Autor Tópico: servidor acessar a internet via proxy  (Lida 7315 vezes)

Offline -rafael-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
servidor acessar a internet via proxy
« Online: 13 de Setembro de 2010, 21:29 »
o a todos,

como faço para fazer o servidor (ubuntu server 10.04) acessar a internet via proxy?

eu ja consigo usar o apt, mas não consigo pingar nenhum endereço fora da rede interna.

o meu objetivo principal é utilizar o no-ip, ou outro que faça as vezes, para poder acessar o servidor externamente.

o servidor é um web sever interno, apache2, php5, mysql5.

obs: eu não quero usar o servidor como servidor proxy, eu quero fazer o servidor acessar a net via proxy.

obrigado
[]´s
-rafael-

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor acessar a internet via proxy
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2010, 01:14 »
Apenas os serviços baseados em http e ftp passam pelo proxy. Isso inclui o apt, e todos os seus frontends (apt-get, aptitude, synaptics, update-manager, etc). Mas ping, correio eletrônico (pop/smtp), whois, dns, nfs, ssh, telnet etc, nada disso vai funcionar via proxy. Vc vai precisar ativar NAT no gateway pra que isso aconteça.

Há ainda alguns serviços/aplicativos que, embora funcionem sobre HTTP, simplesmente não sabem usar proxy. Esses, vc tem que pegar "pelo rabo", desviando na cadeia OUTPUT do iptables o tráfego destinado à porta 80 para o servidor proxy, forçando o uso do proxy transparente, mas nem sempre funciona.

Provavelmente vc vai ter que mexer em algumas coisas, além de simplesmente ativar o uso de proxy. Talvez se vc der mais detalhes sobre o problema, a gente possa te ajudar melhor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline -rafael-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: servidor acessar a internet via proxy
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2010, 07:18 »
opa, obrigado pela resposta.

o problema principal é fazer uso do no-ip, ou o dyndns.

nem um nem outro funcionam. no no-ip diz que "é necessário esta conectado a internet". No dyndns, com o comando ddclient, diz que não consegue resolver o nº do ip.

mas, como voce deve pensar, o apt funciona normalmente, tanto que consegui instalar os dois.

neste caso, como devo proceder para configurar?

caso precise de alguma informação que nao prestei aqui, só me fala que providencio.

obrigado
[]´s
-rafael-

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor acessar a internet via proxy
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2010, 10:30 »
Quem é o gateway para a internet dessa rede?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline -rafael-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: servidor acessar a internet via proxy
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2010, 11:57 »
ola,

não entendi direito sua pergunta, no caso quer saber o ip do gateway??

no caso a maquina nao fica aqui. o link é fornecido pela telefonica.

mas acredito que o no-ip esteja liberado no squid pois consigo acesar a pagina dele sem problemas.

obrigado pela ajuda
[]´s
-rafael-

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor acessar a internet via proxy
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2010, 12:13 »
Não o IP, quero saber que máquina é essa, e quem tem acesso administrativo a ela. Qual o SO que ela roda?

Quanto ao no-ip, o serviço dele exige uma porta própria (inclusive isso está explícito na documentação deles).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline -rafael-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: servidor acessar a internet via proxy
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2010, 12:45 »
a maquina nao fica aqui. e nao tenho acesso direto a ela.

mas dependendo do que for posso ver.

quanto ao no-ip, pelo que vi a porta pra ele é a 8245.

como faria para ver se esta porta esta liberada? será que pode ser esse o problema?

obrigado.
[]´s
-rafael-

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor acessar a internet via proxy
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2010, 14:02 »
a maquina nao fica aqui. e nao tenho acesso direto a ela.

mas dependendo do que for posso ver.
Vai precisar.

Citar
quanto ao no-ip, pelo que vi a porta pra ele é a 8245.

como faria para ver se esta porta esta liberada? será que pode ser esse o problema?
Com certeza o problema é esse. Essa porta tem que ser liberada, tanto para entrar quanto para sair.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline -rafael-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: servidor acessar a internet via proxy
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2010, 16:15 »
hum...

estranho...

estou testando as portas pelo site http://www.canyouseeme.org/ e ta dando que todas estao fechadas...

mas eu consigo acessar a net, e consigo acessar computadores com o logmein instalado... estando fora daqui.

o que pode ser?
[]´s
-rafael-

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor acessar a internet via proxy
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2010, 23:21 »
O computador que te dá acesso à internet não tem portas de entrada abertas. O que não o impede de navegar, já que o proxy resolve isso pra você. O logmein passa pq há um programa, do lado de dentro, abrindo a conexão com o servidor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D