Autor Tópico: Linux pode ser para todos.  (Lida 10271 vezes)

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Linux pode ser para todos.
« Online: 06 de Setembro de 2010, 16:09 »
Sou usuário de computadores desde o início dos anos 90, mas apenas tive contato com o mundo Linux à cerca de dois ou três anos.
Neste tempo fiz questão de testar todas as distros de que tive notícia.
Após um período de adaptação e muito, muito aprendizado, acabei optando pelo Ubuntu, especificamente o Ultimate Edition.
Linux, e mais intimamente o Ubuntu, é fácil de usar e configurar, chega a ser divertido. O método de adicionar programas é simples e seguro, existem temas e efeitos visuais de encher os olhos. Temos foruns e pessoas que estão dispostas a ajudar. A documentação é farta e fácil de entender.
Sabemos que não existe Sistema Operacional perfeito, sempre surgirão problemas para serem solucionados, e aí, também, está a graça da coisa. No sistema “fechado”, apenas podemos esperar que alguem em algum lugar desconhecido resolva o caso. No Sistema Livre, qualquer que seja, temos a oportunidade de procurar a solução dos nossos problemas, podemos pedir ajuda em vários lugares, e sei que sempre conseguimos. Isto requer algum aprendizado, um pouco de experiência e pode ser cansativo no início, mas dá uma enorme sensação de prazer saber que se é capaz de fazer alguma coisa funcionar ao nosso gosto, do nosso jeito. E isso é Linux!
Agora falando de Linux para usuários comuns, pessoas que não tem o menor interesse em saber o que são gigabytes, teraflops, frames por segundo, kernell ou qualquer outro termo técnico que os entusiastas usam sem o menor pudor, aquele público, que usa computadores para ler email, conversar com amigos, saber das últimas notícias, jogar paciência.
Aqui chegamos ao ponto onde as coisas se complicam para o Linux. Do ponto de vista de um leigo em informática, e um pouco ajudado pela propaganda negativa, o sistema do pinguim parece difícil, tem muita coisa para aprender, precisa de adaptação.
A mudança de Sistema Operacional requer mudança de mentalidade.
Linux é sim diferente do sistema das janelas.
A quantidade enorme de distribuições, algumas produzidas de forma muito amadora, outras voltadas aos experts, acabam deixando confuso quem quer se aventurar no maravilhoso mundo do software livre. E esta confusão pode ser de tal modo desagradável que chega a afugentar muitos dos candidatos a usuário.
Outro problema para os novatos (problema que vem diminuindo rapidamente) são os usuários ciumentos do Linux, aqueles que fazem qualquer usuário iniciante se sentir o menos capacitado do mundo, com insinuações que desencorajam o aprofundamento ou a simples manifestação de suas opiniões. As pessoas se sentem de tal modo intimidadas que se retiram do mundo Linux sem se despedir.
Temos ainda que mencionar os “computadores de supermercado”, que vem com Sistema Operacional Livre instalado, mas que não trazem suporte. Tente se colocar em frente do painel de instrumentos de um caça da Força Aérea, você sabe que aquilo pode voar. Mas como conseguir a façanha sem alguem que mostre como tudo funciona?
De forma geral, podemos notar que as pessoas querem facilidade, ligar a máquina e usar, sem instalar ou configurar, sem ter que aprender ou adaptar-se.
Para vencer as barreiras impostas ao Linux, todos os que já utilizam e gostam do Sistema Linux, seja qual for a distro, devem ajudar aos que ainda estão do lado errado da “força”, a mudança de mentalidade deve ocorrer entre os usuários Linux. Chega de competição entre distribuições e demonstrações desnecessárias de profundo conhecimento técnico.
Pessoas comuns, que chegam para uma nova experiência, precisam se sentir entre iguais, precisam saber que podem contar com aquele amigo para solucionar sua dúvida.
Linux deveria ser o sistema mais usado no mundo, já que é gratuito, fácil e agradável. Mas há pessoas preferem usar versões “genéricas” daquele sistema pago.
E até onde posso perceber, os maiores culpados por esta situação somos nós, os  iniciados em Linux.
Comecemos então uma campanha pró Linux, distribuindo para os amigos nossa distro favorita,   mas sem forçar este amigo a usar esta distro unicamente. Vamos democratizar o Linux. 
Podemos estimular os iniciantes dando suporte aos que começam, falando de Linux como quem fala de qualquer coisa rotineira, sem segredos e procurando mostrar as vantagens do Pinguim.
Já faço o que sugeri acima faz algum tempo e sei que qualquer tecnofóbico consegue utilizar Linux.
A maioria precisa apenas de um pequeno estímulo, e em menos de um mês já domina os comandos básicos do temível terminal. Em pouco tempo temos alguem que sequer sabia ligar um computador, usando termos como “sudo apt-get” em seu vocabulário cotidiano.
Temos o poder de fazer as pessoas olharem além das “janelas”!





Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2010, 14:41 »
Warhead concordo com mt do que vc falou , porem discordo com o fato de vc afirmar que o Linux pode ser para todos. Atualmente msm com as facilidades criadas principalmente por distros como Ubuntu e Fedora , nossas mães e tias ainda n seriam capazes , ou teriam paciencia de fazer procedimentos que nós que gostamos do sistema fazemos , por isso afiro que atualmente o linux não eh para tds ma minha opiniao.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2010, 14:53 »
Warhead concordo com mt do que vc falou , porem discordo com o fato de vc afirmar que o Linux pode ser para todos. Atualmente msm com as facilidades criadas principalmente por distros como Ubuntu e Fedora , nossas mães e tias ainda n seriam capazes , ou teriam paciencia de fazer procedimentos que nós que gostamos do sistema fazemos , por isso afiro que atualmente o linux não eh para tds ma minha opiniao.


penso por aí
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2010, 15:19 »
Warhead concordo com mt do que vc falou , porem discordo com o fato de vc afirmar que o Linux pode ser para todos. Atualmente msm com as facilidades criadas principalmente por distros como Ubuntu e Fedora , nossas mães e tias ainda n seriam capazes , ou teriam paciencia de fazer procedimentos que nós que gostamos do sistema fazemos , por isso afiro que atualmente o linux não eh para tds ma minha opiniao.

Discordo, todo mundo que é leigo em windows manda o pc para o "técnico" ou "primo que manja", porque que com o linux deveria ser diferente? Todas as tarefas que podem ser consideradas "complicadas" nas distros "user-friendly" não deveriam ser feitas pelo "usuário final". Se existe um problema é a falta de "técnicos" ou "primo que manja" que saiba linux. O resto é questão de readaptação (no lugar de acessar o baixaki -> central de programas...).

Offline sot-legend

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2010, 16:06 »
...Aqui chegamos ao ponto onde as coisas se complicam para o Linux. Do ponto de vista de um leigo em informática, e um pouco ajudado pela propaganda negativa, o sistema do pinguim parece difícil, tem muita coisa para aprender, precisa de adaptação.
A mudança de Sistema Operacional requer mudança de mentalidade.

O ponto chave aqui foi uma coisa que você esqueceu de mencionar, toda criança se vira no windows e vai aprendendo a se virar sozinha, se o Linux fosse a primeira opção das famílias daqui uns anos só teríamos Linux no mercado. O Linux não é difícil, o problema é mudar a mentalidade como você mesmo disse, pois quando se é mais velho é mais difícil se adaptar.
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2010, 16:27 »
s/ fugir do tópico, mas acho que o zeroday, falou do hardware, e qdo novidades no kernel aprontam tal problema...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2010, 16:35 »
s/ fugir do tópico, mas acho que o zeroday, falou do hardware, e qdo novidades no kernel aprontam tal problema...
Isso também se enquadra como função do técnico.

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2010, 16:39 »
Esta é a beleza deste forum td mundo diz oq acha e tds se respeitam.
irtigor posta qualquer coisa pra sair do 666  :)
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2010, 17:09 »
Saudações para todos!
A questão está no que foi levantado pelos colegas quanto a possibilidade de se chamar um técnico ou amigo que "entende de computador".
Se um usuário de Windows paga mais de 100 reais para formatar uma máquina e ainda perde tudo o que havia na mesma, por conta de vírus ou bug no sistema, isso é considerado normal.
Por outro lado, um usuário com o mínimo de experiência em Linux jamais se sujeitaria a tal abuso.
O que faz um tão diferente do outro? Por quê será que as pessoas simplesmente se deixam levar, e ter seu dinheiro levado, deste modo?
Usuários com pouco conhecimento sempre vão precisar de ajuda, e acreditem existem pessoas que não aprendem apenas porque não querem.
E aí entra a nossa parte do trabalho.
Nós, que usamos, gostamos e alguns aquí que realmente dominam o Linux, temos uma oportunidade a cada vez que algum usuário de "janelas" tem um problema podemos introduzir a ideia do Sistema Livre.
Agora, uma vez que se consiga convencer e conquistar novo adepto, precisamos dar-lhe apoio e suporte.
Por conta das questões levantadas acima afirmei que a mudança de mentalidade deve ser dos usuários já iniciados.
Fico triste em ver que quando alguém posta aqui que vai abandonar o Linux, a resposta venha em "adeus, já vai tarde".
Acredito no Linux e na possibilidade de torná-lo o Sistema mais usado no mundo.
Sei que sempre vão precisar de técnicos para instalar programas ou resolver problemas simples. Mas isso também é bom. Surge aí uma oportunidade de trabalho.
Só para ilustrar os argumentos, minha mãezinha tem 56 anos, nunca usou computador algum na vida. Então decidi dar para ela um notebook antigo que eu tinha aqui parado. O Sistema instalado é um Ultimate Edition 2.3, baseado no Ubuntu 9.04. Acreditem quando digo, uma pessoa que poderia ser chamada de analfabeta digital consegue se virar muito bem no Ubuntu. Claro que fui eu quem configurou e instalou o que ela precisava, mas se fosse o "outro" sistema seria a mesma coisa, só que provavelmente ela teria gastado uns 200 reais para ter o mesmo resultado e ainda teria que comprar programas que vem instalados por   padrão no Linux.
A longa história contada acima só me deu mais entusiasmo.
Já comecei um projeto de recuperação de micros antigos que estavam encostados no meu trabalho, todos rodam Linux agora.
Estou apenas fazendo a minha parte para levar o Lado Linux da Força para quem estiver por perto.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2010, 17:14 por Warhead »
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2010, 19:09 »
Concordo inteiramente com Warhead. Acho que é preciso mesmo mudar essa idéia de que linux não é pra qualquer um, isso não existe. As pessoas usaram o janelas por muitos anos e quando passam a usar outro sistema se deparam com algo diferente e não encontra ninguém pra ajudá-las. Quando ligam pra um técnico (de windows) só tem a resposta: só trabalhamos com windows. Quando ligam pra um suporte de impressoras a mesma resposta. Quando acessam o site do fabricante, a mesma resposta. Então qual a sensação? De que linux é terrivel. Quando a pessoa entra no curso de informática, na verdade entra no curso de windows. As pessoas não aprendem nada sobre o computador, programas, segurança, periféricos, drivers, etc.

Respeito a opinião de todos, mas pra mim linux não é difícil, só é diferente. E para as pessoas aprenderem precisam se readaptar e mudar sua forma de pensar. Mas ai poucas pessoas estão dispostas a isso.
Quando o windows dá pau e precisa formatar, a pessoa paga pra um técnico formatar e reinstalar e ninguém reclama que o sistema é ruim. Quando a impressora não funciona porque o sistema não a reconheceu, se paga um técnico pra instalar um driver dela e nem por isso o sistema é difícil.
Quando a internet não funciona, se paga pra um técnico vir configurar a conexão mas o sistema não é difícil.
Quando o sistema começa a ficar lento, se paga técnico pra limpar o registro.
Quando o sistema pega vírus, se paga técnico pra instalar antivirus e remover as pragas.

Por favor não estou criticando o janelas, só estou mostrando problemas simples para nós mas que tem muita gente que não sabe resolver e paga pra resolvê-los e não enxergam isso como deficiências do sistema porque já se habituaram a isso. Enquanto que no linux as pessoas acham ruim colocar senha pra logar, instalar programas. Acho que deve ter gente que loga como root pra não precisar digitar senha. :)
« Última modificação: 09 de Setembro de 2010, 19:11 por RonaldoRG »
Ubuntu 12.04

Offline welgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2010, 12:19 »
Concordo com vocês, temos muita cultura Janelas e pouca cultura Linux.
É díficil mudar a cultura das pessoas, mas como diz o ditado: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."

A minha técnica para mudar isso é a seguinte:
Eu sei que o ponto fraco do Linux e o não suporte dos fabricantes.
Então quando alguém menciona em comprar um hardware eu logo falo (prego rs): Cara?! Você já viu se esse hardware suporta Linux?! Sei que talvez nunca use Linux, mas é bom se previnir o governo adotou Linux, vai saber daqui a 1 ou 2 anos como vai estar o mercado, então você vai poder se adaptar sem dor de cabeças.

Como o cliente sempre tem razão, se ele quer driver Linux, terá driver Linux.  :D
E eu também xingo fabricantes que não dão suporte Linux, eu já abro o bico: Ixi! Não tem suporte para Linux, cuidado... rs

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2010, 22:16 »
Concordo com vocês, temos muita cultura Janelas e pouca cultura Linux.
É díficil mudar a cultura das pessoas, mas como diz o ditado: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."

A minha técnica para mudar isso é a seguinte:
Eu sei que o ponto fraco do Linux e o não suporte dos fabricantes.
Então quando alguém menciona em comprar um hardware eu logo falo (prego rs): Cara?! Você já viu se esse hardware suporta Linux?! Sei que talvez nunca use Linux, mas é bom se previnir o governo adotou Linux, vai saber daqui a 1 ou 2 anos como vai estar o mercado, então você vai poder se adaptar sem dor de cabeças.

Como o cliente sempre tem razão, se ele quer driver Linux, terá driver Linux.  :D
E eu também xingo fabricantes que não dão suporte Linux, eu já abro o bico: Ixi! Não tem suporte para Linux, cuidado... rs

Começarei a adotar sua tecnica Welgomes ;D .Quem sabe fazemos alguma diferença lá na frente .
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline trance4life

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2010, 10:24 »
Warhead concordo com mt do que vc falou , porem discordo com o fato de vc afirmar que o Linux pode ser para todos. Atualmente msm com as facilidades criadas principalmente por distros como Ubuntu e Fedora , nossas mães e tias ainda n seriam capazes , ou teriam paciencia de fazer procedimentos que nós que gostamos do sistema fazemos , por isso afiro que atualmente o linux não eh para tds ma minha opiniao.

Discordo completamente...
QUem não sabe usar um computador (no caso nossas tias ou nossas mães), não sabe e pronto acabou, e se quiser aprender algo, de todo jeito vai ter que aprender do zero, e se aprende usando o WIndows, pq não pode aprender usando Linux?
EU acho que isso é muito correto Warhead, e é fácil fazer isso, eu sou um adolescente e tenho muitos amigos que também gostam de cmputador e são da mesma idade que eu, não conheço nenhum que use linux, todos usam Windows, que é um sistema supostamente mais fácil de usar, mas sempre estão pedindo minha ajuda pra consertar algo, instalar antivirus e tal, independente do sistem, sempre há possibilidade de aprendizado e adaptação, é tudo questão de tempo e de (nesse caso) atenção e paciência do "ensinador"...
É isso aí pessoal, vamos tirar cópias dos nossos LiveCD's e distribuir gratuitamente para nossos amigos, e ensinalos o que vc sabe...

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #13 Online: 21 de Setembro de 2010, 10:30 »
Warhead concordo com mt do que vc falou , porem discordo com o fato de vc afirmar que o Linux pode ser para todos. Atualmente msm com as facilidades criadas principalmente por distros como Ubuntu e Fedora , nossas mães e tias ainda n seriam capazes , ou teriam paciencia de fazer procedimentos que nós que gostamos do sistema fazemos , por isso afiro que atualmente o linux não eh para tds ma minha opiniao.

Discordo completamente...
QUem não sabe usar um computador (no caso nossas tias ou nossas mães), não sabe e pronto acabou, e se quiser aprender algo, de todo jeito vai ter que aprender do zero, e se aprende usando o WIndows, pq não pode aprender usando Linux?
EU acho que isso é muito correto Warhead, e é fácil fazer isso, eu sou um adolescente e tenho muitos amigos que também gostam de cmputador e são da mesma idade que eu, não conheço nenhum que use linux, todos usam Windows, que é um sistema supostamente mais fácil de usar, mas sempre estão pedindo minha ajuda pra consertar algo, instalar antivirus e tal, independente do sistem, sempre há possibilidade de aprendizado e adaptação, é tudo questão de tempo e de (nesse caso) atenção e paciência do "ensinador"...
É isso aí pessoal, vamos tirar cópias dos nossos LiveCD's e distribuir gratuitamente para nossos amigos, e ensinalos o que vc sabe...
Acho que fui mal compreendido.
Atualmente a cultura mundial é usar windows , por isso quando nossas mães e tias compram computadores eles vem com windows instalado , e então o pouco que elas sabem fazer elas só sabem fazer no windows . Concordo com vc quando diz que pode se aprender Linux do zero , apesar de ser mais difícil que windows ,mas justamente como a cultura atual é de usar windows acredito que atualmente linux não é para todos. Quem sabe daqui há algum tempo seja.

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline trance4life

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Linux pode ser para todos.
« Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2010, 08:18 »
Certo, agora eu o compreendo xD...