Autor Tópico: Mageia - Uma nova distribuição Linux  (Lida 14905 vezes)

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #15 Online: 21 de Setembro de 2010, 00:20 »
E penso diferente acho que tem que ficar o mínimo de distros de linux apenas as principais.
sim vamos deixar somente as principais, aquelas que não usaram outra distro como base, ou seja, adeus ubuntu!!
Primeiro Debian e Ubuntu são identicos se você usa uma, usa o a outra de olhos fechados.
Segundo, Mateusislaneo não disse nada de ficar apenas a distro base se fosse assim só sobraria o Unix puro que é de onde surgiu tudo.
Disse ficar as distros principais ou seja as que não tem perigo de uma hora para outra causar uma surpresa em seu usuários. Ubuntu, Debian e Slackware seria o suficiente.
Terceiro.
Quanto a idéia de quanto maior a quantidade de distribuições maior o número de usuários não acho que seja verdade.
A maior distribuição de sistema operacional é o windows.
Não vejo várias distribuições de windows (só o basico home, premium, enterprise,server), não vejo inúmeros distribuições e forks do Mac.
Já pensou se existissem inúmeros distribuições de Mac e inúmeros comunidades cada uma achando que a sua é melhor que a outra.
Se houvesse somente as principais, os computadores com linux não viriam com uma distribuição pior que outra, o que leva o usuário a colocar o windows novamente em sua máquina.





Que venha quantos forks forem necessario!



O software livre permite isto.



Acredito que não temos que nos preucupar que isso afasta usuarios, quem procura na maioria dos casos acha o que quer, então se o usuario procurar provavelmnete acha o que melhor lhe atende.


Aqueles que não usam continue sofrendo com o software proprietario.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #16 Online: 21 de Setembro de 2010, 01:52 »
Disse ficar as distros principais ou seja as que não tem perigo de uma hora para outra causar uma surpresa em seu usuários. Ubuntu, Debian e Slackware seria o suficiente.

Um erro é achar que os usuários das outras distros -que contribuem- mudariam pra uma dessas três (tem bsd/unix/proprietário/mil opções não linux). Se for uma distro de verdade como gentoo, arch linux, opensuse, fedora, etc e etc o fim faz muita falta. Sim, principalmente no material base como o kernel e os gerenciadores de janela. Só o zezinho linux 3.0, e outros remasters é passam o seu fim de forma desapercebida (exceto para os usuários dos mesmos).

Outra, essa sua afirmação -como um todo- é sem base, o slackware já passou por maus bocados por ser "uma distro de um homem só" na época que o Patrick ficou doente, tanto que hoje aceita algumas contribuições (dois "caras" na ultima vez que procurei saber do assunto). Da lista, a única que "salva" é o Debian pelo modelo bazar e tempo de estrada, que tornou ela quase uma rocha.


----
Os canais irc do Mageia andam movimentados, saíram algumas propostas (imagens/protótipos) para o site definitivo e alguns falam de união com alguma distro baseada no mandriva no lugar de algo totalmente novo (lembrem-se agora o trabalho seria/será voluntário). Por enquanto a luta é colocar um bugtracker e um wiki no ar, pra mostrar algum código, do contrário o povo desanima.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #17 Online: 21 de Setembro de 2010, 13:58 »
podem ficar tranquilos adoradores do mandria, ela foi comprada por investidores russos.
quero ver a turminha do fork agora. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

http://www.guiadohardware.net/noticias/2010-09/mandriva-recupera.html
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #18 Online: 21 de Setembro de 2010, 14:28 »
O suporte pago voltou a funcionar! Ufa! Ainda bem!
Viram o novo objetivo da empresa?
Melhor distro com KDE do Mundo!!! Heheheheheh

Vou ficar no aguardo! Deixam claro que vão focar no KDE!  Eu tenho o KDE e o Gnome instalados, em máquinas diferentes, e o KDE do Mandriva dá um coro violento no Gnome em matéria de velocidade! Pelo menos vou aprender a usar dois ambiente gráficos direitinho, KDE no Mandriva e Gnome no Ubuntu!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #19 Online: 21 de Setembro de 2010, 19:23 »
é mageLa? caraca, quem é de brasilia entende meu espanto.
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #20 Online: 21 de Setembro de 2010, 19:25 »
é mageLa? caraca, quem é de brasilia entende meu espanto.
Não não é mageia com i ;D

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #21 Online: 21 de Setembro de 2010, 19:33 »
é mageLa? caraca, quem é de brasilia entende meu espanto.
Não não é mageia com i ;D

Ate mais
que bom, daqui a pouco iriam lançar Roriz Linux! e o slogan seria 'linux de graça pra todo mundo'
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline alsoares75

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Distros
« Resposta #22 Online: 21 de Setembro de 2010, 21:46 »
E penso diferente acho que tem que ficar o mínimo de distros de linux apenas as principais.
Discordo , para mim qnd mais distros mais usuários haveram. But é so minha opinião.

Vou discordar de você, a principal dificuldade de quando vim para o mundo do Linux foi escolher a distro, de tantas opções ficam realmente decidir qual usar, outro ponto que acho que dificulta a vida dos desenvolvedores são os gerenciadores de pacotes, para se fazer um jogo para Linux tem que se empacotar em quantos formatos? Não adianta dizer que os usuários Linux sabem compilar, pois a maioria do que usam jogos, querem simplesmente colocar o DVD dar uns clicks e sair jogando.
Na minha opinião quando o Linux se unificar ele vai se tornar mais forte. Lembrando que o lema aqui é liberdade, mas se tivéssemos uma Distro padrão e cada um pudesse customizar de acordo com o seu gosto, talvez todos os usuários sairiam ganhando.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #23 Online: 21 de Setembro de 2010, 21:50 »
Como usuário antigo do linux fico até doido quando vejo a palavra distro padrão e sistema de pacotes padrão.

A liberdade do linux também esta na diversidade, e se você olhar na árvore de distros (quem é distro raiz, e quem é derivada) vai ver que não existem tantas assim, ficando fácil escolher.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #24 Online: 21 de Setembro de 2010, 22:42 »
Viram o novo objetivo da empresa?
Melhor distro com KDE do Mundo!!! Heheheheheh

Se acreditar em tudo que cada empresa fala, até o bil gates exalta o windows como melhor SO do mundo, assim como o steve jobs diz o mesmo a respeito do mac.
É natural a Mandriva depois de perder um parcela boa de engenheiros tentar contornar dizendo que isso visava melhorias.
Já acostumei escutar esse discursos.
Não estou dizendo que a Mandriva é ruim na realidade é um excelente distro, usei o Mandrake, Conectiva e testei Mandriva 2009 que tinha vindo em minha máquina com o suporte pago gratuito. Mas não me agradou. Acho que porque sempre gostei do Debian e Ubuntu talvez estivesse mais habituado a eles.

Mas que tem umas distribuições fuleiras que vem nesse pcs de casas Bahias (e outras similares) para o povão, aahh isso tem!

Uma distribuição padrão é complicado, porque tem gente que gosta de compilar todo o sistema para isso tem o slackware. Outras gostam do Centro do controle do mandriva e por aí vai.

Mas acho que seria possível o Ubuntu ou o Debian vir com todos os tipos de gerenciadores de pacotes (yast, synaptic, yum, rpm...) se não quisesse o gerenciador padrão a pessoa poderia habilitar aquela que ela mais desejava. Poderia ativar também tipo um Centro de Controle como do mandriva, ou kubuntu dentro do Ubuntu. Daí o mundo poderia ter apenas umas três distribuições no mercado linux mas seria personalizável de acordo com as preferências da pessoa.
É lógico em vez de baixar um cd de imagem teria que ser um dvd.
Daí o linux dominaria o mundo sem disputas entre as distros.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Mateusislaneo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Rock 'n' Roll, Baby.
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #25 Online: 22 de Setembro de 2010, 15:03 »
Citar
Mas acho que seria possível o Ubuntu ou o Debian vir com todos os tipos de gerenciadores de pacotes (yast, synaptic, yum, rpm...) se não quisesse o gerenciador padrão a pessoa poderia habilitar aquela que ela mais desejava. Poderia ativar também tipo um Centro de Controle como do mandriva, ou kubuntu dentro do Ubuntu. Daí o mundo poderia ter apenas umas três distribuições no mercado linux mas seria personalizável de acordo com as preferências da pessoa.
É lógico em vez de baixar um cd de imagem teria que ser um dvd.
Daí o Linux dominaria o mundo sem disputas entre as distros.
Sim, assim como o mandriva, opensuse, fedora poderiam usar o apt-get neles

Citar
Na minha opinião quando o Linux se unificar ele vai se tornar mais forte. Lembrando que o lema aqui é liberdade, mas se tivéssemos uma Distro padrão e cada um pudesse customizar de acordo com o seu gosto, talvez todos os usuários sairiam ganhando
Pra mim o pessoal da Linux fundation deveria matar essa historia de Distros e fazer um vedadeiro Linux . ai sim o Linux se tornaria um sistema operacional para concorrer com o windows e mac e nos livraria de uns sistemas como o Linux educacional que só difama o Linux que no final das contas não tem nada a ver como isso.
Mas acho que isso seja impossivel e iria totalmente contra a filosofia do opensource, que o amigo ucastrobr não lembrou, já que graças a essa filosofia que a canonical pode fazer o Ubuntu com base no Linux.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 18:43 por Mateusislaneo »
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

Offline denisbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #26 Online: 22 de Setembro de 2010, 17:53 »
Em tempo Mageia significa Magia em Francês, uma referência ao mágico Mandrake (antigo nome do Mandriva).

Ainda, se quiserem acompanhar mais noticias sobre o Fork, o fórum da Comunidade MandrivaBrasil.org está bem movimentado e com muitas informações. O link para o post sobre o assunto é http://is.gd/fnIfV

Offline emanuelx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #27 Online: 22 de Setembro de 2010, 19:49 »
eu também acho se eles deixassem estas distros de ir cagar ao pinhal e fizessem uma so como deve ser.
um linux para servidores
um linux para clientes

se fizessem isso era um espectáculo porque iria tar num só as coisas boas que existe nos outros todos.

Eu só não uso mais o linux porque um gajo quer jogar um jogo de jeito e não consegue tem de ter o windows.

deviam investir mais em bases para jogar jogos no linux
Assinatura irregular editada pela moderação

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #28 Online: 22 de Setembro de 2010, 20:01 »
eu também acho se eles deixassem estas distros de ir cagar ao pinhal e fizessem uma so como deve ser.
um linux para servidores
um linux para clientes

se fizessem isso era um espectáculo porque iria tar num só as coisas boas que existe nos outros todos.

Eu só não uso mais o linux porque um gajo quer jogar um jogo de jeito e não consegue tem de ter o windows.

deviam investir mais em bases para jogar jogos no linux

Desculpa mas nao concordo contigo, por existir várias distros é que o Linux evolui tão rápido, as distribuiçoes cada vez melhoram mais para tentar superar as outras e isso cria um ambiente de "competição".
Eu tambem queria jogos para linux, mas as grandes empresas como a EAGames não querem fazer jogos para linux. Não percebo muito do assunto mas pode ser devido ao DirectX ser apenas para sistemas da Microsoft, outro motivo é a grande diferença do numero de utilizadores do Linux comparado com Windows.
Penso que é uma questão de tempo até termos mais jogos para linux.

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #29 Online: 22 de Setembro de 2010, 21:43 »
Concordo com o Bruno ,

Com vários distros no mercado ganhamos tambem em especificidade.

Se queremos facilidade temos o Ubuntu.
Se queremos estabilidade temos o Debian.
Se queremos ser hacker ;D , temos o backtrack.
Se quisermos compilar um programa eternamente temos o Gentoo.

E por aí vai. Temos distros para quase td hj em dia , pq limitar isso?

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."