Autor Tópico: Acesso ao Servidor Samba via wireless trava com grandes arquivos  (Lida 3407 vezes)

Offline rg.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Acesso ao Servidor Samba via wireless trava com grandes arquivos
« Online: 30 de Agosto de 2010, 08:47 »
Olá Pessoal, estou com o seguinte problema que gostaria de compartilhar com vocês:

Possuo uma rede doméstica com os seguintes equipamentos:

- Servidor de arquivos Samba (Lan Storage) com Snake OS instalado (Linux).

- Dois notebooks rodando Ubuntu 10.04;

Problema:

   - Ao tentar trafegar pela rede (notebook - servidor) arquivos médios/grandes, trava a transmissão dos mesmos se forem feitos via wireless. Para tentar isolar o problema, realizei os seguintes testes:

   - Envio de um arquivo grande (cerca de 300 mb) de uma notebook para outro via wireless: Não deu nenhum problema;
   - Envio de um arquivo grande de um notebook para o Servidor e vice-versa via cabo ethernet passando pelo roteador: Não deu nenhum problema;

Conclusão:
   - Aparentemente não existe nenhum problema de configuração no roteador, nem nos notebooks, nem no servidor de arquivos, porém o conjunto wireless + servidor de arquivos tem algum problema que não consigo identificar.


Já tentei alterar o valor de MTU das máquinas baixando de 1500 para 1400, mas não obtive êxito.

Procurando na internet descobri que muitas pessoas já passaram por este tipo de problema, mas não encontrei a solução.



Se alguém tiver uma idéia, agradeço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Acesso ao Servidor Samba via wireless trava com grandes arquivos
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2010, 13:26 »
Deixa eu adivinhar: você tirou todos os cabos e passou a usar tudo wireless, né? ::)

Minha sugestão: deixe o servidor de arquivos cabeado. Além de ganhar estabilidade, vc vai ganhar desempenho.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rg.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Acesso ao Servidor Samba via wireless trava com grandes arquivos
« Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2010, 14:08 »
O Servidor de arquivos está conectado ao roteador através do cabo. Você está se referindo a ligar o notebook direto no servidor de arquivos? Mas nesse caso eu perco mobilidade.

Mesmo o cabo tendo melhor performance na transferência dos arquivos, o wireless não deveria congelar o servidor. Deve ter alguma configuração no Samba ou no roteador que eu possa fazer pra resolver este problema. Mas ainda não sei o quê. Encontrei este post na internet que pode me trazer algum resultado: http://code.google.com/p/snake-os/issues/detail?id=11

Vou testar e depois posto o resultado aqui.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Acesso ao Servidor Samba via wireless trava com grandes arquivos
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2010, 14:19 »
Citar
O Servidor de arquivos está conectado ao roteador através do cabo. Você está se referindo a ligar o notebook direto no servidor de arquivos? Mas nesse caso eu perco mobilidade.
Não, estou me referindo apenas ao link do servidor mesmo. Se ele já está cabeado, então o problema é outro. Pode estar relacionado com o driver da placa de rede, superaquecimento, etc.

Nada a ver com os notebooks, deixe os passarinhos voarem. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rg.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Acesso ao Servidor Samba via wireless trava com grandes arquivos
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2010, 08:12 »
Pois é, fiz os testes também de acordo com o link que postei, mas não surtiram efeito. Vou tentar trocar o equipamento pois o mesmo ainda está na garantia. Mas acho que vou tentar trocar por outro modelo, pois pelo que notei é uma característica do modelo mesmo. Obrigado pela força.

Offline rg.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Acesso ao Servidor Samba via wireless trava com grandes arquivos
« Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2010, 10:44 »
Pra resolver este problema, depois de muitas tentativas e ajustes fracassados, eu troquei o equipamento por um outro modelo. Um Seagate BlackArmor NAS 110. Está funcionando perfeitamente. O mesmo já tem o protocolo NFS embutido. Meus notebooks rodando Ubuntu 10.04 não tiveram problema nenhum em encontrar os compartilhamentos e a taxa de trasferência é muito alta.

obrigado a todos.