorama, nem skype, nem mplayer capturam nada.
Obrigado
Rodrigo


Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #283 Online: 03 de Novembro de 2009, 10:25 »
Gostaria de relatar que a Genius VideoCAM Messenger continua funcionando, porém a resolução máxima é 464x464, o que deixa a imagem com péssima resolução, toda quadriculada. sem solução aparente até agora.
Ubuntu 9.10 com instalação limpa.

Abs.

Offline Munha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Webcam, modelos que funcionam no Ubuntu
« Resposta #284 Online: 13 de Novembro de 2009, 15:38 »
Boa tarde pessoal,

Minha webcam, ID 0c45:6270 Microdia U-CAM PC Camera NE878, utiliza drive microdia, no momento eu estou com ela funcionando no Skype, só que ao reinicializar o computador, ela para de funcionar, então quando eu executo os seguintes passos, ela volta a funcionar:
$ cd microdia
$ make
$ sudo modprobe videodev
$ sudo modprobe compat-ioctl32
$ sudo insmod sn9c20x.ko

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a não ter que realizar este processo toda vez que eu ligar o PC e querer utilizar a webcam.

Muito obrigado pela atenção.


Motivo da edição: Estou utilizando o Ubuntu 9.04