Autor Tópico: Mageia - Uma nova distribuição Linux  (Lida 14906 vezes)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Online: 18 de Setembro de 2010, 23:48 »
Como você deve ter ouvido falar, o futuro do Mandriva Linux é incerto.

A maioria dos empregados que trabalhavam na distribuição foram demitidos quando a Edge-IT foi liquidada. Nós não confiamos mais nos planos da Mandriva SA e não acreditamos que a empresa (ou qualquer outra empresa) seja um porto seguro para tal projeto.

Muitas coisas aconteceram nos últimos 12 anos. Algumas foram muito boas: a comunidade em torno do Mandriva Linux é grande, motivada e experiente, a distribuição se tornou uma das mais populares e premiadas, fácil de usar e inovadora. Alguns outros eventos tiveram consequências realmente muito ruins, que fizeram as pessoas ficarem não tão confiantes quanto a viabilidade de sua distribuição favorita.

As pessoas que trabalham nisto apenas não querem ser dependentes da economia flutuante e errática, e os inexplicáveis movimentos estratégicos de uma empresa.

Fork do Mandriva Linux? Sim!
Fazer um fork de um projeto de código aberto existente nunca é uma decisão fácil de ser tomada, e fazer um fork do Mandriva Linux é um trabalho imenso.

Isto não foi uma decisão impulsiva. Nós todos conversamos: ex-empregados, contribuidores do Cooker e a comunidade de usuários. Nós coletamos opiniões e reações nas últimas semanas pois precisávamos de algum tipo de acordo global e garantias para uma base inicial antes de seguirmos adiante.

Acreditamos que um fork é a melhor solução e decidimos criar uma nova distribuição: Mageia.

Novos fundamentos.
Mageia é um projeto da comunidade: ele não vai depender do destino de uma empresa particular.

Uma organização sem fins lucrativos será criada nos próximos dias e será gerida por um conselho de membros da comunidade. Após o primeiro ano, o conselho será eleito regularmente pelos membros comprometidos com a comunidade.

Esta organização irá gerenciar e coordenar a distribuição: código e hospedagem do software e distribuição, construção do sistema, marketing, comunicação e promoção de eventos. Dados, fatos, roteiros, designs serão compartilhados, discutidos através desta organização.

Vamos discutir e estabelecer os detalhes nos próximos dias.

A distribuição Mageia será o que o conselho fizer com que ela seja, com a ajuda e contribuição de toda comunidade. Nós já temos ideias e planos para esta distribuição; queremos:

tornar o Linux e o software livre simples de usar para todos;
fornecer ferramentas de configuração do sistema integrado;
manter um alto nível de integração entre a base do sistema, o desktop (KDE/GNOME) e aplicações;
especialmente melhorar a integração com softwares de terceiros (sendo ele livre de software proprietário);
focar em novas arquiteturas;
melhorar nossa compreensão sobre usuários de computadores e dispositivos eletrônicos.
Você certamente tem as suas ideias também. Nós teremos tempo para compartilhá-las.


Comunidade.
Entendemos a comunidade Mageia como:


usuários,
criadores (designers, programadores, empacotadores, tradutores e testadores, etc),
entusiastas.
Eles podem ser indivíduos, organizações e empresas de todo o mundo.

Existem desafios aqui, tantos países, tantas línguas, tantas culturas, necessidades tão diferentes. E isso é ótimo.

Vimos com a experiência da Assembléia Mandriva que não é uma tarefa fácil. Acreditamos que podemos fazer melhor ainda.

Pessoas.
Faça o que fizer na vida, as pessoas são seu maior e único recurso verdadeiro. E Mageia visa ajudar as pessoas. Questões de responsabilidade. Estamos apenas no início deste fork. Não vai ser fácil. Mas acreditamos que seja necessário.

Ahmad Samir (ahmad78) - Mandriva contributor (bug triage team, packaging)
Alfonso Vera (Bersuit) - Blograke admin
Anne Nicolas (ennael) - former Mandriva employee (was packaging, release manager, community management)
Anssi Hannula (Anssi) - Mandriva contributor (packaging, translations)
Arnaud Patard (rtp) - former Mandriva employee (was kernel hacker)
Christophe Fergeau (teuf) - former Mandriva employee (was urpmi, drakxtools, rpm, gcc, ...)
Colin Guthrie (coling) - Mandriva contributor (Pulse Audio, packaging)
Damien Lallement (dams) - former Mandriva employee (was QA manager)
drakedalfa (blogdrake admin)
Erwan Velu - Mandriva contributor (packaging, hardware enabling)
Félix Martos - Blogdrake admin
Guillaume Rousse (guillomovitch) - Mandriva contributor (packaging, mirror tools)
Jacen, Blogdrake (contributor and MDKTrans coordinator)
Jérôme Quelin (jq) - Mandriva contributor (Perl, packaging)
Luis Daniel Lucio Quiroz (Ruperto) - Mandriva contributor (packaging, security, 3rd party project support)
Michael Scherer (misc) - Mandriva contributor (build system, Python, packaging)
Nicolas Vigier (boklm) - former Mandriva employee (was working on build system, packaging, mandriva research projects)
Olivier Blin (blino) - former Mandriva employee (was Drakxtools, installer, Perl, boot, ...)
Olivier Mejean (goom) - French users community
Olivier Thauvin (Nanar) - Mandriva contributor (packaging, mirrors)
Panos Christeas (xrg)
Pascal Vilarem (maat) - French users community
Rémy Clouard (shikamaru) - Mandriva contributor (packaging)
Romain d'Alverny (rda) - former Mandriva employee (was information system manager)
Samuel Verschelde (Stormi) - Mandriva contributor (some packaging and testing)
Séverine Wiltgen (sevalienor) - former Mandriva employee (was professional support, server stack)
SinnerBOFH (BlogDrake founder, member of escomposlinux.org)
Thierry Vignaud (tv) - Former Mandriva employee and contributor (Drakxtools, installer, Perl, packaging)
Thomas Backlund (tmb) - Mandriva contributor (kernel hacker, translations)
Tomàs Deltell (Annubis) - BlogDrake admin and packager
Valentín Ferrer (vfmBOFH) - blogdrake admin, maverick collaborator
Wilson R. Fros (nosXw) - Blogdrake Packager
Wolfgang Bornath (wobo) - German users community
Para outros contribuidores: se você quiser que seu nome seja adicionado à lista, indicando que pretende seguir o fork, avise-nos no canal IRC, ou por e-mail.

Próximos passos
Estamos procurando muitas coisas diferentes nos próximos dias:

hardware para hospedagem de código, servidores + datacenters para hospedar o projeto;
desenvolvedores, colaboradores, tradutores e testadores a dispostos a contribuir no desenvolvimento de Mageia;
conselhos sobre a construção da organização e seus processos, etc
Sua ajuda e apoio será muito apreciada.


Como os próprios desenvolvedores disseram está é uma nova distro para não deixar o coração do mandriva para.
Desejo a eles muita boa sorte.
E estarei acompanhando o desenvolvimento desta nova distro.

Fonte: http://mageia.org/pt-br

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2010, 15:28 »
Esse é o espírito bom do software livre , mandriva tá indo pro buraco , aí se reunem um bando de gente disposta a levantar esta boa distro para não deixar os usuários desamparados.

Mt bom
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2010, 15:44 »
Certamente sera a 1ª distro que instalarei na maquina virtual.

@livre1
Eu achei o nome legal.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 15:49 por Falco90 »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2010, 16:53 »
Eu venho acompanhando isso tudo com a Mandriva com grande tristeza, sem dúvida uma das melhores distribuições atuais. Na minha opinião é a mais fácil de usar para um usuário que nunca viu Linux na vida. Mas os caras não souberam transformar apuro técnico em dinheiro para manter a empresa!  Agora essa briga toda e esse Fork, não sei como vai ficar tudo isso! As atualizações do 2010.1 continuam, mas o suporte oficial está parado!  Eu falo isso pois sou cliente do Power Pack e os caras não estão respondendo mais e-mails!  Pediram um prazo para depois dessa reunião do dia 17 de setembro último.   

Agora vão contratar equipe nova, com a equipe velha fazendo esse Mageia, só o tempo dirá se isso tudo vai dar certo! 

Leram das notícias da Novell? Também vai ser fatiada! Vão dividir em duas empresas, a parte do Suse Linux deve ficar com a VMware.  Duas grandes distros com futuros incertos, uma pena. No Br-linux alguns comentam de "fogo amigo" vindo do Ubuntu, mas não acredito nisso! Ao que parece só a Red Hat tá sabendo ganhar dinheiro com Linux! 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2010, 17:06 »
A só uma questão.

O nome Mangeia não achei muito iterressante alguma pessoas quando ouvem esses nome já pensam "Com este nome deve ser uma distro feita nas coxas".

Não sei porque não tentam dar um nome melhor as distros.

Livre1
eis um problema de difícil solução
encontrar um nome que soe bem e/ou passe algum significado em vários idiomas
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2010, 17:47 »
Sempre confiei apenas no Ubuntu, no Debian e Slackware. Isso é óbvio. Mas tem sempre os defensores de distros fracassadas Ark Linux, Mint e blá blá  são tudo distrus com futuro incerto como o Kurumirim.
Depois fracassa fica os usuários chorando pitangas.
Nunca recomendei a ninguém usar Fedora, Ark linux, Open Suse, Mint...
E penso diferente acho que tem que ficar o mínimo de distros de linux apenas as principais.
 Além do que, agora vai ficar aquela disputa entre Mandriva e seu Fork Mageia o que só cria divisão entre usuários.
E isso não ajuda nada o linux.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 17:57 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2010, 17:57 »
Leram das notícias da Novell? Também vai ser fatiada! Vão dividir em duas empresas, a parte do Suse Linux deve ficar com a VMware.  Duas grandes distros com futuros incertos, uma pena. No Br-linux alguns comentam de "fogo amigo" vindo do Ubuntu, mas não acredito nisso! Ao que parece só a Red Hat tá sabendo ganhar dinheiro com Linux! 

Fiquei chateado com essa,o mais loko é q na comunidade brasileira ninguém nem comenta isso, agradeçam por essa comunidade !!!!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2010, 19:09 »
Quando sair vou testar, se for melhor que o caixa mágica podem contar com mais um utilizador :)

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2010, 21:12 »
E penso diferente acho que tem que ficar o mínimo de distros de linux apenas as principais.
Discordo , para mim qnd mais distros mais usuários haveram. But é so minha opinião.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Mateusislaneo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Rock 'n' Roll, Baby.
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #9 Online: 19 de Setembro de 2010, 22:36 »
E penso diferente acho que tem que ficar o mínimo de distros de linux apenas as principais.
sim vamos deixar somente as principais, aquelas que não usaram outra distro como base, ou seja, adeus ubuntu!! >:( >:(

Bem, mas parece que a situação da mandriva já esta bastante contornada, alguns membros da empresa anunciaram a versão 2011.0 para o segundo semestre de 2011
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 23:07 por Mateusislaneo »
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #10 Online: 20 de Setembro de 2010, 00:06 »
também li sobre o caso da novell
sobre a mandriva, a tempos havia lido sobre ela ser comprada uma empresa.

ai vem a notícia de mais uma distro de comunidade... contanto que ñ seja de guru, até vá lá.
até acho que há bons projetos de comunidade, a arch-linux; a mint... o resto ñ vejo me agrada, pois tem seus gurus...
recente/ a sidux rachou. hehehe - ai inventaram mais um fork.

no mais, sigo fielzão ao ubuntunzão véio de guerra, até porque a cada vez que mexo numa outra distro, vejo a superioridade do ubuntu.
se ele faltar, vou p/ a linux mint, que ganhou uma versão baseada no debian testing.

ñ sei se a canonical tá ganhando dinheiro c/ o ubuntu, ela também é muito mas nova no mercado que a redrat, e seu nicho é outro, mas vejo que alguns acordos comerciais e outros modos que virão da empresa ter ganhos serão bem vindos.

no Brasil, tenho sabido que o ubuntu, anda tendo uma procura de suporte sim, tá é faltando mão de obra comprovada/ preparada; e para isso a Canonical, está já atuando no Brasil.
inclusive acho que os jogos esportivos que o Brasil vai sediar, vão alavancar um nicho de mercado p/ o linux.

a tempos que venho pensando, que o ubuntu pode ter uma trajetória parecida a do firefox, e veja qe hj a fundação mozila tem recursos.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #11 Online: 20 de Setembro de 2010, 01:18 »
O que me interressa é que disseram que será uma distro sem fins lucrativos.



Geralmente é mais fail distribuições comerciais como o Ubuntu acabar do que um como o Debian por exemplo.


Eu acho que pode ter quantas distros de Linux quizerem fazer, já que vou usar a que mais me atenda.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #12 Online: 20 de Setembro de 2010, 06:17 »
encontrar um nome que soe bem e/ou passe algum significado em vários idiomas
Fora as questões legais (nome já registrado) e "internéticas" (registro de domínio, nome "saturado") e por ai vai.

Agora vão contratar equipe nova, com a equipe velha fazendo esse Mageia, só o tempo dirá se isso tudo vai dar certo!
Até onde eu sei são os outros braços que vão continuar o serviço (francês/brasileiro).

recente/ a sidux rachou. hehehe - ai inventaram mais um fork.
Rachou foi a fundação($$) com o desenvolvedores, a fundação ficou com o nome sidux e os devs ficaram com o resto, agora com o nome aptosid, é uma situação parecida mas diferente. Ou seja, até outro pronunciamento (se existir), é a mesma distro com outro nome, foi um "problema legal" que obrigou a troca de nome, nada de quebradeira ou "ego". É continuação, "sidux" está morto.

ñ sei se a canonical tá ganhando dinheiro c/ o ubuntu
Até agora nada de ponto de equilíbrio. Só que até nisso ela  difere das outras distros [comerciais], como ela não precisou correr atrás de investidores, não existe a mesma necessidade fiscal de mostrar balanços.

----------
Espero que o Mandriva continue, que consiga o investimento russo, que venda os oems e tudo mais. Quanto ao Mageia, eu espero que não seja fogo de palha como o Xavante e o KuruminNG.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2010, 06:33 por irtigor »

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #13 Online: 20 de Setembro de 2010, 20:30 »
E penso diferente acho que tem que ficar o mínimo de distros de linux apenas as principais.
sim vamos deixar somente as principais, aquelas que não usaram outra distro como base, ou seja, adeus ubuntu!!
Primeiro Debian e Ubuntu são identicos se você usa uma, usa o a outra de olhos fechados.
Segundo, Mateusislaneo não disse nada de ficar apenas a distro base se fosse assim só sobraria o Unix puro que é de onde surgiu tudo.
Disse ficar as distros principais ou seja as que não tem perigo de uma hora para outra causar uma surpresa em seu usuários. Ubuntu, Debian e Slackware seria o suficiente.
Terceiro.
Quanto a idéia de quanto maior a quantidade de distribuições maior o número de usuários não acho que seja verdade.
A maior distribuição de sistema operacional é o windows.
Não vejo várias distribuições de windows (só o basico home, premium, enterprise,server), não vejo inúmeros distribuições e forks do Mac.
Já pensou se existissem inúmeros distribuições de Mac e inúmeros comunidades cada uma achando que a sua é melhor que a outra.
Se houvesse somente as principais, os computadores com linux não viriam com uma distribuição pior que outra, o que leva o usuário a colocar o windows novamente em sua máquina.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Mageia - Uma nova distribuição Linux
« Resposta #14 Online: 20 de Setembro de 2010, 21:14 »

(...) se fosse assim só sobraria o Unix puro que é de onde surgiu tudo.


Só por questão de curiosidade... Linux e Unix, apesar das semelhanças, são sistemas diferentes. O objetivo primário do Linux era ser uma implementação livre do Unix, ou seja não tem nem uma linha de código deste.

Se for por antiguidade só sobraria o Slackware.

Linha do tempo das distribuições: http://futurist.se/gldt/wp-content/uploads/gldt1009.svg

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y