Autor Tópico: Novo Linux Mint rolling-release edition  (Lida 3502 vezes)

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Novo Linux Mint rolling-release edition
« Online: 07 de Setembro de 2010, 11:50 »
Saiu um novo Mint
O Mint lançou uma distribuição, agora baseada no Debian, com o sistema rolling-release.
veja o anuncio no link http://www.linuxmint.com/blog/?p=1527
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Novo Linux Mint rolling-release edition
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2010, 11:57 »
Pelo que entendi, lendo o post completo, inicialmente será só a versão com o gnome, posteriormente, de acordo com a aceitação da galera, poderão aparecer os outros sabores do Mint [kde/lxde/fluxbox/xfce] e então todo o Mint passaria a ser baseado diretamente no Debian e não mais no ubuntu.

Quem realmente souber ler em ingles, por favor faça as correções devidas pois meu ingles é fraquinho todo.
abcs
abdo
;)
« Última modificação: 07 de Setembro de 2010, 12:02 por abdo »
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Novo Linux Mint rolling-release edition
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2010, 13:03 »
abdo, essa notícia é sensacional, acho s/ comparação a mint a melhor distro de comunidade que há.
sempre tive essa suspeita de que ele podia ser facil/ portado p/ o debian.
se tornar rolling-release é muito interessante, mas é bom ressaltar que pelo que li no blog ele vai ser baseado nos projetos Debian Testing ou Debian Squeeze, isto é, ñ garantem a estabilidade.
eu mesmo já instalei e testei o pclinuxos, também rolling-release, por 3 meses, e tive uns crashs.
ñ deu p/ enteder se o mint vai migrar p/ o debian ou continuar mantendo sua base de ubuntu, preciso ler c/ mais calma.
mas aliado a sua facilidade de instalação, essa pode ser uma baita alternativa.
vou baixar e testar o livecd, e se bobear vou poder testar o virtual box hehehe
mas ainda sim permaneço no ubuntu, comercial/ ela faz a diferença, considerando vários aspectos, que são serviços da canonical, etc...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Novo Linux Mint rolling-release edition
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2010, 13:11 »
Citar
se tornar rolling-release é muito interessante, mas é bom ressaltar que pelo que li no blog ele vai ser baseado nos projetos Debian Testing ou Debian Squeeze, isto é, ñ garantem a estabilidade.

rjbgbo
eu já baixei a iso [é dvd] e vou testar ela no netbook, primeiro como live, e talvez eu instale para ver como será, nunca testei uma distro que fosse rolling release.
mas no desktop vou deixar mesmo o lucid atualizado com sempre, pelo menos até 10.10.10 aí então...
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Novo Linux Mint rolling-release edition
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2010, 16:36 »
como disse abdo, eu já testei uma rolling-relase, mas em se tratando do debian, e baseado o que já li essa distro promete.
ah sim dei uma vista melhor no site deles e pelo menos por hora a base do ubuntu tá mantida, e até acho que vão continuar, tal a maturidade do ubuntu, enquanto essa versão do mint, ñ vai ser baseada na versão estável do debian.

tô baixando aqui, pelo torrent, mas tá lento que tá danado.  :(

-- edit
testei então o livedvd, muito bom, s/ o esmero inicial do ubuntu, mas as lindas telas do mint, ainda mais bonitas, aparente/ vem c/ os codecs todos, e certos programas superfulos como de costume do mint.
microfone interno do notebook funcionou, mas o compiz ñ se ativou...
o problema é que já sou muito adepto e dependente do ubuntu, fora que essa versão 10.04lts, aqui tá nota 1000.

vou esperar futuras observações também do abdo.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2010, 20:52 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Novo Linux Mint rolling-release edition
« Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2010, 23:33 »
Citar
vou esperar futuras observações também do abdo.

então ai estão algumas observações que já te passei por mp mas que aki vai para que outros tomem conhecimento

apesar do Debian ser mais espartano do que o Ubuntu não tive dificuldades com os aplicativos que mais uso, talvez tenha tido até mais facilidade devido ao Mint ser mais "completo" do que o Ubuntu, assim basicamente tive que instalar o Inkscape, o Seamonkey [Iceape no Debian], e Skype, já o VLC que é o player que mais gosto já vem no Mint, assim como o Gimp.

em contra partida não vem nem um mísero joguinho instalado, assim terei que instalar os meus preferidos [pysol, mines, gweled, mastermind, mahjomgg, netslide]

alguns problemas que encontrei:
depois de instalar o sistema e fazer a primeira inicialização consegui abri minha partição de dados, eu instalo o sistema sem a home separada e mantenho uma partição isolada para guardar todos os meus arquivos, porem depois que desliguei o sistema e numa próxima inicialização o sistema passou a me pedir senha de root para abrir a partição bem como o synaptic, só resolvi indo no terminal e usando sudo passwd root e criando uma senha para  root

para fazer com que o sistema usasse sempre o VLC como player padrão também foi um sufoco, não adiantava entrar no nautilus/preferência/midia e marcar o VLC, tampouco adiantava entrar em menu/preferências/apĺicativos preferênciais,
vlicar com o mouse e escolher abrir com também não surtia efeito, só passou a fazer efeito depois de marcar tudo isso e entrando em um arquivo clicar com o mouse e marcar propriedades e abrir com, aí deu certo, todos os demais arquivos abrindo com o VLC

outro problema encontrado foi com o synaptic
na primeira vez que usei ele, já recarregando os fontes, a janela de pesquisa rápida estava aberta e funcional, depois, quando o sistema passou a pedir senha de root para abrir o synaptic esta janela de pesquisa rápida esta oculta [sombreada, não permitindo digitar], este ainda não decifrei como corrigir.

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Lançado Linux Mint baseado no Debian em vez do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2010, 19:35 »
O Linux Mint Debian Edition (LMDE) é a nova versão do Linux Mint baseada no Debian e não no Ubuntu como as demais.

Sendo assim a mesma é incompatível com os repositórios do Ubuntu mas é 100% compatível com os repositórios do Debian Testing ou Debian Squeeze.

Outra característica importante é que está será uma "rolling distribution", ou seja, não existirão lançamentos regulares compartimentalizados somente atualizações.

Comparada às versões baseadas no Ubuntu está é mais rápida e responsiva porém não tem algumas facilidades.

A versão disponível é 32-bit com o Gnome, não foi decidido se haverá uma versão 64-bit e com outro ambiente gráfico.

Anuncio: http://www.linuxmint.com/blog/?p=1527

Download: http://www.linuxmint.com/edition.php?id=66
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Lançado Linux Mint baseado no Debian em vez do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2010, 21:00 »
[mad german scientist accent] Isto muito me interessa. [/mad german scientist accent]. Acho que vou testar...
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Lançado Linux Mint baseado no Debian em vez do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2010, 21:46 »
Essa notícia já existe no fórum, como aqui tem mais informações estão unindo os tópicos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!