Autor Tópico: [Resolvido] Melhorar o desempenho usando memorias com frequências diferentes  (Lida 4378 vezes)

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Após ler diversos tutoriais não consegui chegar a uma conclusão, vale ou não a pena usar memorias com tamanhos e frequências diferentes? Existem configurações no kernel que podem fazer com que eu consiga um melhor desempenho com as duas?

Comprei um pente de 2gb ddr2 800MHz e ja tenho um outro de 1gb ddr2 533MHz, pelo que entendi ambas vão trabalhar a 533MHz, mas também li que em processadores AMD essa diferença é minima, enquanto nos da Intel a diferença de desempenho é considerável. Atualmente não chego a usar 600mb de ram (acho que nunca passei dos 600mb no Ubuntu).

Configurações da carroça: M2V-MX (com chipset VIA  :'(), AMD LE-1100 1,9GHz, 1gb dr2 533MHz, 9500GT ddr2 e hd ide 7200rpm
« Última modificação: 26 de Setembro de 2010, 10:49 por niquelnausea »

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Como conseguir um desempenho melhor usando memorias com frequências diferentes
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2010, 08:08 »
Cara eu acho que é melhor dois pentes com frequências e tamanhos diferentes do que só 1  ;).

Acho que não tem como aumentar o desempenho com frequências diferentes.

Se pudesse o ideal seria comprar de frequências iguais e , se possível , de marcas iguais.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como conseguir um desempenho melhor usando memorias com frequências diferentes
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2010, 09:04 »
Se a situação fosse minha, eu usaria só o de 2 gb a 800 Mhz e o outro pente ficaria como reseva, ou se eventualmente necessita-se de mais memória, e como disse que raramente ultrapassa os 600 Mb, preferiria trabalhar a 800 Mhz do que ficar a 533 Mhz sem dúvida alguma

Terá melhor desempenho a 800 do que a 533

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como conseguir um desempenho melhor usando memorias com frequências diferentes
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2010, 09:28 »
Assunto genérico não relacionado ao sistema operacional

Movido a café com Ubuntu até análise da administração

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Como conseguir um desempenho melhor usando memorias com frequências diferentes
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2010, 10:11 »
Não tem nenhum problema em instalar duas memórias com frequências diferentes, mas o que acontece é que o computador vai trabalhar com a frequência mais baixa das memórias!

Oque você pode fazer é um overclock, aumentando a frequência da sua memória de 533Mhz para 800Mhz(No caso seria 400) na BIOS, mas não creio que isso seja uma boa! :/
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Como conseguir um desempenho melhor usando memorias com frequências diferentes
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2010, 19:05 »
Acho que não tem como aumentar o desempenho com frequências diferentes.

Se pudesse o ideal seria comprar de frequências iguais e , se possível , de marcas iguais.

Até mais
Foi o que eu pensei, até tem como fazer dc com memoriais com tamanho e frequência diferentes, mas depende de outras coisas que não entendo muito bem. O que li por ai é que processadores da AMD trabalham de maneira praticamente idêntica, com ou sem dc.


Se a situação fosse minha, eu usaria só o de 2 gb a 800 Mhz e o outro pente ficaria como reseva, ou se eventualmente necessita-se de mais memória, e como disse que raramente ultrapassa os 600 Mb, preferiria trabalhar a 800 Mhz do que ficar a 533 Mhz sem dúvida alguma
Terá melhor desempenho a 800 do que a 533
Boa idéia  ;D


Assunto genérico não relacionado ao sistema operacional

Movido a café com Ubuntu até análise da administração
Pensei em postar em café com Ubuntu, mas por perguntar se existe algo no kernel que possa melhorar o desempenho achei que não seria errado  :P, vou prestar mais atenção nas regras.


Oque você pode fazer é um overclock, aumentando a frequência da sua memória de 533Mhz para 800Mhz(No caso seria 400) na BIOS, mas não creio que isso seja uma boa! :/
Também acho que não, mexer com memória é complicado.



Agradeço a atenção e ajuda de todos, após testar o desempenho volto pra dizer como ficou.

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Como conseguir um desempenho melhor usando memorias com frequências diferentes
« Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2010, 01:30 »
Um bom material sobre overclock na ram lei aqui ?

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1059

Ate mais!!!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Como conseguir um desempenho melhor usando memorias com frequências diferentes
« Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2010, 10:42 »
Um bom material sobre overclock na ram lei aqui ?

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1059

Ate mais!!!!
vlw, não vou fazer mais me interessei pelo assunto  :P



Após testar com os dois pentes e com apenas um, resolvi deixar apenas o de 2gb 800MHz, o estranho é que não percebi até agora melhoria, ou seja, no meu caso para uma melhoria na velocidade e desempenho só trocando o processador. Agora vou pesquisar se existe algo relacionado ao kernel que eu possa alterar.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2010, 10:48 por niquelnausea »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Como conseguir um desempenho melhor usando memorias com frequências diferentes
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2010, 00:16 »
Um bom material sobre overclock na ram lei aqui ?

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1059

Ate mais!!!!
vlw, não vou fazer mais me interessei pelo assunto  :P



Após testar com os dois pentes e com apenas um, resolvi deixar apenas o de 2gb 800MHz, o estranho é que não percebi até agora melhoria, ou seja, no meu caso para uma melhoria na velocidade e desempenho só trocando o processador. Agora vou pesquisar se existe algo relacionado ao kernel que eu possa alterar.


Isso é estranho mesmo niquelnausea, você deveria sentir diferença no desempenho por conta do clock das memórias. Pouco, mas deveria ser perceptível!

Talvez o Chipset Via seja o gargalo! Como o video onbard, que também é Via, certo?

Tem muita gente reclamando de lentidão com essa placa, até mesmo com transferência de arquivos! Isso vale para o Windows também!

Este chipset não tem Dual Channel, então não aumentaria a sua velocidade se você colocasse dois pentes de memória aí! Só se fosse pela quantidade de RAM, mas não alteraria a largura de banda das memórias!
Já atualizou a BIOS? Tem 10 atualizações pra essa placa!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Como conseguir um desempenho melhor usando memorias com frequências diferentes
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2010, 09:24 »
Isso é estranho mesmo niquelnausea, você deveria sentir diferença no desempenho por conta do clock das memórias. Pouco, mas deveria ser perceptível!

Talvez o Chipset Via seja o gargalo! Como o video onbard, que também é Via, certo?

Tem muita gente reclamando de lentidão com essa placa, até mesmo com transferência de arquivos! Isso vale para o Windows também!

Este chipset não tem Dual Channel, então não aumentaria a sua velocidade se você colocasse dois pentes de memória aí! Só se fosse pela quantidade de RAM, mas não alteraria a largura de banda das memórias!
Já atualizou a BIOS? Tem 10 atualizações pra essa placa!
Também acredito que o culpado seja o chipset maldita VIA, o que me salva é uma Gforce 9500GT ddr2, e o que me mata é um processador singlecore da AMD.....
Transferência de arquivos é lenta, no Windows e no Linux (no Linux é um pouco melhor), BIOS versão 1101. No site da Asus achei uma versão 1005 e 1202, a 1202 esta em beta a pelo menos uns 2 anos. A que uso foi retirada, por que sera  ???