Autor Tópico: Resolução 800x600, janelas dos programas ficam gigantes.  (Lida 2781 vezes)

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Resolução 800x600, janelas dos programas ficam gigantes.
« Online: 02 de Dezembro de 2010, 03:43 »
É, ainda não consegui resolver totalmente o problema de resolução.
Só falta resolver este último problema:  Eu uso a 800x600, e 90% dos programas ficam grandes demais em suas janelas, forçando à ficar manipulando toda hora para poder mexer nas ferramentas. Na maioria das vezes preciso mudar para a resolução automatica, onde a tela fica menor, mas as minhas vistas já não são mais as mesmas rsrs.
Já procurei algum tópico similar, mas não encontrei. Como faço? Tem solução?

Placa de vídeo: NVidia GeForce FX 5200...

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: Resolução 800x600, janelas dos programas ficam gigantes.
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2010, 09:28 »
Olá,

Tente usar o zoom dos próprios programas para achar a melhor solução para você.

Alguns programas, como o Firefox, o Evince (visualizador de PDF) e o Open Office, aceitam um esquema que é manter
pressionada a tecla Control e girar a rodinha do mouse para aumentar ou diminuir o zoom.

Flavio

Offline fpissarra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 246
    • Ver perfil
    • Lost in the e-Jungle
Re: Resolução 800x600, janelas dos programas ficam gigantes.
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2010, 10:18 »
É, ainda não consegui resolver totalmente o problema de resolução.
Só falta resolver este último problema:  Eu uso a 800x600, e 90% dos programas ficam grandes demais em suas janelas, forçando à ficar manipulando toda hora para poder mexer nas ferramentas. Na maioria das vezes preciso mudar para a resolução automatica, onde a tela fica menor, mas as minhas vistas já não são mais as mesmas rsrs.
Já procurei algum tópico similar, mas não encontrei. Como faço? Tem solução?

Placa de vídeo: NVidia GeForce FX 5200...

Eu também estou ficando cego como um morcego. Por aqui eu uso o compiz para permitir Zoom usando a tecla <Super>+Mouse wheel... pra mim fica joia...

Uso a resolução 1280x1024, mas uso também o Zoom direto! :)

Darcamo

  • Visitante
Re: Resolução 800x600, janelas dos programas ficam gigantes.
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2010, 16:21 »
O melhor realmente é utilizar a resolução maior e usar o zoom quando necessário.

Ao invés de reduzir a resolução uma boa dica é aumentar o número de pontos por polegada das fontes utilizadas. Para isso vá em
Sistema > Preferências > Aparência
Escolha a aba "Fontes" e clique em "Detalhes". Aumente então o número de pontos por polegada das fontes. Aqui uso uma resolução muito alta (1920x1200) e as fontes ficavam pequenas demais. Aumentei os pontos por polegada das fontes para 114 (era 96 antes, se não me engano) e agora elas estão com um tamanho mais agradável para leitura. Apenas programas em java é que não respeitam essa configuração e as fontes continuam pequenas. Nesse caso recorro ao plugin de zoom do compiz como já mencionaram.

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Resolução 800x600, janelas dos programas ficam gigantes.
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2010, 02:34 »
Obrigado pessoal, mas não deu muito certo aqui.
O zoom não  rola nos progs que mais uso. Não uso mais o Compiz porque tirava a performance dos programas, e após desativar com o Fusion Icon (usando Metacity), a performance triplicou no PC aqui, principalmente em edição de vídeo e previas.
Ativei o Compiz p/ testar o zoom, mas não rolou...desativei denovo.
Fiz o que Darcamo sugeriu, mas só melhorou  deixando a resolução em 800x600 e diminuindo os pontos por polegada das fontes para 75.
Mas como ainda ficaram pequenas as letras (embora tenha melhorado 50%), e uns programas não respeitaram com suas janelas grandes, acabei voltando a estaca zero, e retornei às configurações anteriores (800x600 com polegada das fontes em 96).

É uma pena isso, com um SO tão bom, e, até melhor que o Win 7.
Eu uso o 10.4.  No 10.10 ainda tem este problema?
 

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Resolução 800x600, janelas dos programas ficam gigantes.
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2010, 07:37 »
Que tipo de programa você usa? Existem alguns que apesar de funcionarem, não ficam bem integrados com o sistema (programas java, por ex). Ai não tem muito o que fazer.

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Resolução 800x600, janelas dos programas ficam gigantes.
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2010, 00:36 »
Irtigor

Me desculpe pela demora na resposta, pois estava muito doente, hospital, etc..e só recentemente sarei.
Mas voltando ao assunto, é quase em todos os programas, e acho que tudo está configurado corretamente. Bom, não sou tão iniciante mais assim no Linux, embora serei um eterno aprendiz.
Aqui uma lista incompleta rsrs; Baobab, Devede, K9copy, Nero-Linux, OpenShot, QDVDAuthor, NVIDIA X Server Settings, Utilitário de Unidades.
Os que não são graves, a altura da janela fica um pouco maior, e nesse caso o que me salva são os botões de ocultação, tanto no painel inferior quanto no superior que eu ativei.
Isso é a única coisa que não consegui resolver no Ubuntu, de algumas que apareceram desde que migrei de SO.