Autor Tópico: 2 roteadores Dlink DI524 ligados em série (no Windows funciona, no Ubuntu não)  (Lida 8716 vezes)

Offline Kobayashi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Pessoal,

Estou usando o Ubuntu 9.10 e dois roteadores Dlink DI524 ligados em série (a saida de um na entrada do outro) e acontece que no Windows XP a Net Virtua funciona normalmente, porém no Ubuntu não navega (diz conexão estabelecida, mas não navega). No Ubuntu só funciona a internet se eu ligar o cabo que vem do primeiro roteador diretamente na placa de rede do PC. Já com o Windows XP funciona perfeitamente a internet com o uso dos dois roteadores em série.

Alguém poderia me ajudar a resolver este mistério ? Quero que funcione no Ubuntu também.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 2 roteadores Dlink DI524 ligados em série (no Windows funciona, no Ubuntu não)
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2010, 02:26 »
Rapaz, é difícil acreditar que isso tenha funcionado um dia. Vc ligou um roteador ao outro como roteador, mesmo? :P

Pq não ligou o segundo roteador como AP ao primeiro? As máquinas ficariam todas na mesma faixa de rede, várias coisas funcionariam melhor.

De qq forma, posta a saída dos comandos abaixo.

nm-tool
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kobayashi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: 2 roteadores Dlink DI524 ligados em série (no Windows funciona, no Ubuntu não)
« Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2010, 09:52 »
zekkerj,

Eu uso os dois roteadores, porque o primeiro roteador serve para eu compartilhar a internet (no caso o Virtua da Net) com outros membros de minha família e o segundo roteador necessito dele para compartilhar a internet via wireless com meus videogames (Wii e PS3). O que mais me deixa intrigado é que com tudo ligado desta maneira a internet funciona no Windows XP normalmente (tenho dualboot do Windows e Ubuntu), mas no Ubuntu não. :-[

Tem mais um detalhe: o segundo roteador (o que está no meu quarto) queimou a porta wan (caiu um relâmpago e queimou), então estou ligando os fios nas saídas 2 e 4 e com o Windows navego perfeitamente, mas no Ubuntu não consigo... desconfio que é algo relacionado a configuração da placa de rede para o Ubuntu, pois no Windows quando dou 168.192.0.1 para entrar no setup do roteador ele enxerga o MAC do primeiro roteador (onde está ligado o modem do Virtua), já no ubuntu quando dou 168.192.0.1 ele enxerga apenas o MAC do segundo roteador (o que utilizo para compartilhar internet com meus videogames).

Mais um detalhe: semana passada tudo funcionava normalmente (usava um roteador intelbras ligado ao modem do Virtua),mas ai ele queimou e colocamos o outro D-Link DI-524 em substituição e aí começou este problema e uma outra coisa que notei é que de uns tempos para cá o eth0 no ubuntu sumiu. Tentei colocá-lo novamente para ser reconhecido automaticamente no boot no /etc/network/interfaces, mas não adiantou.

Segue a info solicitada:

NetworkManager Tool

State: connected

- Device: eth0  [Ethernet automática] -----------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            r8169
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        00:24:1D:F5:7B:3E

  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

  Wired Properties
    Carrier:         on

  IPv4 Settings:
    Address:         192.168.0.124
    Prefix:          24 (255.255.255.0)
    Gateway:         192.168.0.1

    DNS:             192.168.0.1

Por favor, me ajudem. Eu gosto mais do Ubuntu que o Windows, mas se eu não conseguir resolver isso, vou ter que usar necessariamente o Windows, pois navegar é preciso.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2010, 10:11 por Kobayashi »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 2 roteadores Dlink DI524 ligados em série (no Windows funciona, no Ubuntu não)
« Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2010, 10:36 »
zekkerj,

Eu uso os dois roteadores, porque o primeiro roteador serve para eu compartilhar a internet (no caso o Virtua da Net) com outros membros de minha família e o segundo roteador necessito dele para compartilhar a internet via wireless com meus videogames (Wii e PS3). O que mais me deixa intrigado é que com tudo ligado desta maneira a internet funciona no Windows XP normalmente (tenho dualboot do Windows e Ubuntu), mas no Ubuntu não. :-[

Tem mais um detalhe: o segundo roteador (o que está no meu quarto) queimou a porta wan (caiu um relâmpago e queimou), então estou ligando os fios nas saídas 2 e 4 e com o Windows navego perfeitamente, mas no Ubuntu não consigo... desconfio que é algo relacionado a configuração da placa de rede para o Ubuntu, pois no Windows quando dou 168.192.0.1 para entrar no setup do roteador ele enxerga o MAC do primeiro roteador (onde está ligado o modem do Virtua), já no ubuntu quando dou 168.192.0.1 ele enxerga apenas o MAC do segundo roteador (o que utilizo para compartilhar internet com meus videogames).
Ah, beleza. Porta WAN queimada, vc foi obrigado a pegar o caminho certo. Vc liga um DI-524 ao outro por cabo?

Pelo que entendi da sua descrição, vc está com um conflito de IP. Os dois DI-524 estão configurados no mesmo endereço (192.168.0.1), que é o endereço default deles. Desligue o principal, depois vá à página de configuração do segundo e mude o endereço LAN dele para outro endereço livre de sua rede, de preferência 192.168.0.2. Aproveite e desative o serviço DHCP desse roteador (supondo que os dois roteadores estão ligados por cabo). Depois disso, pode religar o primeiro. Com esse procedimento, vc vai poder acessar tanto um quanto o outro, em qualquer máquina.

Imagino que você configurou a rede wireless de ambos com o mesmo nome de rede (SSID), modo de criptografia e senha, correto?
Se não tiver feito isso, faça agora. Com os dois ligados por cabo e usando a mesma configuração de wireless, você vai poder andar com seu notebook de um ambiente para o outro sem se desconectar. Só tenha o cuidado de escolher um canal wireless pra cada um: se o principal estiver no canal 1, coloque o auxiliar no canal 11 ou 6.

Citar
Mais um detalhe: semana passada tudo funcionava normalmente (usava um roteador intelbras ligado ao modem do Virtua),mas ai ele queimou e colocamos o outro D-Link DI-524 em substituição e aí começou este problema
Mas que decadência, hein? :P
O DI-524 de 54Mbps é muito, muito ruim. O de 150Mbps vai pelo mesmo caminho. Acho que o código "524", na Dlink, significa "refugo de controle de qualidade das outras linhas".

Citar
e uma outra coisa que notei é que de uns tempos para cá o eth0 no ubuntu sumiu. Tentei colocá-lo novamente para ser reconhecido automaticamente no boot no /etc/network/interfaces, mas não adiantou.
Engraçado, não é o que a informação que vc passou disse...

Citar
Segue a info solicitada:

NetworkManager Tool

State: connected

- Device: eth0  [Ethernet automática] -----------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            r8169
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        00:24:1D:F5:7B:3E

  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

  Wired Properties
    Carrier:         on

  IPv4 Settings:
    Address:         192.168.0.124
    Prefix:          24 (255.255.255.0)
    Gateway:         192.168.0.1

    DNS:             192.168.0.1
Olha a eth0 aí, conectada e ativa. Pode não navegar, mas que está aí, está...

Citar
Por favor, me ajudem. Eu gosto mais do Ubuntu que o Windows, mas se eu não conseguir resolver isso, vou ter que usar necessariamente o Windows, pois navegar é preciso.
Eu não vou nem comentar isso, pq não quero ser chamado atenção pela moderação de novo...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D