O KDE 4.5.1 está bastante estável. Uso o Kubuntu 64 bits. Não percebi nenhum bug até agora. Há uma melhoria visual no painel e na área de notificações. Houve mudanças sutis na organização das configurações do sistema. Ao instalar o 4.5.1, o sistema automaticamente ativou um efeito de animação que usa desfoque para as áreas transparentes das janelas e dos painéis (efeito borrar). Ficou muito bonito, mas tive que desativa-lo, pois causou lentidão aqui no meu computador.
O Kubuntu possui um repositório ppa especial para as novas versões do KDE, chamado
backports. Instalei a versão 4.5.1 a partir dele.
Para instalar esse repositório, usei o comando:
sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports
Depois disso, atualizei os pacotes. Como citei neste tópico, alguns pacotes foram bloqueados pelo gerenciador de pacotes do KDE. Acho que isso aconteceu porque, antes de instalar a nova versão do KDE, instalei para fazer alguns testes o KOffice, com o ppa já habilitado, e isso gerou um conflito com os pacotes da versão mais antiga do KDE. Porém, o synaptic resolveu o problema facilmente.
Observação: É sempre bom ter cuidado ao instalar novos repositórios. Instalei por minha conta e risco. Veja esta descrição sobre o repositório ppa backports (traduzida mais ou menos, pois meu inglês não é muito bom) encontrada no site do Kubuntu (
https://help.ubuntu.com/community/Repositories/Kubuntu):
"Backports de novas versões do KDE e os principais aplicativos do KDE para o Kubuntu, por serem muito grandes para uma mudança ou ainda não testados o suficiente para ir para Backports do Ubuntu. Estas são somente versões finais das principais novas versões do KDE e pacotes relacionados. Geralmente, essas podem ser esperados para o trabalho mas, muitas vezes, são menos maduros ou menos testados que as versões nos repositórios oficiais de lançamento."Um abraço.