Autor Tópico: Breve história entre mim e o Linux/Ubuntu/etc  (Lida 2714 vezes)

Offline macabu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Linux User #518759
    • Ver perfil
Breve história entre mim e o Linux/Ubuntu/etc
« Online: 04 de Outubro de 2010, 00:36 »
Bem, gosto de contar minhas experiências de maneira bem detalhada, e gostaria então de compartilhar minha antiga (não tão antiga) e atual experiência com o Linux.
Por volta de 2008 eu comecei a me interessar pelo Linux, isto porque tenho amigos de um fórum que usam e me interessei em saber sobre o Linux, software livre etecetera.
No primeiro momento me senti deslumbrado com aquele mundo, estava totalmente animado para instalar o Linux, mas não tinha muito a ideia de distribuição/pacotes/interface gráfica, que de maneira bem básica, tornam o sistema diferenciado e muitas vezes único.
Fui então ao Google, e comecei a buscar, ao YouTube, vendo reviews de distribuições e cada vez mais ficava animado.
Baixei primeiramente, em 2009, o Ubuntu 9.04, instalei-o no meu queridíssimo e já falecido Desktop de 512MB RAM DDR, AMD Athlon XP 2000+ 1.67MHz, cuja instalação levou várias horas ^^"
Feito isso, eu não durei 1 semana já que tinha feito besteira e acabei por causar erros no boot. Desinstalei-o, mas continuei levemente ligado ao mundo do software livre.
Nesse meio-tempo, baixei o Fedora, LinuxMint, Mandriva, openSUSE; sinceramente falando, o que eu mais gostei foi o Fedora (por fazer um pouco mais meu estilo que os outros), mas me senti um pouco desconfortável com ele, não sei se porque gostei do gerenciamento ".deb" e foi paixão à primeira vista ou algo do tipo...
Inscrevi-me, há alguns meses, se não me engano há 4 meses, em um canal no YouTube chamado "thisweekinlinux" (This Week in Linux), onde o criador do canal faz vídeos sobre diversas distribuições, atualizações, novidades em geral do mundo Linux; voltei então a me interessar mais sobre o mesmo.
E, finalmente, há cerca de 1 mês (não contei certamente, mas creio que seja aproximadamente isso) instalei o Ubuntu 10.04 e me familiarizei em todo pelo sistema! Claro, ainda há tudo a se aprender seja no Ubuntu ou em qualquer outra distribuição; quando entro no Windows (pois tenho em dual-boot), eu até já confundo o fechamento de janelas (Ubuntu por nativo fica à esquerda, no Windows à direita). Simplesmente Ubuntu, fácil, prático (parece até slogan de produto barato) e o melhor: é gratuito, tem uma bela comunidade, participativa e amigável, onde pretendo me manter ativo por muito tempo, aprender e ajudar quando possível!
É isso, fica aqui minha experiência - que continua - sobre o Ubuntu!