Autor Tópico: Ubuntu esta reiniciando sozinho.  (Lida 22706 vezes)

Offline lufermi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu esta reiniciando sozinho.
« Resposta #45 Online: 13 de Outubro de 2013, 10:38 »
 O meu pc também esta com esse problema vou seguir essas dicas daqui e desde já agradeço pela ajuda.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu esta reiniciando sozinho.
« Resposta #46 Online: 13 de Outubro de 2013, 14:55 »
Um PC é basicamente o conjunto de Processador e Memória montado sobre uma placa de circuito impresso. Naturalmente, a atividade de processamento consome energia e gera calor, que precisa ser dissipado.

Com o meu desktop, por exemplo, começou a acontecer com frequência o problema de desligar ou reiniciar sozinho. Como já tenho essa máquina há sete anos, resolvi abrir o gabinete e verifiquei o óbvio: o interior estava muito sujo com poeira, que estava entupindo o dissipador montado sobre o processador, de forma que o ar deslocado pelo cooler não chegava ao dissipador.

Quando o sistema é exigido, no caso do ubuntu, por problemas com drives de vídeo ou com a versão do flashplayer, o processador esquenta muito e a poeira não permite que esse seja dissipado efetivamente.

Então, simplesmente desmontei tudo e lavei (sim, com água e sabão) o dissipador do processador, além de ter usado um secador de cabelo, com ar frio, para varrer a sujeira do gabinete.

Só de fazer isso o problema foi resolvido, mas o ideal seria substituir a pasta térmica aplicada entre o processador e o dissipador. Essa limpeza é necessária e pode ser feita por um técnico especializado.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS