Autor Tópico: Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!  (Lida 12402 vezes)

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!
« Resposta #15 Online: 12 de Junho de 2006, 07:08 »
Citação de: "Piras"
Não, a "velha" Dizinha continua sendo desenvolvida, mas por outra pessoa. O site é o mesmo:

http://www.dizinha.cjb.net/


Só um comentário: embora eu veja alguns pontos positivos na tal "proliferação das distros", não há dúvida que há uma certa dispersão de esforços. Há muitos projetos com características próximas a desta Neo Dizinha: Xubuntu, Zenwalk, Goblinx Mini, Dreamlinux e Wolwix, só para citar as mais conhecidas. Será que vale a pena uma nova distro, apoiada por uma "comunidade" de cinco ou dez pessoas?

Projetos muito personalistas estão naufragando aos montes. Será que as pessoas não percebem que o custo de tomar todas as decisões sozinho pode ser falar também sozinho?


bingo.

Offline marcelmsoares01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
    • http://br.geocities.com/omundolinux
Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!
« Resposta #16 Online: 12 de Junho de 2006, 13:11 »
Pelo que pude observar, o site já está no ar, conforme anúncio no próprio site: "Finalmente o site da Neo Dizinha entrou no ar! O site foi totalmente feito com o NVU, que é um excelente editor HTML visual. Altamente recomendado!!

E, em breve, a primeira versão da Neo Dizinha será lançada. Aguardem!" Falta apenas aguardar pra começar a baixar e testar essa "nova" distro.
Abraços a todos

Marcelo M. Soares
http://br.geocities.com/omundolinux

Offline marcelmsoares01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
    • http://br.geocities.com/omundolinux
Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!
« Resposta #17 Online: 12 de Junho de 2006, 13:14 »
Segue screenchot:
http://br.geocities.com/omundolinux/neo_dizinha.png
Realmente é bem bonito. :D
Abraços a todos

Marcelo M. Soares
http://br.geocities.com/omundolinux

Offline ars351

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!
« Resposta #18 Online: 12 de Junho de 2006, 15:22 »
Citação de: "Piras"
Não, a "velha" Dizinha continua sendo desenvolvida, mas por outra pessoa. O site é o mesmo:

http://www.dizinha.cjb.net/


Só um comentário: embora eu veja alguns pontos positivos na tal "proliferação das distros", não há dúvida que há uma certa dispersão de esforços. Há muitos projetos com características próximas a desta Neo Dizinha: Xubuntu, Zenwalk, Goblinx Mini, Dreamlinux e Wolwix, só para citar as mais conhecidas. Será que vale a pena uma nova distro, apoiada por uma "comunidade" de cinco ou dez pessoas?

Projetos muito personalistas estão naufragando aos montes. Será que as pessoas não percebem que o custo de tomar todas as decisões sozinho pode ser falar também sozinho?


muito bem observado, piras.
entretanto, essas distros FOCAM em pcs antigos.
esse é o diferencial delas.

só recentemente, através dum link indicado numa outra discussão aqui do fórum, cheguei a uma indicação de como instalar o ubuntu em micros antigos.

dessa forma, a idéia que essas grandes distros passa é exatamente a mesma idéia que o windows passa... vc vai precisar de um bom micro.

fato é, o xubuntu nem é tão conhecido assim.
e mesmo assim, supondo que seja, a idéia que fica, pra quem é de fora da comunidade ubuntu, é que é um sistema pesado, com a mesma estrutura do ubuntu normal, mas com um gerenciador diferente (no lugar do gnome, o xfce).

acho louvável a iniciativa do dizinha, dsl, etc.
apesar de serem comunidades de duas ou três pessoas.
Alexandre Ribeiro
ubuntu 5.10 : : linux registered user #103613
hp pavilion dv4000

PESQUISE, depois PERGUNTE

Offline ars351

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
slax
« Resposta #19 Online: 12 de Junho de 2006, 17:38 »
ah, sim, e já ia esquecendo....
dessas distros voltadas para computadores simples todas, a que eu testei e mais gostei foi a slax.

cujo site foi remodelado, inclusive.
Alexandre Ribeiro
ubuntu 5.10 : : linux registered user #103613
hp pavilion dv4000

PESQUISE, depois PERGUNTE

Piras

  • Visitante
Re: slax
« Resposta #20 Online: 12 de Junho de 2006, 21:32 »
Citação de: "ars351"
ah, sim, e já ia esquecendo....
dessas distros voltadas para computadores simples todas, a que eu testei e mais gostei foi a slax.

cujo site foi remodelado, inclusive.


Sim, o Slax é ótimo e - o que é melhor - muito fácil de personalizar. Há, inclusive, um utilitário gráfico para facilitar a tarefa e que se encontra disponível nesta página:

http://myslax.bonsonno.org/

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!
« Resposta #21 Online: 12 de Junho de 2006, 21:45 »
Eu concordo muito com o que o Piras falo!  :shock:

Offline Brunno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • iDevelop
    • Ver perfil
    • Espaço Pesquisas de Mercado e Opinião
Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!
« Resposta #22 Online: 13 de Junho de 2006, 00:13 »
Citação de: "ars351"

fato é, o xubuntu nem é tão conhecido assim.
e mesmo assim, supondo que seja, a idéia que fica, pra quem é de fora da comunidade ubuntu, é que é um sistema pesado, com a mesma estrutura do ubuntu normal, mas com um gerenciador diferente (no lugar do gnome, o xfce).


Realmente o Xubuntu não é tão conhecido, mas pegando carona no "fenômeno" Ubuntu ele já está bem proliferado, se você der uma olhada no DistroWatch ele já está na posição 24 no ranking de page hit e subindo. O canal #Xubuntu na FreeNode também tem sempre um bom número de usuários e de discussões. Ele não é um sistema pesado (muito pelo contrário) mas realmente não é tão leve como o Dizinhao ou o DSL. Mas o foco dele é ser a melhor relação "custo/benefício" em relação a usabilidade e beleza/leveza.

Citação de: "ars351"

acho louvável a iniciativa do dizinha, dsl, etc.
apesar de serem comunidades de duas ou três pessoas.


Realmente essas Distros são maravilhosas para o que se propõe e eu uso o DSL no meu pendrive e estou muito satisfeito. Mas não são comunidades de 2 ou 3 pessoas, ainda bem. :)
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...

Piras

  • Visitante
Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!
« Resposta #23 Online: 13 de Junho de 2006, 23:44 »
Minha preocupação com os projetos excessivamente personalistas, que não se preocupam com a formação de uma comunidade sólida é fundado no seguinte motivo:

Imagine que todos aqui nos apaixonemos por uma determinada distribuição. Em pouco tempo todos apagamos o Ubuntu de nossas máquinas e instalamos o novo sistema, nos apegando e nos acostumando a ele.

No entanto, um belo dia o desenvolvedor solitário fica muito ocupado para levar o projeto adiante ou simplesmente decide "embarcar em outra". O que fazer? Mesmo que na nossa pequena comunidade existam pessoas aptas a levar o projeto adiante, até que eles tomem conta da situação o a distro pode adormecer durante meses e mais meses, dando causa a graves contratempos.

Se a pessoa aceita formar de fato uma comunidade, agregando todos os interessados no desenvolvimento de sua idéia (sim, é coisa que exige um certo despreendimento!) e admitindo compartilhar decisões, tudo bem! É provável que ele não faça tanta falta. Se não for o caso, "adieu"!

Agora a pouco, acabou de morrer uma das melhores distros que já tivemos, a Libranet. E mesmo o Yoper, que chegou a gozar de um prestígio imenso ficou virtualmente paralisado depois que o André Girardet decidiu abandoná-lo e criar a SUPER Linux (subprojeto do OpenSuse).

No entanto, a CRUX parece ter sobrevivido muito bem a saída de seu principal desenvolvedor e criador. Isto porque este soube criar uma verdadeira comunidade em torno do projeto.

Em suma, não basta ter conhecimentos técnicos, para criar uma distribuição é preciso também ter qualidades humanas. Sugiro um passeio pelos fóruns de algumas das principais distribuições brasileiras para que ver se é possível encontrar ali muita "humanidade" por parte dos desenvolvedores. E, para comparação, dêem uma olhadinha na participação do Jorg Kano Schrottke no fórum da Kanotix.

Offline Willian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Feisty Fawn
    • Ver perfil
Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!
« Resposta #24 Online: 13 de Junho de 2006, 23:52 »
Concordo com o Piras.. uma distro tem que ter toda uma grande comunidade por trás, 1 ou 2 não é o bastante.. temos como exemplo o Kurumin também..

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!
« Resposta #25 Online: 14 de Junho de 2006, 08:20 »
Citação de: "Piras"
Em suma, não basta ter conhecimentos técnicos, para criar uma distribuição é preciso também ter qualidades humanas. Sugiro um passeio pelos fóruns de algumas das principais distribuições brasileiras para que ver se é possível encontrar ali muita "humanidade" por parte dos desenvolvedores. E, para comparação, dêem uma olhadinha na participação do Jorg Kano Schrottke no fórum da Kanotix.


É, o Kano não deixa ninguém na mão. Já me ajudou pessoalmente muitas vezes. Agora, o Kalango pode ser uma excelente distro, mas o forum lá é muito ruim. Quanto ao Kurumin, vc. se dará bem se ficar chamando o Morimoto de mestre, chefe, professor, deus etc. Mas se criticar qualquer coisa, vc. leva suspensão ou é sumariamente expulso.
You can't always get what you want

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: slax
« Resposta #26 Online: 14 de Junho de 2006, 12:00 »
Citação de: "Piras"
Sim, o Slax é ótimo e - o que é melhor - muito fácil de personalizar. Há, inclusive, um utilitário gráfico para facilitar a tarefa e que se encontra disponível nesta página:

http://myslax.bonsonno.org/


Aquele nogócio de modules do Slax é magnífico. Seria tipo um apt-get no slax. Perfeito.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Piras

  • Visitante
Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!
« Resposta #27 Online: 14 de Junho de 2006, 14:51 »
Citação de: "ceti"
É, o Kano não deixa ninguém na mão. Já me ajudou pessoalmente muitas vezes. Agora, o Kalango pode ser uma excelente distro, mas o forum lá é muito ruim. Quanto ao Kurumin, vc. se dará bem se ficar chamando o Morimoto de mestre, chefe, professor, deus etc. Mas se criticar qualquer coisa, vc. leva suspensão ou é sumariamente expulso.


É isto! Não se trata de uma postura que encoraje uma cooperação ativa por parte dos usuários. As pessoas são muito mais sensíveis do que parecem; esta é a razão pela qual se deve manter o respeito nos fóruns. Pergunte a qualquer moderador de um site movimentado: ele dirá que a quantidade de gente que lê tudo, mas nunca se manifesta é enorme. Receio de ser ofendido, ridicularizado ou de fazer algum papel feio. Se os próprios moderadores não demonstram muita consideração pelos usuários, não há como evitar que o fórum morra.

O fórum do Kalango é mesmo uma lástima e os principais responsáveis são os desenvolvedores da distro, que têm se mostrado péssimos moderadores. Qualquer sombra de crítica é recebida a pedradas, mas se muitos usuários começam a reclamar do tratamento, alguém diz que eles são "sensíveis demais". Enfim: para manter um projeto público é preciso ter muita maturidade e uma certa frieza profissional; quem não recebe as críticas e sugestões com um certo distanciamento dificilmente conseguirá formar uma comunidade sólida.

_____

Como o próprio Kano dá o exemplo, no fórum da Kanotix reina uma cordialidade e espírito de cooperação que já mereceram elogios em resenhas da distro.

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Nova distro brasileira: Neo Dizinha Linux - NDL!
« Resposta #28 Online: 14 de Junho de 2006, 22:56 »
na  boa gente o q ´e um micro mediano ?
a- micro da idade media
b- micro q os caras usaram nas cruzadas
c- micro de media estatura
hehehe eu num sei  :lol: