Autor Tópico: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu  (Lida 49759 vezes)

Offline JoseMelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 327
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #15 Online: 04 de Setembro de 2010, 17:33 »
Alguns não estão entendendo bem. O Synaptic só não será instalado por padrão, mas estará disponível na Central de Programas para ser instalado quando o usuário quiser.

alarcon

  • Visitante
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #16 Online: 04 de Setembro de 2010, 17:46 »
Alguns não estão entendendo bem. O Synaptic só não será instalado por padrão, mas estará disponível na Central de Programas para ser instalado quando o usuário quiser.

Acho que todos que escreveram até aqui entenderam bem que se pode instalar ele depois, portanto o problema não é esse. Quanto a mim, eu vejo é que todo este trabalho, malabarismo para enxugar uns míseros MBs de tamanho, deixando o liveCD sem boas ferramentas, é um retrocesso, opinião pessoal que a canonical não está nem aí.

Para mim, já que o sistema está ficando maior, passa logo a fazer uma ISO com 1 GB que se pode instalar num pendriver ou DVD e que manterá a característica de live (livependriver ou liveDVD) com boas ferramentas mantidas do que ficar nesse processo penoso de escolher o que fica e o que sai da ISO.

PS: Não existe coisa mais chata do que baixar 700MB numa conexão não muito rápida, instalar o sistema e verificar que para ele ficar completo ainda terá de baixar mais coisas. Se muitos preferem distros como o Mint que vem com os codecs que no Ubuntu ainda precisa ser instalado, imagina agora com o tempo, retirando coisas e mais coisas, como vai ser.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2010, 17:54 por alarcon »

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #17 Online: 04 de Setembro de 2010, 18:16 »
Alguns não estão entendendo bem. O Synaptic só não será instalado por padrão, mas estará disponível na Central de Programas para ser instalado quando o usuário quiser.

Acho que todos que escreveram até aqui entenderam bem que se pode instalar ele depois, portanto o problema não é esse. Quanto a mim, eu vejo é que todo este trabalho, malabarismo para enxugar uns míseros MBs de tamanho, deixando o liveCD sem boas ferramentas, é um retrocesso, opinião pessoal que a canonical não está nem aí.

Para mim, já que o sistema está ficando maior, passa logo a fazer uma ISO com 1 GB que se pode instalar num pendriver ou DVD e que manterá a característica de live (livependriver ou liveDVD) com boas ferramentas mantidas do que ficar nesse processo penoso de escolher o que fica e o que sai da ISO.

PS: Não existe coisa mais chata do que baixar 700MB numa conexão não muito rápida, instalar o sistema e verificar que para ele ficar completo ainda terá de baixar mais coisas. Se muitos preferem distros como o Mint que vem com os codecs que no Ubuntu ainda precisa ser instalado, imagina agora com o tempo, retirando coisas e mais coisas, como vai ser.



Para mim até agora ainda dá para eu usar Ubuntu (por isso vou manter meu Lts por muito tempo a melhor versão já feita, melhor que ela sei não...) mais se as coisas continuarem assim...

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2010, 19:25 »
Alguns não estão entendendo bem. O Synaptic só não será instalado por padrão, mas estará disponível na Central de Programas para ser instalado quando o usuário quiser.

Acho que todos que escreveram até aqui entenderam bem que se pode instalar ele depois, portanto o problema não é esse. Quanto a mim, eu vejo é que todo este trabalho, malabarismo para enxugar uns míseros MBs de tamanho, deixando o liveCD sem boas ferramentas, é um retrocesso, opinião pessoal que a canonical não está nem aí.

Para mim, já que o sistema está ficando maior, passa logo a fazer uma ISO com 1 GB que se pode instalar num pendriver ou DVD e que manterá a característica de live (livependriver ou liveDVD) com boas ferramentas mantidas do que ficar nesse processo penoso de escolher o que fica e o que sai da ISO.

PS: Não existe coisa mais chata do que baixar 700MB numa conexão não muito rápida, instalar o sistema e verificar que para ele ficar completo ainda terá de baixar mais coisas. Se muitos preferem distros como o Mint que vem com os codecs que no Ubuntu ainda precisa ser instalado, imagina agora com o tempo, retirando coisas e mais coisas, como vai ser.



Para mim até agora ainda dá para eu usar Ubuntu (por isso vou manter meu Lts por muito tempo a melhor versão já feita, melhor que ela sei não...) mais se as coisas continuarem assim...

calma colega, o foco do Ubuntu sempre é a facilidade do usuário final, também fiquei mais assustado c/ essa do synaptic
mas é bem verdade que a central de programas (que era o velho add e remover programas) é muito prático p/ recem chegados ao Linux pelo Ubuntu.
já o synaptic é a gui do apt-get, e é p/ aquela turma cascuda que gosta de ver o que tem instalado. claro que essa turma ñ vai abrir mão do synaptic, e até sugerir sua instalação.
ainda acho que entre o synaptic e mantenedor de sistema, eu sou a favor da retirada desse 2º, até porque é um programa que leva usuários viciados em windows a fazerem o que ñ se deve por aqui.

Alarcon, também acho, que um dia ñ vai ter como segurar mais o mero livecd, essas mídias c/ o passar do tempo vão desaparecer, e será a hora do dvd, bluray, usb, hd externo e o que vier...
hj, as pl. mães facil/ dão boot por vários setores.
e as possibilidades de se instalar o ubuntu, são várias até por esse excelente tutorial do pintinho - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66202.0.html
também que o crescimento do kernel do linux - http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_%28n%C3%BAcleo%29
as telas de instalação do ubuntu, que prezam a facilidade...
o carregamento básico, de pacotes, drives, programas... todos somente o mínimo exigido p/ um começo.
mas até ao 11.04 esse assunto vai render...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2010, 19:55 »
Citar
Só que com essas mudanças o Ubuntu, ou melhor, o liveCD vai perdendo sua característica principal que é usar um sistema operacional "completo" sem instalar no PC e isso é útil em muitas situações e foi um grande atrativo para o mundo linux frente ao windows e aos poucos grandes ferramentas vão sendo retiradas e nem vem que o central de programas não chega nem perto do que o Synaptic é capaz de fazer e dizer que ferramenta como o Synaptic é para usuários intermediários em diante é brincadeira, pois algo mais fácil do que ele é impossível.
Eu não concordo com esse comentario. Se for pra usar como live não presisa do synaptic e sim de mais programas. No caso o gimp faz muito mais falta no modo live que o Synaptic. E a central de programas avançou vertiginosamente no 10.10. A canonical deveria fundir o Sinaptic e a central de programas. Sei lá tipo: ter uma opção na central de programas para marcar tipo modo avançado que se marcado ficaria mais complento alá sinaptic. Só sonhando.... :)

alarcon

  • Visitante
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2010, 20:52 »
Eu não concordo com esse comentario. Se for pra usar como live não presisa do synaptic e sim de mais programas. No caso o gimp faz muito mais falta no modo live que o Synaptic. E a central de programas avançou vertiginosamente no 10.10. A canonical deveria fundir o Sinaptic e a central de programas. Sei lá tipo: ter uma opção na central de programas para marcar tipo modo avançado que se marcado ficaria mais complento alá sinaptic. Só sonhando.... :)

Não estava nem me referindo ao Synaptic em si, mas a esse processo de remoção de coisas no sistema que logo, logo irá deixar a vantagem de ser liveCD sem sentido, mas voltando ao Synaptic eu acho ele importante sim em liveCD também até para se poder solucionar pacotes quebrados, gerar script de instalação de pacotes para se baixar em outro pc quando não se está com acesso a internet resolvendo aquele problema de quais dependências são necessárias a se baixar, verificar nome exato de um pacote quando vc esqueceu etc, sei que o apt-get pode suprir isso, mas para aqueles chamados de usuário final, que vocês gostam tanto de falar (nada pejorativo ok), é melhor algo gráfico como o Synaptic do que o apt-get em terminal.

Tomara mesmo que o central de programas, com a remoção do Synaptic, seja aperfeiçoado e faça várias funções que só seriam possíveis pelo Synaptic/apt-get, mas não vejo que seria esse o caminho. Acho que ele vai ser mais um itunes da vida, ou seja, uma vitrine para se baixar e instalar sofware pago.

alarcon

  • Visitante
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2010, 21:05 »

calma colega, o foco do Ubuntu sempre é a facilidade do usuário final, também fiquei mais assustado c/ essa do synaptic
mas é bem verdade que a central de programas (que era o velho add e remover programas) é muito prático p/ recem chegados ao Linux pelo Ubuntu.
já o synaptic é a gui do apt-get, e é p/ aquela turma cascuda que gosta de ver o que tem instalado. claro que essa turma ñ vai abrir mão do synaptic, e até sugerir sua instalação.
ainda acho que entre o synaptic e mantenedor de sistema, eu sou a favor da retirada desse 2º, até porque é um programa que leva usuários viciados em windows a fazerem o que ñ se deve por aqui.

Alarcon, também acho, que um dia ñ vai ter como segurar mais o mero livecd, essas mídias c/ o passar do tempo vão desaparecer, e será a hora do dvd, bluray, usb, hd externo e o que vier...
hj, as pl. mães facil/ dão boot por vários setores.
e as possibilidades de se instalar o ubuntu, são várias até por esse excelente tutorial do pintinho - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66202.0.html
também que o crescimento do kernel do linux - http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_%28n%C3%BAcleo%29
as telas de instalação do ubuntu, que prezam a facilidade...
o carregamento básico, de pacotes, drives, programas... todos somente o mínimo exigido p/ um começo.
mas até ao 11.04 esse assunto vai render...

Aí que tá, será mesmo que é bom ficar satisfazendo somente esses "usuários finais" que ao me ver são os mais ingratos possíveis, pois basta aparecer um sistema operacional mais fru-fru que eles estão mudando de lado, hehehe.

Brincadeira a parte, vou discordar só um pouquinho de você, não acho que o uso do Synaptic seja para usuários mais cascudos, mas opinião é opinião e respeito muito a sua. Se fosse o uso do apt-get nem dizia nada, esse realmente requer um pouco mais de conhecimento.

Pensando da forma como estão fazendo, você falou algo brincando:

Citar
Vixe, se tirarem o terminal ai complica. kkkk
pois ter que ficar procurando pacotes lá naquela central de programas é um saco, se que bem que também por ela dá p/ instalar o bom e velho synaptic.
sincera/, acho que podiam eram pensar em outras coisa, tipo jogos... aquele perigoso mantenedor de sistema...

e que até pode estar na mira sim, pois já que é possível acessar o terminal, puro, com as teclas de atalho (Ctrl+Alt+F1, por exemplo) para que ter o emulador de terminal gnome-terminal já que os "usuários finas" não gostam de nada que não seja gráfico. Mais uns míseros MBs livres, oba!

Não dá a ideia rjbgbo, kkkkkkkkkk.

Talvez os manuais dos comandos também devessem ficar de fora, quantos são os "usuários finais" que verificam os mesmos, mais uns MBs, tá ficando bom, hehehe.

Assim o termo "usuários finais" ficará sinônimo de "usuários bobos". :P
« Última modificação: 04 de Setembro de 2010, 21:08 por alarcon »

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2010, 21:41 »
Pra mim estou desconfiando que o Ubuntu ta querendo parecer com o Chromium OS.




Já que a maioria só quer usar a internet, porque não colocar só o necessario?




Tomara que eu esteja errado.

Offline Mateusislaneo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Rock 'n' Roll, Baby.
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2010, 22:27 »
e dizer que ferramenta como o Synaptic é para usuários intermediários em diante é brincadeira, pois algo mais fácil do que ele é impossível.

Realmente o synaptic eh muito facil de usar, eu acho que a canonical pensa que todo novo user é preguiçoso e só por não saber usar de cara, vai desistir do ubuntu!! >:(
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

Offline Bluray

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #24 Online: 06 de Setembro de 2010, 06:07 »
O ubuntu ta ficar um sistema para netbooks, eu acho muitos que dão estas ideias  são de pessoal utiliza o ubuntu como segundo sistema operativo pois se utiliza-sem como o seu sistema operativo diário não teriam ideias destas   
@CMatomic

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #25 Online: 08 de Setembro de 2010, 19:45 »
Claro que o Synaptic poderá ser instalado, mas esse caminha de simplificar demais o Ubuntu escondendo ou retirando ferramentas de configuração não me agrada.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #26 Online: 09 de Setembro de 2010, 14:23 »
e dizer que ferramenta como o Synaptic é para usuários intermediários em diante é brincadeira, pois algo mais fácil do que ele é impossível.

Realmente o synaptic eh muito facil de usar, eu acho que a canonical pensa que todo novo user é preguiçoso e só por não saber usar de cara, vai desistir do ubuntu!! >:(
Eu não diria tds , mas certamente a maioria sim.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline sot-legend

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #27 Online: 09 de Setembro de 2010, 14:50 »
Eu quando limpo meus dados, removo primeiro o que é redundante ou está em duplicidade ( fotos iguais, musicas iguais, etc ) e deixo o que é unico e importante.

Quem sabe a Canonical esteja fazendo a mesma coisa....

Concordo com você Tota, acredito que a Canonical esteja fazendo exatamente isso, e pelo fato da Central de Programas ser mais fácil de usar (para iniciantes) eles o conservaram, usuários avançados sempre se viram independente do que retire e coloque (lá ele).
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #28 Online: 09 de Setembro de 2010, 17:27 »

Concordo com você Tota, acredito que a Canonical esteja fazendo exatamente isso, e pelo fato da Central de Programas ser mais fácil de usar (para iniciantes) eles o conservaram, usuários avançados sempre se viram independente do que retire e coloque (lá ele).

Para mim o Synaptic é a identidade de distros baseadas no Debian, acho até que nem foi esta distro que inventou o Synaptic, parece-me que foi a distro Conectiva com pacotes rpm, mas foi com as distros baseadas no Debian que esta ferramenta ganhou destaque e se firmou.

Concordo com outros usuários que falaram que talvez a intenção seja deixar mais a mostra, uma vitrine tipo itunes, dos softwares pagos que serão exibidos por tal ferramenta (Central de Programas) daqui para frente.

Sei que posso instalar depois, mas talvez se torne uma ferramenta que somente vai sendo recompilada para novas versões do Ubuntu sem nenhuma melhoria daqui para frente, tornando-se obsoleta, como o firestarter que há tempos está na mesma versão. O que salva é ele ser um firewall e como tal as regras Iptables não mudam tanto.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Synaptic será removido da instalação do Ubuntu
« Resposta #29 Online: 09 de Setembro de 2010, 21:15 »
Citar
Para mim o Synaptic é a identidade de distros baseadas no Debian, acho até que nem foi esta distro que inventou o Synaptic, parece-me que foi a distro Conectiva com pacotes rpm, mas foi com as distros baseadas no Debian que esta ferramenta ganhou destaque e se firmou.

Concordo com outros usuários que falaram que talvez a intenção seja deixar mais a mostra, uma vitrine tipo itunes, dos softwares pagos que serão exibidos por tal ferramenta (Central de Programas) daqui para frente.
Talvez seja isso justamente a parte positiva. A Canonical criando seus próprios programas (sua própria identidade) que claro não ficará parado no tempo. Quem sabe no futuro a central de programas não agrade tanto iniciantes quanto avançados.