Autor Tópico: Um alerta a usuários iniciantes ou não  (Lida 3306 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Um alerta a usuários iniciantes ou não
« Online: 16 de Setembro de 2010, 08:34 »
A tempos, venho querendo falar isso aqui no fórum. É sobre certas características de uso do Linux.

Ele é um sistema operacional, com características próprias, então toda aquela cultura que trazemos de outros sistemas deve ser revista.

Uma delas são as instalações de programas, sejam buscados em sites, como se costuma fazer em outros sistemas, seja mudando a lista de repositórios original de cada versão do Ubuntu.
Isso tem seu preço por aqui, assim como lá, mas sendo que aqui a arquitetura é mais sólida quado também se trata de instalação, remoção e atualização de programas, isso afim de manter a estabilidade do sistema.

Eu não instalo nada de outros sites no Ubuntu, nem programas de instalações fontes (veja mais sobre instalação de programas - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html) , evito o máximo que posso adicionar novidades a lista de repositório.

Sei que uma novidade nessa área virá a partir do Ubuntu 10.10 - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66416.msg403048.html#msg403048
Mas ainda assim é bom tomar muito cuidado.
Vejo que tal prática é a causa de muitas das reclamações de problemas e instabilidade com o Ubuntu aqui no fórum.

Taí meu alerta, acho que os(as) colegas vão também dar seus conselhos, seja em que área for, será muito bem vindo.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 08:59 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Um alerta a usuários iniciantes ou não
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2010, 08:40 »
A tempos vemos, venho querendo falar isso aqui no fórum. É sobre certas características de uso do Linux.

Ele é um sistema operacional, com características próprias, então toda aquela cultura que trazemos de outros sistemas deve ser revista.

Uma delas são as instalações de programas, sejam buscados em sites, como se costuma fazer em outros sistemas, seja mudando a lista de repositórios original de cada versão do Ubuntu.
Isso tem seu preço por aqui, assim como lá, mas sendo que aqui a arquitetura é mais sólida quado também se trata de instalação, remoção e atualização de programas, isso afim de manter a estabilidade do sistema.

Eu não instalo nada de outros sites no Ubuntu, nem programas de instalações fontes (veja mais sobre instalação de programas - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html) , evito o máximo que posso adicionar novidades a lista de repositório.

Sei que uma novidade nessa área virá a partir do Ubuntu 10.10 - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66416.msg403048.html#msg403048
Mas ainda assim é bom tomar muito cuidado.
Vejo que tal prática é a causa de muitas das reclamações de problemas e instabilidade com o Ubuntu aqui no fórum.

Taí meu alerta, acho que os(as) colegas vão também dar seus conselhos, seja em que área for, será muito bem vindo.
Concordo plenamente.

O pior é qunado o sistema tá instável e alguns pulam logo para cupar o Ubuntu.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Um alerta a usuários iniciantes ou não
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2010, 09:42 »
Concordo. Mas acho que se a pessoa for bem criteriosa e analisar a real necessidade da instalação dificilmente haverá problemas. Acontece que tem gente que quer instalar tudo quanto é programa sem ao menos consultar o repositório um programa compatível e e pior ainda sem necessidade. Confio muito no repositório Medibuntu e nunca tive problemas com ele. Existem também diversos sites e blogs que dão boas orientações precisas sobre instalações de novos programas como o Ubuntued por exemplo.

Ainda assim é preciso ter muita cautela e não ser impulsivo: o que vê de novo instala. Realmente essa cultura deve ser mudada: os repositórios devem ter preferência.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 16:04 por cadubts »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Um alerta a usuários iniciantes ou não
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2010, 14:42 »
Penso que se o usuário se dispões a experimentar algo sem suporte tem também de estar disposto a arcar com as consequências.

Exemplo, meu sistema principal é bastante alterado, alem de já ser o 10.10 ainda tem habilitado um monte de ppa's e software não suportado (Java-Sun do Lucid, já que não tem pro Maverick ainda), mas eu sei do risco e estou tranquilo quanto a possibilidade de quebra.

O que não é legal é fazer o mesmo e em caso de problemas culpar a distribuição.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Um alerta a usuários iniciantes ou não
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2010, 16:01 »
Acho que isso se aplica mais a iniciantes sempre instalei vários aplicativos que não vem no repositório padrão e nunca tive problema. Se der problema eu removo. E sempre olho no comando top o que o aplicativo está executando para ver se quais os arquivos que ele executa.
Certifico antes de instalar se não gerará conflitos entre as libs que tenho no sistema com as requisitadas pelo programa.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Um alerta a usuários iniciantes ou não
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2010, 16:03 »
Acho que isso se aplica mais a iniciantes sempre instalei vários aplicativos que não vem no repositório padrão e nunca tive problema. Se der problema eu removo. E sempre olho no comando top o que o aplicativo está executando para ver se quais os arquivos que ele executa.
Certifico antes de instalar se não gerará conflitos entre as libs que tenho no sistema com as requisitadas pelo programa.
O problema é que msm usuários não iniciantes cometem erros como esses.  ;)
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."