Autor Tópico: Fórum - Pesquisa(Busca)/Tópicos Fixos  (Lida 5135 vezes)

Offline Sersalle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Fórum - Pesquisa(Busca)/Tópicos Fixos
« Online: 24 de Agosto de 2010, 17:55 »
Olá caros ubuntistas,
visito o fórum a algum tempo e minha maior dificuldade é na hora de buscar algum tópico/assunto aqui.
E também percebi que o mesmo recebe muitos visitantes, estes mesmos que não se registram(Que só vem ao mesmo quando tem dúvidas); e quando se registram utilizam a conta apenas para criar um tópico - que na maioria das vezes já foi respondido -, gerando mais conteúdo repetitivo ao fórum.
Isso sem dúvida, causa muito indignação para quem visita o fórum todos os dias, e tem como alvo ajudar a todos. Confesso que muitas vezes tive preguiça de pesquisar, e apenas criava um tópico de forma "leviana" para que alguém me indicasse uma resposta ou o link do próprio fórum com a resposta, seguido de uma bronca "Vá pesquisar antes de perguntar." ou "Já existem vários tópicos assim amigão".
Mas ai surge a questão: "Vocês administradores/moderadores/usuários já se perguntaram por que isso acontece?
Respostas:
1. Pesquisar num fórum onde existe muito conteúdo não é das tarefas mais fáceis, além do mais esse fórum quando requisitado uma pesquisa ele já mostra uma pequena parte do conteúdo, deixando a página de busca mais cansativa de ser lida.
2. Muitos dos que visitam o fórum, já vem com suas dúvidas formadas, apenas querendo uma resposta - ai um motivo pelo qual muitos não se registram.

Soluções:

1. Refinar o sistema de busca do fórum.
2. Seria interessante existir um "portal" antes do fórum, mostrando as principais dúvidas com as respectivas respostas. (Isso sem dúvida, diminuiria e muito o "lixo" gerado por tópicos inúteis...respondidos.)

Enfim, essa é minha humilde sugestão, se alguém me apoiar...por favor relate aqui, e poste mais sugestões.
Mas, meu principal objetivo ao criar esse tópico é criar mudanças, pois acredito eu que a maioria das questões que levantei, tem fundamento.

Att;
Francklin.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2010, 17:58 por Sersalle »

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Fórum - Pesquisa(Busca)/Tópicos Fixos
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2010, 00:01 »
Citar
Pesquisar num fórum onde existe muito conteúdo não é das tarefas mais fáceis (...)

É por isso que eu uso sempre o Google para pesquisar aqui dentro do fórum mesmo.

Citar
"o que eu quero achar" site:http://ubuntuforum-br.org

Fora que da para usar os operadores booleanos, como (+) e (-).

Muito prático assim!  ;)

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Fórum - Pesquisa(Busca)/Tópicos Fixos
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2010, 01:24 »
Olá caros ubuntistas,
visito o fórum a algum tempo e minha maior dificuldade é na hora de buscar algum tópico/assunto aqui.
E também percebi que o mesmo recebe muitos visitantes, estes mesmos que não se registram(Que só vem ao mesmo quando tem dúvidas); e quando se registram utilizam a conta apenas para criar um tópico - que na maioria das vezes já foi respondido -, gerando mais conteúdo repetitivo ao fórum.
Isso sem dúvida, causa muito indignação para quem visita o fórum todos os dias, e tem como alvo ajudar a todos. Confesso que muitas vezes tive preguiça de pesquisar, e apenas criava um tópico de forma "leviana" para que alguém me indicasse uma resposta ou o link do próprio fórum com a resposta, seguido de uma bronca "Vá pesquisar antes de perguntar." ou "Já existem vários tópicos assim amigão".
Mas ai surge a questão: "Vocês administradores/moderadores/usuários já se perguntaram por que isso acontece?
Respostas:
1. Pesquisar num fórum onde existe muito conteúdo não é das tarefas mais fáceis, além do mais esse fórum quando requisitado uma pesquisa ele já mostra uma pequena parte do conteúdo, deixando a página de busca mais cansativa de ser lida.
2. Muitos dos que visitam o fórum, já vem com suas dúvidas formadas, apenas querendo uma resposta - ai um motivo pelo qual muitos não se registram.

Soluções:

1. Refinar o sistema de busca do fórum.
2. Seria interessante existir um "portal" antes do fórum, mostrando as principais dúvidas com as respectivas respostas. (Isso sem dúvida, diminuiria e muito o "lixo" gerado por tópicos inúteis...respondidos.)

Enfim, essa é minha humilde sugestão, se alguém me apoiar...por favor relate aqui, e poste mais sugestões.
Mas, meu principal objetivo ao criar esse tópico é criar mudanças, pois acredito eu que a maioria das questões que levantei, tem fundamento.

Att;
Francklin.


Acredite, temos um FAQ que por falta de tempo nossa (moderadores/administradores) está bem desatualizado, infelizmente o mesmo nunca impediu que houvesse problemas como o levantado ocorressem.

Um dos grandes problemas é que há alguns usuários que até mesmo diferente do que você disse, não chegam ao fórum com uma dúvida formada e "querem a resposta", mas sim querem que outros solucionem o problema deles. Não foram poucos os casos em que vi usuários que simplesmente não leram toda a resposta à sua dúvida e continuavam perguntando, não lêem as instruções e etc.

Usuários como o fatecano que por exemplo citou um tipo de pesquisa no google são raros.

O lado positivo é que muitos destes usuários que não sabem usar a pesquisa, ou mesmo tem preguiça de fazer buscas ou mesmo de ler, em alguns casos acabam aprendendo e depois de algum tempo acabam ajudando outros dando continuidade ao espírito de comunidade.

Infelizmente sou da opinião que uma mudança assim como a sugerida não geraria os benefícios esperados.