Autor Tópico: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu  (Lida 49771 vezes)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #45 Online: 03 de MAR?O de 2011, 16:19 »
Não sei se é impressão minha, mas acho a central de programas bem mais amigável, pois quando procuramos determinado programa nela o achamos rapidinho, quanto ao Synaptic, achamos um monte de programas os quais na verdade não consigo entender porque tantos, talvez sejam dependências ou coisas do tipo.

Mas o Central de programas deixa as coisas mais mascaradas, por exemplo, aquele seu erro de instalação por não ter os repositórios atualizados, onde no Central de programas podemos fazer isso, ou seja, a atualização dos repositórios, no terminal seria o comando sudo apt-get update e no Synaptic seria clicar no botão Recarregar. Já no Central de programas não visualizei nada referente a isso numa olhada rápida, se tiver está bem escondido. Outro exemplo, como consertar pacotes quebrados pelo Central de programas? Pelo apt-get, comando sudo apt-get install -f e pelo Synaptic, menu Editar > Corrigir pacotes quebrados.

Para mim é assim:

Central de programas o mais simples e com menos possibilidade.

Synaptic o intermediário com bem mais possibilidades.

Apt-get o avançado com todas as possibilidades, hehehe.

Portanto uso somente os dois últimos com uma pequena vantagem para o Synaptic por aliar um uso mais avançado com a facilidade de ser gráfico.
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2011, 18:09 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Richether

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #46 Online: 03 de MAR?O de 2011, 16:27 »
Não sei se é impressão minha, mas acho a central de programas bem mais amigável, pois quando procuramos determinado programa nela o achamos rapidinho, quanto ao Synaptic, achamos um monte de programas os quais na verdade não consigo entender porque tantos, talvez sejam dependências ou coisas do tipo.

Mas o Central de programas deixa as coisas mais mascaradas, por exemplo, aquele seu erro de instalação por não ter os repositório atualizados, onde no Central de programas podemos fazer isso, ou seja, a atualização dos repositórios, no terminal seria o comando sudo apt-get update e no Synaptic seria clicar no botão Recarregar. Já no Central de programas não visualizei nada referente a isso numa olhada rápida, se tiver está bem escondido. Outro exemplo, como consertar pacotes quebrados pelo Central de programas? Pelo apt-get, comando sudo apt-get install -f e pelo Synaptic, menu Editar > Corrigir pacotes quebrados.

Para mim é assim:

Central de programas o mais simples e com menos possibilidade.

Synaptic o intermediário com bem mais possibilidades.

Apt-get o avançado com todas as possibilidades, hehehe.

Portanto uso somente os dois últimos com uma pequena vantagem para o Synaptic por aliar um uso mais avançado com a facilidade de ser gráfico.

eu concordo
raramente uso o central de programas
Kubuntu 12.04 LTS 64 bits
linux total participe!

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #47 Online: 03 de MAR?O de 2011, 17:41 »
Bem explicado Linuser, e eplo que entendi, realmente os dois último são bem mais úteis, só que ainda tenho que me familiarizar com o terminal.
Valeu!!!
gustavopaulinno

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #48 Online: 03 de MAR?O de 2011, 18:12 »
Bem explicado Linuser, e eplo que entendi, realmente os dois último são bem mais úteis, só que ainda tenho que me familiarizar com o terminal.
Valeu!!!

Só para complementar, eu só usaria o Central de programas se a retirada do Synaptic de possíveis versões do Ubuntu fizessem com que o Central de programas se tornasse um aplicativo mais poderoso do que nos dias atuais. Somente aí acho que valeria a pena a troca, caso contrário, um simples sudo apt-get install synaptic resolveria o caso como um colega aqui do fórum já falou. ;)
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Richether

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #49 Online: 03 de MAR?O de 2011, 19:59 »
Bem explicado Linuser, e eplo que entendi, realmente os dois último são bem mais úteis, só que ainda tenho que me familiarizar com o terminal.
Valeu!!!

Só para complementar, eu só usaria o Central de programas se a retirada do Synaptic de possíveis versões do Ubuntu fizessem com que o Central de programas se tornasse um aplicativo mais poderoso do que nos dias atuais. Somente aí acho que valeria a pena a troca, caso contrário, um simples sudo apt-get install synaptic resolveria o caso como um colega aqui do fórum já falou. ;)

falou tudo agora
Kubuntu 12.04 LTS 64 bits
linux total participe!

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #50 Online: 04 de MAR?O de 2011, 17:00 »
Realmente, é só instalar o danado do Synaptic.
gustavopaulinno

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #51 Online: 06 de MAR?O de 2011, 07:10 »
Concordo que um LiveDVD ia ajudar muito, mas acho que o problema do CD não é porque alguém não tenha leitor de DVD, mas sim porque muita gente ainda tem internet ruim, dificultando o download de uma ISO grande.
Concordo plenamente, a maioria tem internet discada e deixa baixando "alguns dias" para tem a imagem iso de cd, imagina se fosse DVD, teria que esperar meses, hehe.

Acho meio pesado dizer que a maioria tem internet discada, mas enfim ...
Quanto a baixar uma ISO de um DVD, isso sim iria levar meses ... rsrs
Eu estava com dificuldade de acesso nessas últimas semanas, mas teria como baixar na casa de amigos, lan house ou então fazer a encomenda pelo ShipIt.
Então eu sei bem como é ruim baixar um arquivo grande.
De qualquer forma, o ideal mesmo é eu ter a minha cópia customizada e não ficar reclamando mais!
Mas que eu prefiro um Live DVD, aahh eu prefiro siimm.... rsrs  ::)

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #52 Online: 27 de MAR?O de 2011, 09:07 »
Eu não vejo problema já que podemos instalar.

1) Eu uso muitas vezes o terminal, mas o synapatic me ajuda muito na instalação de programas especificos como o gimp, pois me permite escolher todos os plugins que preciso e o gap sem necessidade de andar lembrando cada um.

2) O synapatic é necessario por que o terminal não da essa opção descrita acima.

3) A Central de programas é muito bõa e é uma coisa diferente do synapatic. Ela permite ver programas que de outra forma nunca saberiamos que existe.

As críticas somente deveriam ser feitas com responsabilidade, analizando cada coisa.

Parabéns a equipe e ao criador do Ubuntu. A intenção do coração feita ação demonstra o Ser que ele é.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #53 Online: 27 de MAR?O de 2011, 12:29 »
Eu não vejo problema já que podemos instalar.

1) Eu uso muitas vezes o terminal, mas o synapatic me ajuda muito na instalação de programas especificos como o gimp, pois me permite escolher todos os plugins que preciso e o gap sem necessidade de andar lembrando cada um.

2) O synapatic é necessario por que o terminal não da essa opção descrita acima.

3) A Central de programas é muito bõa e é uma coisa diferente do synapatic. Ela permite ver programas que de outra forma nunca saberiamos que existe.

As críticas somente deveriam ser feitas com responsabilidade, analizando cada coisa.

Parabéns a equipe e ao criador do Ubuntu. A intenção do coração feita ação demonstra o Ser que ele é.

O comando apt-cache search termo, por exemplo:

sudo apt-cache search gimp

Irá mostrar todos os pacotes relativos ao gimp, portanto sem essa de que o terminal não pode pesquisar por nomes, talvez o modo gráfico seja mais cômodo, somente isso.

Acho que você não conhece bem o uso do Synaptic, pois se perdesse um tempinho navegando por ele e vendo suas opções saberia que isso que você falou no item 3 pode sim ser feito por ele pelos seus filtros, aliás o Synaptic faz tudo que o central de programas faz e muito mais.

O central de programas é apenas uma simplificação e algo para deixar mais à vista dos iniciantes e também para chamar a atenção para programas que se pode comprar tipo o que o itunes faz.

Ao contrário de você acho que as cíticas são válidas e feitas de maneira responsável por aqui.

Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #54 Online: 01 de Abril de 2011, 12:06 »
o apt-cache e apt show, etc não vem por padrão, vc tem que instalar. Pelo menos antes foi assim.

Para fazer criticas construtivas, nós temos que estar cientes das dificuldades da equipe do Ubuntu e agradecidos a seu criador.
O Ubuntu como qualquer linux, permite a escolha total. Por exemplo, se o gnome3 vier com tantas dificuldades para configurar e o kde for muito pesado eu coloco outro gerenciador mais leve e uso os programas que achar mais convenientes.

Por outro lado o gerenciador de programas é sim diferente do synapatic. Mas é claro, se vamos ao codigo fonte podemos encontrar muitas similitudes e opções que eu com mais de 10 anos de linux desconheço.

As criticas das pessoas são so de ouvido. Por exemplo vc da por certo as crenças religiosas que a sociedade e sua familia deu como herança. Mas se for a historia universal e a ciência, poderá comprovar que é tudo falso! Mas é claro, a maioria mata por isso.

Façamos críticas somente depois de usar e investigar. O critério é fundamental para o crecimento da humanidade. Ubuntu!...


Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #55 Online: 01 de Abril de 2011, 14:10 »
o apt-cache e apt show, etc não vem por padrão, vc tem que instalar. Pelo menos antes foi assim.

Para fazer criticas construtivas, nós temos que estar cientes das dificuldades da equipe do Ubuntu e agradecidos a seu criador.
O Ubuntu como qualquer linux, permite a escolha total. Por exemplo, se o gnome3 vier com tantas dificuldades para configurar e o kde for muito pesado eu coloco outro gerenciador mais leve e uso os programas que achar mais convenientes.

Por outro lado o gerenciador de programas é sim diferente do synapatic. Mas é claro, se vamos ao codigo fonte podemos encontrar muitas similitudes e opções que eu com mais de 10 anos de linux desconheço.

As criticas das pessoas são so de ouvido. Por exemplo vc da por certo as crenças religiosas que a sociedade e sua familia deu como herança. Mas se for a historia universal e a ciência, poderá comprovar que é tudo falso! Mas é claro, a maioria mata por isso.

Façamos críticas somente depois de usar e investigar. O critério é fundamental para o crecimento da humanidade. Ubuntu!...



Humm com mais de 10 anos, pena que ainda não tenha dado tempo de fuçar o sistema né. O comando o apt-cache já vem sim instalado no sistema, pelo menos no Ubuntu e é nele que estamos falando. Viva eu com meus pouquíssimos anos de linux que não chega nem a 4 anos.

Tudo que foi dito aqui, pelo menos por mim, falava assim, se o Central de programas for igual ao que conhecemos nos dias de hoje, será uma pena removerem o excelente Synaptic que é a "cara" de distribuições Debian. Sei que o Synaptic foi criado pela Conectiva em distros RPM, mas foi com o Debian que se firmou.

Não creio que ele (central de programas) irá mudar muito do que é hoje em dia, pois como visa ser algo para leigos, será sempre simplista. Agora é claro que se melhorar ninguém aqui irá achar ruim e voltar atrás para dizer, eu estava errado.

É só olhar as reclamações aqui sobre a retirada do GDebi, função que agora tem a pretensão de ser fornecida pelo horrendo central de programas.

É claro que só podemos falar do passado e do presente, pois falar com sobre o futuro é exercício de adivinhação.
« Última modificação: 01 de Abril de 2011, 14:13 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Acson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #56 Online: 02 de Abril de 2011, 15:52 »
Impressão minha ou o ubuntu vem se distanciando cada vez mais da proposta inicial e adentrando a proposta da Canonical?
 ???

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #57 Online: 02 de Abril de 2011, 15:57 »
Impressão minha ou o ubuntu vem se distanciando cada vez mais da proposta inicial e adentrando a proposta da Canonical?
 ???

Esse tópico não é bem para essa discussão, e tem como o Ubuntu não estar na proposta da Canonical? Afinal ele próprio é a principal proposta dela desde o início.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #58 Online: 10 de Abril de 2011, 01:44 »
Ah eu gostei da central.

Você vê os icones dos aplicativos certinho, tudo explicadinho e você pode testar.

Pode até consumir mais RAM mas isso realmente é útil.

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #59 Online: 12 de Abril de 2011, 17:24 »
Gente eu uso tudo.

Para investigar e conhecer novos aplicativos eu acho a do Ubuntu ótima, informa e mostra muito bem; o synapatic nem perto nesse aspecto.

Para instalar os programas como o Gimp por exemplo, eu prefiro usar o synapactic, pois digito gimp e aparece todos os pacotes me permitindo uma ótima escolha.

Para corrigir erros ou limpar, mesmo para agregar repositorios e chaves, eu prefiro o terminal que me faz sentir mais seguro.

Para quando tenho que andar pelo sistema eu não abro mão do velho MC.

ED por ai vai. Cada coisa no seu lugar!