Autor Tópico: Sobre ser educado no Fórum  (Lida 2248 vezes)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Sobre ser educado no Fórum
« Online: 18 de Setembro de 2010, 21:47 »
O fórum funciona desse modo.
Sempre percebo primeiro que algum usuário X coloca uma dúvida.
Naturalmente o usuário Y responde. O ideal seria desde que o Y não tenha respondido algo errado, os outros usuários não interferirem no tópico.
Afinal no linux existem n maneiras de resolver algo. Porque se o usuário Y está respondendo é porque tem certa medida de compreensão do problema e usa uma argumentação lógica podendo resolver o problemas de forma diferente. Vou citar 3 métodos.
1º método O usuário Y pode responder a pergunta do usuário X diretamente com a solução em apenas um comando esperando que resolva a questão.
2º método O usuário Y pode pedir informações ao usuário X de seu hardware, versão ubuntu entre outros para analisar qual o problema  e ver qual a melhor maneira de resolvê-lo.
3º método O usuário Y pode ir respondendo por exclusão, dando informações para serem realizadas pelo usuário X em etapas.

Agora vira uma desordem quando um usuário faz a pergunta e alguém tenta argumentar a questão e vem meia dúzia de outro usuários cada um dando um pitaco diferente da questão. O que acaba por confudir até a pessoa que estava com dúvida.

Acho uma falta de educação quando um usuário entra no meio do tópico que alguém está respondendo ativamente, com excessão de:

O usuário X peça opinião de muitos, ex: qual o melhor programa que tem para executar isso ou aquilo.
Ou você tem certeza de qual a solução do problema e que o usuário Y está respondendo pelo caminho errado.
Ou você percebe que o usuário Y esgotou todas as suas sugestões não encontrando solução, ou passou muito tempo (2 dias) sem responder.
Ou você percebe que o usuário Y respondeu apenas parcialmente a questão do usuário X que tinha mais de uma dúvida.
Ou você percebe que o usuário Y é um Flooder apenas está respondendo para encher linguiça e aumentar seu n° de mensagens.

Exemplo de flooder (esse termo aprendi com o rjbgbo):

usuário X diz que está com problema no som em seu Ubuntu.

usuário Flooder responde:

Deve ser problema de hardware,

Passar bem, ou fique com Deus.



Ou seja o usuário flooder não respondeu nada só colocou uma mensagem óbvia para aumentar seu número de mensagens.

Deêm suas opiniões se estou certo ou errado.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 12:22 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Sobre ser educado no Fórum
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2010, 22:02 »
Concordo, mas discordo. hehehe

Quer dizer no papel faz sentido, mas na pratica não, pois já aconteceu comigo de ver um tópico ainda sem respostas, começar a descrever em detalhes o que se deve fazer, sempre pensando ser um usuário principiante e sem muitos conhecimentos, aí na hora de enviar já tem uma resposta lá que resolve também, mas é muito limitada na maneira de proceder pensando que o usuário é que nem ele que respondeu, ou seja, que já sabe como usar o sistema (mais descolado), então qualquer um que tenha perdido um tempinho digitando e na hora de enviar vai ficar "com raiva" de ter de apagar o trabalho que teve por que já tem uma resposta.

Outra, às vezes alguém responde, mas o caso ainda não terminou ali e quem ajudou primeiro nem volta ao fórum, por algum motivo qualquer, por um bom tempo. Se for assim, a etiqueta de esperar o colega que começou dar continuidade fica complicado.

Ficar nessa de interpretar se a dica foi correta ou não também complica...

Entendi o que vc propõe, é interessante, mas não creio que funcione na prática e acabe criando conflitos.

No fim tudo pode ser resolvido mais é na base do bom senso de cada um, se um colega começou a responder e faz sentido o que ele indica, então deixa a responsabilidade com ele.

O fórum já tem regras demais e veja os problemas que elas causam, não que elas estejam erradas. Para mim o menos é mais e basta cada um ligar o seu desconfiômetro (= bom senso), entretanto é passível de darmos umas escorregadas, é normal. Complicado é ficar podando a boa vontade em ajudar, função primordial de um fórum.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 22:17 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Sobre ser educado no Fórum
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2010, 22:19 »
ucastrobr, parabéns vc botou o dedo numa ferida grave
a tempos estava p/ tocar num assunto como esse, mas ñ encontrava palavras
vc foi sabio

é o seguinte, também acho que o linuser104, tá certo

mas é o seguinte, tem muito usuário que só pensa em aumentar seu nº de posts (flooders - http://desciclo.pedia.ws/wiki/Flooder)
na sua obstinação, saem por aí postando e até ensinando besteira, a novos usuários. que custa uma pesquisa mais criteriosa. ou então fique quieto.
então usuários mais acostumados no linux, ubuntu e demais opens source tem que ficar indo lá consertar as coisas.   >:(

fora uma turminha, que fica aqui usando o fórum p/ tirar dúvidas de trabalhos escolares. É o fim da picada!  >:(

ah, sim ainda tem os XD da vida.  >:(
XD - http://pt.wikipedia.org/wiki/XD

me desculpem o desabafo, mas tava engasgado
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Sobre ser educado no Fórum
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2010, 11:58 »
Essa foi boaa rjbgbo sobre os flooders (nem sabia desse termo), os usuários flooders enviam mensagem apenas para enche lingüiça e aumentar o nº de mensagens.

Isso acontece muito, exemplo:

usuário X diz que está com problema no som em seu Ubuntu.

usuário Flooder responde:

Deve ser problema de hardware,

Passar bem, ou fique com Deus.



Ou seja o usuário flooder não respondeu nada só colocou uma mensagem óbvia para aumentar seu número de mensagens.

Vou editar minha primeira mensagem e acrescentar isso.

Agora rjbgbo o que seria os usuários XD?
Pelo que entendi, são aqueles que colocam emoticons em todas as mensagens, ou símbolos como esses ;/   :)
É isso mesmo?

Para mim o menos é mais e basta cada um ligar o seu desconfiômetro (= bom senso), entretanto é passível de darmos umas escorregadas, é normal.

O problema é esse linuser104 tem gente que não tem desconfiômetro, e não dá apenas umas escorregadas quer entrar no tópico de todo mundo e dar pitaco.
Você dizer sua opinião aqui no Café com Ubuntu, Notícias, Dicas e Truques é uma coisa, agora na resolução de um problema que um colega já está ajudando é outra coisa, como eu disse tem excessões.
E como você disse acertadamente "bom senso".
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 12:12 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Sobre ser educado no Fórum
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2010, 20:11 »
inclusive ucastrobr, mais uma coisa a responsabilidade em ensinar correta/ pelo menos, se ñ sabe fica quieto, aproveita e acompanha o tópico p/ aprender.

talvez até ter um comprometimento c/ o software livre, pelo simples fato de um mais um usuário, o benefício será também nosso, c/ o desenvolvimento do open source.

sincera/ bate, uma tristeza, um desânimo... qdo se vê isso.
usuários novatos, sendo induzidos a erros.
ai depois ficam desgostos c/ o linux, e dificil/ voltam a usar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Sobre ser educado no Fórum
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2010, 18:49 »
Não concordo totalmente com o que disse.

Se o tal de utilizador "Y" deu uma solução para o problema e se eu tiver uma solução é melhor e mais simples eu vou colocar também a minha solução para ajudar o utilizador. "X".

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Sobre ser educado no Fórum
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2010, 21:47 »
e se eu nao concordo com o que o Y disse? e se eu sei que o que Y disse é no minimo nada coerente? e se o que Y escreveu é balela?
bom scçenso é bom.
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Sobre ser educado no Fórum
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2010, 22:00 »
Está vendo como é complicado sua proposta, muitos usuários nem entenderam que não é proibir a participação em um tópico mal respondido e sim não se entrometer num que já foi sabiamente respondido.

Isso de interpretar se a dica foi ou não boa, é ou não mais fácil do que a do segundo interessado em ajudar etc, iria dar um maior conflito. No fim para mim continua o bom senso de cada um se deve ou não participar em um tópico e se é para pecar, melhor é pecar pelo excesso de ajuda do que pela falta de ajuda. ;)
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Sobre ser educado no Fórum
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2010, 10:39 »
O problema esta nos usuários (infantis), que "acham" que sabe alguma coisa e acabam confundindo e muitas fezes atrapalhando e irritando muitos usuários que estão desesperados sem saber oque fazer!

Mas fazer oque? Não podemos sair banindo todo mundo só por causa de suas atitudes(Ou podemos? ;D)
O álcool é o photoshop da vida real