Autor Tópico: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD  (Lida 3461 vezes)

Offline cnemer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Online: 21 de Setembro de 2010, 18:32 »
Pessoal, boa noite,

Estou estou trabalhando para migrar a empresa completamente para linux e esbarrei numa barreirinha.
Consigo mapear os compartilhamentos da rede tranquilamente com o smbmount da seguinte forma:

smbmount //192.168.1.3/Sistemas$ /home/usuario/Mapeamentos/V/ -o credentials=/home/usuarios/netcredentials

porém o que me incomoda é ter que criar um arquivo contendo o nome do usuário e a senha.
Nas estações Windows o mapeamento é feito via AD e utiliza o próprio login da máquina e a senha do usuário informada no ato do login.

o ideal seria se eu conseguisse montar os compartilhamentos com algo do tipo

smbmount //192.168.1.3/Sistemas$ /home/christiano/Mapeamentos/V/ -o user=%USER%,pass=%PASS%

onde %USER% e %PASS% seria algum tipo de variável do linux.

Procurei no fórum por alguma coisa mas o mais perto que achei foi o post http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,71399.msg397361.html#msg397361 mas não resolve meu problema.

Valeu pela ajuda

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2010, 18:54 »
Não é uma boa colocar nome de usuário na linha de comandos, é exatamente pra isso que há um arquivo de credenciais.

O mesmo se aplica a colocar a senha em variável de ambiente: a segurança disso é nenhuma.

Agora, o que seria interessante seria alguma coisa integrada com a "carteira do sistema", onde você armazenas as senhas salvas. Mas nesse caso o mapeamento teria que ser feito por algum aplicativo gráfico.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cnemer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2010, 13:47 »
zekkerj,

concordo plenamente com você. Também me incomoda colocar nome de usuário em linha de comando. E sobre o arquivo de credenciais, não sei como deixa-lo de forma segura. Tipo se eu restrinjo o acesso somente ao root o usuário não consegue montar os mapeamentos.

Você falou de um aplicativo gráfico... tu conheces algum?? ou poderia sugerir outra forma de realizar os mapeamentos de forma segura e sem transtornos para os funcionários?

Me preocupo em fazer algo automático para evitar de "complicar" para o pessoal. As pessoas que ja estão acostumadas com o windows e que não vêem as vantagens do linux.... só de ouvir a palavra LINUX parece que o mundo vai acabar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2010, 14:11 »
Citar
E sobre o arquivo de credenciais, não sei como deixa-lo de forma segura. Tipo se eu restrinjo o acesso somente ao root o usuário não consegue montar os mapeamentos.
Coloque o arquivo com permissão 0600. Assim, só o seu dono pode vê-lo (ou o root). Se estiver num diretório que também tenha restrição de visualização/pesquisa pública (0700), melhor ainda.

Citar
Você falou de um aplicativo gráfico... tu conheces algum?? ou poderia sugerir outra forma de realizar os mapeamentos de forma segura e sem transtornos para os funcionários?
Eu uso o KDE. No Gnome, sou semi-analfabeto. Aqui no meu reino, eu colocaria um atalho no Dolphin, e as credenciais da carteira do sistema (KDE Wallet).

Podemos pensar também em algum tipo de "login script".

Citar
Me preocupo em fazer algo automático para evitar de "complicar" para o pessoal. As pessoas que ja estão acostumadas com o windows e que não vêem as vantagens do linux.... só de ouvir a palavra LINUX parece que o mundo vai acabar.
Infelizmente, não há o que fazer contra essas pessoas. Ao primeiro sinal de instabilidade, eles vão dizer "se fosse windows isso não estaria acontecendo". Mesmo que na "era windows" o sistema parasse uma vez por dia, e na "era linux" pare uma vez por ano.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cnemer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2010, 08:40 »
Amigo,

Tentei alterando a permiçao para 0600 mas deu o erro abaixo:

error -1 (Unknown error 4294967295) opening credential file /home/USER/netcredentials

So da certo quando com a opçao chmod o+r

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2010, 12:14 »
Vc está executando o comando com o próprio usuário, correto?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cnemer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2010, 10:46 »
Sim, correto

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2010, 11:35 »
Então provavelmente o smbmount está jogando a execução pra um usuário neutro, talvez via fuse. A solução rápida seria executar o comando com "sudo", então.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cnemer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2010, 12:23 »
Amigo,

Tentei executar como sudo, deu quase certo, os mapeamentos são montados porém como somente leitura.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2010, 13:22 »
Adicione a opção "rw" às opções de montagem (p.ex. "-o rw,credentials=/home/usuarios/netcredentials"). Veja se ele reclama alguma coisa sobre o sistema de arquivos ser RO.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cnemer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2010, 16:58 »
Amigo,

Continua somente leitura. Tentei como voce sugeriu

-o rw,credentials=/home/usuarios/netcredentials

tentei também
-o credentials=/home/usuarios/netcredentials,rw
-o o+rw,credentials=/home/usuarios/netcredentials

e nada

Caramba será que não tem solução...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2010, 17:29 »
Não deu nenhuma mensagem de erro? Pq vc pediu explicitamente montagem RW, se ele monta RO tem que te avisar.

Faz uma coisa? Monta o compartilhamento, executa o comando "mount" e cola o resultado aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cnemer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2010, 18:38 »
Não deu nenhuma mensagem de erro. Ele ta montando com RW mas apenas para o root quando eu uso o sudo. Tipo o root pode escrever no compartilhamento mas o usuário não.

Montei com o seguinte comando

sudo smbmount //192.168.1.3/Publico$ /home/christiano/Mapeamentos/Publico/ -o rw,credentials=/home/christiano/netcredentials

Montei também um compartilhamento sem sudo pra ver a diferença do resultado

smbmount //192.168.1.3/Christiano$ /home/christiano/Mapeamentos/Christiano/ -o credentials=/home/christiano/netcredentials

resultado de "mount"

/dev/sda4 on / type ext3 (rw,errors=remount-ro)
proc on /proc type proc (rw,noexec,nosuid,nodev)
none on /sys type sysfs (rw,noexec,nosuid,nodev)
none on /sys/fs/fuse/connections type fusectl (rw)
none on /sys/kernel/debug type debugfs (rw)
none on /sys/kernel/security type securityfs (rw)
none on /dev type devtmpfs (rw,mode=0755)
none on /dev/pts type devpts (rw,noexec,nosuid,gid=5,mode=0620)
none on /dev/shm type tmpfs (rw,nosuid,nodev)
none on /var/run type tmpfs (rw,nosuid,mode=0755)
none on /var/lock type tmpfs (rw,noexec,nosuid,nodev)
none on /lib/init/rw type tmpfs (rw,nosuid,mode=0755)
/dev/sda2 on /media/Novo_volume type fuseblk (rw,nosuid,nodev,allow_other,blksize=4096)
binfmt_misc on /proc/sys/fs/binfmt_misc type binfmt_misc (rw,noexec,nosuid,nodev)
gvfs-fuse-daemon on /home/christiano/.gvfs type fuse.gvfs-fuse-daemon (rw,nosuid,nodev,user=christiano)
/dev/sr0 on /media/Meu Disco type iso9660 (ro,nosuid,nodev,uhelper=udisks,uid=1000,gid=1000,iocharset=utf8,mode=0400,dmode=0500)
//192.168.1.3/Publico$ on /home/christiano/Mapeamentos/Publico type cifs (rw,mand)
//192.168.1.3/Christiano$ on /home/christiano/Mapeamentos/Christiano type cifs (rw,mand,nosuid,nodev,user=christiano)

 
Vi as diferenças entre os dois compartilhamentos, com e sem sudo
com sudo -> (rw,mand)
sem sudo -> (rw,mand,nosuid,nodev,user=christiano)

Tentei então com a seguinte opção

-o rw,mand,nosuid,nodev,user=christiano,credentials=/home/christiano/netcredentials

o resultado do "mount" foi

//192.168.1.3/Publico$ on /home/christiano/Mapeamentos/Publico type cifs (rw,mand,nosuid,nodev)

Porém continuou como somente leitura

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2010, 00:18 »
Adicione a opção "uid=christiano", veja se continua RO.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cnemer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Cliente Ubuntu e Servidor 2003 com AD
« Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2010, 12:59 »
zekkerj,

deu certo valeu.

O comando ficou assim:

sudo smbmount //192.168.1.3/Publico$ /home/christiano/Mapeamentos/Publico/ -o uid=christiano,credentials=/home/christiano/netcredentials

a saida do mount ficou assim:

//192.168.1.3/Publico$ on /home/christiano/Mapeamentos/Publico type cifs (rw,mand)

mas deu certo.

Agora, tem algum jeito de fazer estes mapeamentos automaticos sem a necessidade de arquivo com senha? tipo automaticamente no login do usuario? Mesmo se eu tiver que colocar Servidor Linux e Estaçao linux.