Autor Tópico: Ubuntu 10.04 Lucyd 32bits + Internet Banking + Firefox  (Lida 7902 vezes)

Offline t0n1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu 10.04 Lucyd 32bits + Internet Banking + Firefox
« Online: 08 de Setembro de 2010, 09:58 »
Pessoal,

   Este tópico é para compilar uma dica do Sylvio que encontrei no site Viva o Linux.
   Meu problema original era acessar o portal do Banco Real para pessoa Física (www.real.com.br) e Jurídica (www.rie.com.br). Porém, como na maioria dos bancos, havia a necessidade de instalar um módulo de segurança que dependia ter uma máquina virtual do Java 6 funcionando. Enfim, a dica abaixo foi testada no meu desktop Ubuntu 10.04 Lucyd + Firefox 3.6.8, para os seguintes bancos com sucesso: Banco Real (pessoa Fìsica e Jurídica), Banco Bradesco, Banco Santander (pessoa Física e Jurídica) e Caixa.
   Aproveito mais uma vez para registrar meus agradecimentos ao Sylvio Lima Silva que postou a solução no site do Viva o Linux ( http://www.vivaolinux.com.br/dica/Banco-do-Brasil-no-Ubuntu-10.04-%28Sun-Java-funcionando%29/ )
   Espero que seja útil esse tópico.

Abraço a todos,
T0N1

- - -

A solução aqui está dividida em 3 etapas: instalação do java e módulos necessários, desinstalação do openjdk, e verificação do funcionamento.


ETAPA 1 : Instalação do Java

Abra um terminal e digite o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
$ sudo add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ lucid partner"
Logo em seguida digite:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get update
E agora para instalar o Sun Java você usará esses comandos:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install sun-java6-jre
$ sudo apt-get install sun-java6-plugin
$ sudo apt-get install sun-java6-fonts

Caso haja algum problema na instalação, como por exemplo faltar o módulo sun-java6-bin (aconteceu comigo), instalar esse módulo antes de prosseguir a instalação dos demais módulos da maneira análoga ao acima feito:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install sun-java6-bin


ETAPA 2 : Remoção do OpenJDK

Agora você já tem o Sun Java instalado no seu Ubuntu e pronto para funcionar, entretanto ainda tem o OpenJDK instalado e portanto para não ter que voltar ao terminal e fazer mil redirecionamentos de plugins no Firefox, o mais rápido e fácil a se fazer agora é ir ao Gerenciador de Pacotes Synaptic (Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic), procurar por OpenJDK e remover os pacotes relacionados a ele, que são:

    openjdk-6-jre
     openjdk-6-plugin



ETAPA 3 : Verificação

Com os módulos Java Sun instalados e com o openJDK removido, vamos confirmar as alterações feitas no nosso Ubuntu. Abra o terminal e digite o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
$ java -version

E o resultado a ser apresentado será esse:

Código: [Selecionar]
    java version "1.6.0_20"
    Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_20-b02)
    Java HotSpot(TM) Server VM (build 16.3-b01, mixed mode)

Pronto, agora é só reiniciar o seu navegador que os sites que precisavam do Sun Java voltarão a funcionar. Se no seu caso for alguma outra aplicação que dependa do Java, reinicie o seu micro que tudo voltará a funcionar corretamente!

T0N1

Offline marcelinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Lucyd 32bits + Internet Banking + Firefox
« Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2010, 15:27 »
Prezados companheiros,

Após ler diversas receitas de bolo para resolver meu problema de acesso ao Banco do Brasil participo-vos que com o tutorial acima resolvi o acesso, e mais, minha plataforma é Ubuntu 10.04, Lucyd 64bits. É que desconfiei dela pela simplicidade de fazer quase tudo pela mágica e insensível linha de comando do terminal.

Congratulations Sylvio e tOn1 pela grande dica !!!

Fica aí o retorno.

Abraços a todos.    :D


Editando:

Informo que consegui acessar o site do BB usando tanto o Firefox quanto o Google Chrome !  Isto não é um luxo?  Experimentem!
Claro que no primeiro acesso ele me pediu que entrasse com a senha recebida pelo celular, após isso foi só correr pro abraço!
« Última modificação: 10 de Outubro de 2010, 19:11 por marcelinux »
"... quem pode querer ser feliz se não for por amor ..." (J. Bosco)

Offline larre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Lucyd 32bits + Internet Banking + Firefox
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2010, 01:14 »
Só para reforçar: No Synaptic basta escolher o openjdk-6-jre e marcar a opção de remoção completa, pois algumas instalações não contém o openjdk-6-plugin.

Offline renancarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Lucyd 32bits + Internet Banking + Firefox
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2011, 15:39 »
Perfeito!

Segui os passos do procedimento e funcionou!
Consegui instalar o Módulo de Proteção do Santander usando o Ubuntu 11.04 e navegador Chromium 11.0.696.71

Obrigado pessoal pelo suporte,
Eu já estava quase desistindo heheheh
Renan

Offline tricolornet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 Lucyd 32bits + Internet Banking + Firefox
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2011, 20:48 »
Valeu mesmo amigo. Eu já havia tentado de tudo para conseguir acessar a minha conta do Santander, e finalmente hoje vi a sua dica e deu tudo certo, funcionou certinho. Obrigado  :) :)

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Banespa / Santander / Real - Módulo de Segurança
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2011, 08:57 »
Só lembrando que a dica acima é para o 10.04 - obrigado t0n1 !!!!

Para o 11.04 (natty) deve mudar somente na primeira linha, ficando o resto igualzinho

sudo add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ natty partner"

sudo apt-get update
sudo apt-get install sun-java6-jre
sudo apt-get install sun-java6-plugin
sudo apt-get install sun-java6-fonts

sudo apt-get install sun-java6-bin