Autor Tópico: Sem rede sem fio perto do meio dia  (Lida 4075 vezes)

Offline Anibal76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Sem rede sem fio perto do meio dia
« Online: 30 de Agosto de 2010, 12:44 »
Acho estranho, mas acontece, tenho instalado no meu servidor o ubuntu server 9. Acontece o seguinte, a rede interna funciona bem, porem a rede wireless deixa de funcionar tudo dia perto do meio dia. O cabo da rede vem do switch e vai ate o access point e do acces point o cabo ate a antena. Desconectando o access point e conectando novamente depois de uns segundos não resolve, tenho que reiniciar o servidor para tudo funcionar bem. Será um problema na configuração no servidor? Quais testes realizar para descartar problemas? Eu não sei muito mas sei um pouco porque consegui configurar tuda a rede (faz um ano). Acho estranho porque não fico mexendo no servidor.

libonati

  • Visitante
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2010, 13:08 »
Quando li este tópico fiquei com o cabelo em pé. Procure uma solução lógica como rastrear alguns arquivos que podem estar provocando isso ou até mesmo descobrir se a equipe do provedor na troca de turno (12:00h) desliga a internet. Vá ao extremo para não nos deixar sem respostas se não este tópico poderá se tornar muito mais horripilante. :-\

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2010, 13:29 »
Anibal, tem algum forno de micro-ondas perto do access point? Meio-dia é hora de esquentar comida...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Anibal76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2010, 14:14 »
ok, vou tentar explicar melhor, o servidor fica ligado direto, nunca desliga nem tem gente mexendo nele. Perto do meio dia acontece, entre as 11 e as 13 hs... não sei se será problema que o vento fica mexendo (só um pouco) na antena wireless (mas isso é o dia enteiro) ou se esquenta algum aparelho nesse horario...é o horario mas quente do dia (aqui no norte de Minas Gerais esquenta bastante). Quais testes fazer? para saber se é problema de soft ou hardware  e se é de soft que testes fazer para ir descartando problemas?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2010, 14:22 »
A antena fica exposta ao tempo? Dê mais detalhes de sua rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Anibal76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2010, 10:20 »
Não sei que outros detalhes dar, à antena wireless fica de fora, o access point fica de fora numa caixa baixo a antena. Que outro detalhe seria bom dar? tem instalado o samba, porem nem sei para que coloquei. A rede tem ip fixo.

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2010, 10:29 »
Comigo acontece exatamente o mesmo entre 9:30h e 10:30h... Tenho de desconectar o wireless, desligar o roteador e ligar de novo. Daí fica ok até o dia seguinte perto das 10h. Vai entender...  ???
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #7 Online: 31 de Agosto de 2010, 11:44 »
Não sei que outros detalhes dar, à antena wireless fica de fora, o access point fica de fora numa caixa baixo a antena. Que outro detalhe seria bom dar? tem instalado o samba, porem nem sei para que coloquei. A rede tem ip fixo.
Por exemplo, a marca e modelo do AP e do Switch. Imagino que o switch não seja gerenciável, correto?

Quanto ao AP, ele tem endereço de rede, correto? Na hora em que a rede wireless para, vc consegue pingar pro endereço do AP?

Há outras máquinas ligadas ao mesmo switch? Na hora em que a rede wireless para, vc tem dificuldade em acessá-las?

Outra coisa, esse AP, está te ligando a outra rede, ou a um provedor wireless? Vc disse que a antena fica fora. Suponho que fora seja "fora de casa". O local onde ela está é bem ventilado? A alimentação elétrica no lugar, tomadas mesmo, quem fez? Estão firmes, sem esquentar? O consumo do AP é pequeno, mas uma ligação elétrica mal-feita pode botar tudo a perder.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Anibal76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2010, 14:16 »
ok, vou dar alguns outros detalhes. As outras maquinas ligadas ao switch não tem problemas, continuam funcionando com rede (sem dificuldades em acessá-las) e internet. O Ap D-link está me ligando a outras redes externas. As outra redes (e um note que fica por perto da antena) perdem a conectividade no mesmo momento (perto do meio dia). Desde o AP (que está embaixo da antena) ate o servidor vem 2 cabos: o de energia e o de rede. O de energia se conecta no mesmo nobreak que o servidor e o de rede no switch.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #9 Online: 31 de Agosto de 2010, 14:19 »
vc consegue acessar o AP? Não digo a partir da rede wireless, mas a partir da rede cabeada.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Anibal76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2010, 11:52 »
Quando dá o problema não consigo acessar ao AP aparece a menssagem Destination Host Unrechable ao fazer ping desde o servidor. Mas sem fazer nada, esperando um tempo (meia hora hoje, no dia do teste) voltou funcionar o ping no ap (consecuentemente a rede tambem).

Offline Anibal76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2010, 11:57 »
Estava pensando, pode ser problema de vírus? Será que um vírus de um computador da rede externa (da rede wireless) faz travar o AP? como saber? São muitos computadores da rede externa

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2010, 12:10 »
Não acho provável... tá parecendo mais que é um problema com o AP, em si, e não com a rede wireless.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alraimann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2010, 16:25 »
Um teste para tentar identificar o que está acontecendo é o seguinte:
1) desconectar o AP do switch e ligá-lo em um note ou micro;
2) manter o micro ou note pingando o AP por um período mínimo de 24h;
3) seria conveniente iniciar o teste no final da tarde e verificar se o ping permanece no dia seguinte;
Caso afirmativo, deixar pingando; caso contrário o AP deve estar com problemas.
4) próximo do meio dia monitorar o ping com freqüencia e ver como e quando trava (observar perdas de pacotes, demoras, etc...);
5) caso trave nesse horário é bastante provável que seja por aquecimento, nesse caso seria conveniente tentar removê-lo e repetir o teste em ambiente coberto e arejado. Se nessa segunda condição o equipamento não travar fica caracterizado o aquecimento, caso contrário o equipamento ainda tem uma falha que é agravada em função da temperatura.

Tenho um router e um AP na empresa onde trabalho que vez por outra trava, mas o motivo é a grande alternância da rede elétrica que oscila demais.

Boa sorte e espero ter ajudado......


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sem rede sem fio perto do meio dia
« Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2010, 17:41 »
Citar
Tenho um router e um AP na empresa onde trabalho que vez por outra trava, mas o motivo é a grande alternância da rede elétrica que oscila demais.
Eu estou achando que o problema é por aí também...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D