Autor Tópico: Dúvidas: boot triplo > um dos sistemas em Raid 0 > gerenciador de boot  (Lida 4765 vezes)

Offline kinguiorasta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Pessoal,

Estou querendo instalar 3 sistemas operacionais no meu PC:

1- Win 7;
2- Win XP;
3- Ubuntu 9.10;

Vaou instalar nessa sequência.

O win 7 vai ser instalado numa partição em Raid 0, então fiquei na dúvida se o gerenciador de boot do linux (GRUB, certo?) vai reconhecer a partição do win 7 normalmente. Estou "experimentando" o linux a pouco tempo, então talvez essa dúvida seja uma besteira :)

Caso não seja reconhecido, o que devo fazer?

Att.

Offline kinguiorasta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dúvidas: boot triplo > um dos sistemas em Raid 0 > gerenciador de boot
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2009, 19:20 »
Nada gente???

Tem alguma versão do linux (ou do GRUB) que reconheça o raid 0 nativamente?

Offline Rsrocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
  • "O conhecimento só é útil se for compartilhado"
    • Ver perfil
Re: Dúvidas: boot triplo > um dos sistemas em Raid 0 > gerenciador de boot
« Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2009, 23:24 »
Caro amigo, particione corretamente este seu HD que deve ser de 500GB ou 01TB, crie as partições para o sistema da Microsoft, e proceda com a instalação de ambos, feito isto com o LiveCD do Ubuntu rodando vá até o programa GParted e reserve 2 ou 3 partições e formate desta maneira: 1 em Ext3 para ser a partição / (Que significa root), 1 em Ext3 para ser a partição /home (Seus arquivos) e 1 em Swap Solaris (Um tipo de RAM auxiliar, mas como você deve ter mais de 2GB de RAM então criar esta fica a seu critério) - OBS: A partição / deve ter espaço suficiente (10GB tá bom) para guardar o sistema propriamente dito, a partição /home vai depender de como você pretende guardar seus arquivos pessoais (Músicas, vídeos, fotos, documentos etc.) mas algo em torno de mais de 20GB tá de bom tamanho.
Depois disto parta para a instalação, siga todos os passos pré-definidos pelo instalador.
Preste "atenção" em escolher as partições manualmente (É um daqueles oito passos descritos pelo instalador se não me engano é entre o segundo e o quinto) para não correr o risco de perder os sistemas da Microsoft.
Quanto ao Raid0 aqui não tive problema algum.

Offline kinguiorasta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dúvidas: boot triplo > um dos sistemas em Raid 0 > gerenciador de boot
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2009, 15:44 »
Valeu pela dica Rsrocha,

mas fiquei confuso quanto a vc ter entendido, ou não, como vão ser as partições (deu pra entender? rsrsrs)

Vai ser assim:

Win 7 - 2 x HDs de 36GB em raid 0;
Win XP e Linux - 1 HD de 80GB;
e um 4° HD (3ª unidade, no caso) para dados;

Essa dica que vc me deu vale para esse arranjo?

*tenho 4GB de memória RAM.

Abraços!

Offline kinguiorasta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dúvidas: boot triplo > um dos sistemas em Raid 0 > gerenciador de boot
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2009, 18:54 »
Oi gente. A dica do Rsrocha não deu certo aqui. Resolvi mudar tudo e instalar os três sistemas num único HD. Criei partições da seguinte forma:

Partição 1 -> 40GB para o linux ubuntu 9.10 (ou 9.04)
Partição 2 -> Win 7
Partição 3 -> Win 7
Partição 4 -> Dados

Deixei a primeira partição livre para o linux com a intenção de que o GRUB fosse instalado nela também (a impressão que eu tive é que o grub, da outra vez, foi instalado na partição em raid por ser a primeira partição reconhecida). A pergunta é a seguinte: posso instalar o ubuntu 9.10 sem problema nessa partição 1, da forma que o nosso colega rsrocha indicou???

li que muita gente está tendo problemas com essa versão do ubuntu e PCs dual boot. No meu caso só falta instalar o ubuntu 9.10, mas não quero perder os outros sistemas já instalados outra vez. Tô pensando até em instalar a versão 9.04 uma vez que não tive problemas com ela.

No aguardo!

Offline FlashTH

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Dúvidas: boot triplo > um dos sistemas em Raid 0 > gerenciador de boot
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2009, 20:56 »
Desculpem sair o tema inicial do tópico, mas porque fazem uma partição para o Ubuntu e outra para a home? Eu só fiz uma em / para o ubuntu e tenho tudo lá dentro, há algum mal?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Dúvidas: boot triplo > um dos sistemas em Raid 0 > gerenciador de boot
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2009, 21:03 »
Desculpem sair o tema inicial do tópico, mas porque fazem uma partição para o Ubuntu e outra para a home? Eu só fiz uma em / para o ubuntu e tenho tudo lá dentro, há algum mal?

Se quiser formatar o Ubuntu para instalar outra distro, ou mesmo outra versão do Ubuntu, com a /home em partição separada fica mais fácil, e não corre perigo de perder seus dados.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline FlashTH

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Dúvidas: boot triplo > um dos sistemas em Raid 0 > gerenciador de boot
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2009, 19:22 »
Desculpem sair o tema inicial do tópico, mas porque fazem uma partição para o Ubuntu e outra para a home? Eu só fiz uma em / para o ubuntu e tenho tudo lá dentro, há algum mal?

Se quiser formatar o Ubuntu para instalar outra distro, ou mesmo outra versão do Ubuntu, com a /home em partição separada fica mais fácil, e não corre perigo de perder seus dados.
Tipo, no particionador, meto uma partição em  / para o Ubuntu, e outra em /home para os dados? E ele reconhece logo quando fizer login?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Dúvidas: boot triplo > um dos sistemas em Raid 0 > gerenciador de boot
« Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2009, 20:57 »
Tipo, no particionador, meto uma partição em  / para o Ubuntu, e outra em /home para os dados? E ele reconhece logo quando fizer login?

Na hora do particionamento, na instalação, ao criar a segunda partição você coloca como ponto de montagem /home, e ai ela é montada automaticamente.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline kinguiorasta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dúvidas: boot triplo > um dos sistemas em Raid 0 > gerenciador de boot
« Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2009, 21:13 »
já estou ficando sem paciência. Resolvi instalar o ubuntu 9.10 mesmo e novamente perdi os boots dos Win 7.

O que devo fazer??? o pc já vai direto no linux.

Offline Melqui Macedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Dúvidas: boot triplo > um dos sistemas em Raid 0 > gerenciador de boot
« Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2010, 14:13 »
galera tbm tenho duvidas com relação a boot triplo, instalei 3 sistemas na seguinte ordem: win xp >> win 7 >> e por ultuimo ubuntu 10.04, todos estao funcionando perfeitamente tudo ok
a unica coisa q me chateia é q o win xp naum aparece no grub, fazendo com q apareça no grub apenas ubuntu e windows, sendo q se escolher windows aparece o menu do windows onde ai sim posso optar por xp ou 7.
eu qria saber se tem como colocar o windows xp no grub, ou colocar o ubuntu no menu do windows, para q eu num tenha q passar por 2 escolhas de sistemas toda vez q queira o windows
ATT []s ;D