Autor Tópico: Notificação de Sistema Logado Via SMS de Graça.  (Lida 2277 vezes)

Offline RafaelUnixubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • I Love Linux!
    • Ver perfil
Notificação de Sistema Logado Via SMS de Graça.
« Online: 13 de Setembro de 2010, 10:26 »
Não sei se isso vai ser útil para alguém encontrei uma maneira de notificar quanto meu computador foi logado em casa via SMS de graça,isso é util para mim saber pois assim posso saber quando meus irmãos ligaram o computador para monitora-los onde eu estive via ssh.(rsrsrs brincadeira).Talvez vendo meu Artigo você talvez crie algo útil também com base nos principios apresentados.Mas se não tiver conexão com internet não funciona já vou logo avisando.

Você vai precisar de:

Ter uma conta Gmail;
Possuir o  Google Cl instalado;

Bom não vou mostrar como faz uma conta gmail (se vira ai,é fácil) depois de fazer tua conta então deve baixar e instalar o Google Cl, que nada mais é do que os serviços da Google via lia de Comando como yotube,agenda,blogger e outros.Para baixar o pacote .deb clique http://code.google.com/p/googlecl/downloads/detail?name=googlecl_0.9.10-1_all.deb.
Após ter o Google Cl instalado você deve configurar seu Google agenda em http://www.google.com/calendar
depois de logado você deve ir em Configurações/Configurações - Agenda, na parte superior da página.
Veja:

Feito isso escolha a opção no Menu "Configuração de Celular" selecione o País coloque o número de seu celular assim +55(ddd)(numero do celular) sem parênteses é claro. Clique em "Enviar código de confirmação"
Veja com aparece:

Dentro de alguns instantes você vai receber um codigo via SMS de confirmação digite-o no Ultimo campo(pode ficar tranqui-lo que esse serviço e de graça)
Após ter seu celular confirmado então vamos fazer os ajustes finais,também no menu vá em Agenda,se não possuir nenhuma crie uma, após criada vá em
"Notificações"  em "Lembretes por Eventos" após "Por padrão, lembrar-me por" remova a opção de notificar por Pop-up a menos que vc queira e configure para
notificar por SMS uma minuto antes.
Assim:

Não esqueça de salvar cada configuração.
Bom como é a primeira vez que está utilizando recomendo execultar o script abaixo ou no terminal digite:
Código: [Selecionar]
google calendar add "Sistema logado 6h"então ele o navegador será aberto pedindo uma confimação para utilizar o Google agenda no Google Cl, Permita então e feche o navegador,digite o comando acima mais uma vez para ter certeza que o serviço está funcionando.(Se não der tente de tudo esse serviço tem que funcionar de qualquer jeito).
Após isso deve criar o script e renome-a-lo como notify.sh
e colocar como a seguir
Código: [Selecionar]
#! /bin/bash
#Script para notificar logon do sistema via SMS utilizando serviços google calendar
#Criado por RafaelUnixubuntu membro do forúm.
hora=`date`
user=`whoami`
dif=2
h=`echo $hora | cut -c 12-13`
h2=`echo $hora | cut -c 15-16`
min=`echo $h2 + $dif | bc`
min2=`printf "%02d\n" $min`
google calendar add "Sistema logado como $user $h:$min2" --reminder 1m

Va na pasta que criou o arquivo notify.sh e digite:
Código: [Selecionar]
sudo su
cp notify.sh /etc/init.d
chmod +x /etc/init.d/notify.sh
feito isso precisamos adiciona-lo ao arranque do sistema para isso vá em Sistema/Preferências/Aplicativos de Sessão, clique para adicionar coloque como a seguir:

Nao se esqueça de colocar no campo Comando /etc/init.d/notify.sh start.

Obs: a notifição é feita 1min após logar-se.

Pronto Enjoy.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2010, 11:15 por RafaelUnixubuntu »