Autor Tópico: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!  (Lida 150560 vezes)

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #120 Online: 25 de Outubro de 2013, 07:38 »
Infelizmente não tenho ideia ainda hiltongil.

Mas vou procurar, dar uma pesquisada pra saber. Qualquer novidade eu posto aqui.

Vou ver se acho algo sobre isso também.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #121 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:09 »
Olha só hiltongil, o "negócio" tava debaixo dos nossos olhos e a gente não via! Se fosse cobra já tinha mordido faz tempo! :)

É só olhar o relatório do tune2fs -l !

Ele informa um monte de coisas entre elas a última vez em que o sistema foi checado! Dá o Dia/Mês/Ano e a hora ! Impossível você não saber se o sistema não foi checado!

Achei outros tutoriais que explicam direitinho como forçar uma checagem completa do seu sistema de arquivos na hora do Boot!

O  touch /forcefsck é uma das alternativas.  Também pode alterar o próprio fstab para que ele faça essa checagem automática quando alguma coisa está errada.

Com certeza dá um ótimo tutorial com muita coisa interessante.  Olha só o que achei:

http://www.devin.com.br/auto-fsck/

http://www.maketecheasier.com/check-repair-filesystem-fsck-linux/

http://pc-freak.net/blog/how-to-enable-auto-fsck-ext3-ext4-reiserfs-lvm-filesystems-checking-on-linux-boot-through-etcfstab/

http://www.thegeekstuff.com/2012/08/fsck-command-examples/

http://askubuntu.com/questions/14740/force-fsck-ext4-on-reboot-but-really-forceful


Acredito que agora a coisa está bem completa. Responde as suas dúvidas e dá pra você fazer aquele tutorial melzinho na chupeta pra nóis! hehehehehehehe

É só você colocar as opções de checagem que você quiser dentro do arquivo fsckoptions que vai ser lido pelo forcefsck ! Simples não!  :P

Espero ter ajudado.

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #122 Online: 25 de Outubro de 2013, 16:15 »
Olha só hiltongil, o "negócio" tava debaixo dos nossos olhos e a gente não via! Se fosse cobra já tinha mordido faz tempo! :)

É só olhar o relatório do tune2fs -l !

Ele informa um monte de coisas entre elas a última vez em que o sistema foi checado! Dá o Dia/Mês/Ano e a hora ! Impossível você não saber se o sistema não foi checado!

Achei outros tutoriais que explicam direitinho como forçar uma checagem completa do seu sistema de arquivos na hora do Boot!

O  touch /forcefsck é uma das alternativas.  Também pode alterar o próprio fstab para que ele faça essa checagem automática quando alguma coisa está errada.

Com certeza dá um ótimo tutorial com muita coisa interessante.  Olha só o que achei:

http://www.devin.com.br/auto-fsck/

http://www.maketecheasier.com/check-repair-filesystem-fsck-linux/

http://pc-freak.net/blog/how-to-enable-auto-fsck-ext3-ext4-reiserfs-lvm-filesystems-checking-on-linux-boot-through-etcfstab/

http://www.thegeekstuff.com/2012/08/fsck-command-examples/

http://askubuntu.com/questions/14740/force-fsck-ext4-on-reboot-but-really-forceful


Acredito que agora a coisa está bem completa. Responde as suas dúvidas e dá pra você fazer aquele tutorial melzinho na chupeta pra nóis! hehehehehehehe

É só você colocar as opções de checagem que você quiser dentro do arquivo fsckoptions que vai ser lido pelo forcefsck ! Simples não!  :P

Espero ter ajudado.




Fala Galactus.
Então, vou dar uma lida em tudo e depois na verdade apenas trato de complementar o seu excelente tutorial.
Posto aqui depois o complemento e o PDF completo.
Abraço.


Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #124 Online: 26 de Abril de 2014, 11:22 »
Quando vai rolar um tuto do btrfs?

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux_33_btrfs&num=1

Bah seria excelente. Apesar da performance não ser a mesma do ext4 o btrfs tem recursos bem interessantes (COW, compactação, desfragmentação).

Faz algum tempo que venho buscando informações sobre btrfs para tentar fazer "na mão" algo semelhante ao Snapper do OpenSuse (aquilo é fantástico). Mas por enquanto minha monografia da pós-graduação tá sendo prioridade. =/

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #125 Online: 26 de Abril de 2014, 15:53 »
Tem alguma previsão pro Btrfs substituir o ext4?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #126 Online: 26 de Abril de 2014, 16:47 »
Eu nem cheguei a testar o brtfs. Não tinha me aventurado num sistema de arquivos que nem tinha checagem de sua integridade no meio de 2012.
Não sei a quantas anda o seu desenvolvimento. Vou dar uma pesquisada. Acho que ainda vai demorar para o brtfs tomar o lugar do ext4, principalmente com a Red Hat tornando o XFS o sistema de arquivos padrão na versão 7 enterprise.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #127 Online: 27 de Abril de 2014, 05:26 »
Bah seria excelente. Apesar da performance não ser a mesma do ext4 o btrfs tem recursos bem interessantes (COW, compactação, desfragmentação).
Pra mim desfragmentação não é recurso interessante a priori... ext4 pelo menos não precisa ser desfragmentado, se o btrfs fragmenta é um ponto negativo.
Obs.: alguma vez li que a maioria dos sistemas de arquivos para Linux fragmenta, mas de forma desprezível e por isso não havia necessidade de um desfragmentador
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #128 Online: 27 de Abril de 2014, 10:41 »
o xfs tem um desempenho inferior ao ext4 com arquivos pequenos?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #129 Online: 28 de Abril de 2014, 00:56 »
Sim o XFS tem desempenho inferior ao ext4 com arquivos pequenos. O XFS foi feito para ser grande.
Quanto a fragmentação do sistema de arquivos, eu não conheço nenhum sistema que não sofra de fragmentação dos seus dados com longo período de uso.  Eu vejo com bom olhos um sistema de arquivos com ferramentas para conter sua fragmentação.

Vamos imaginar um cenário de produção, como a Red Hat enfrenta com seus clientes. Os dados estão ficando cada vez maiores, e não menores e o sistema de arquivos estão contendo muitos, mas muitos terabytes de dados. Então vejamos, mesmo um ext4 que diz quase não se fragmentar, e por isso não tem ferramentas para não se desfragmentar, vai sofrer alguma fragmentação com o uso contínuo do sistema. Lembre-se que não se trata dos testes tipo do phoronix.com onde ele pega um sistema limpo e recém instalado e aplica testes sintéticos. Num sistema de produção tudo o que você não quer é ter que recomeçar do zero. E seus usuários gravam e deletam dados dentro dos seus servidores todos os dias, por meses a fio. Vai dizer que não fragmenta?

Vamos especular e dizer que ele fragmenta só 1%. 1% de quantos terabytes de dados?  Os caras tem clientes com servidores que ocupam uma área de campo de futebol. 1% de quantos terabytes mesmo? Vai dizer que "só esses 1%" não vão atrasar um pouco o sistema?

Para piorar a situação são milhares de acessos simultâneos, esse sistema de arquivos tem que ter alguma reserva para se garantir com muitas requisições por segundo. Isso não acontece com o ext4, o XFS tem reserva para isso. E eles enfrentaram problemas com o ext4 na hora de crescer o seu sistema de arquivos com muitos terabytes de dados. Por isso a Red Hat vai mudar para o XFS.

É claro que para usuários "pobres mortais" como a gente, que na maioria absoluta, só tem um HD e sem backup de nada, nada disso importa  e o ext4 tá "baum" demais!

Tenho certeza que se o brtfs for tudo o que seus desenvolvedores prometem que ele será, todos vão migrar para ele. Por enquanto não dá.

Então as vezes o que parece não valer nada em alguns recursos do sistema de arquivos para um usuário comum, mostra-se ser uma mina de ouro para grandes empresas.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Cybereu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #130 Online: 26 de Junho de 2014, 02:31 »
Vale a pena modificar o local ou o tamanho do journal em um Raspberry Pi usando sdcard classe 10 ?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #131 Online: 26 de Junho de 2014, 10:45 »
Vale a pena modificar o local ou o tamanho do journal em um Raspberry Pi usando sdcard classe 10 ?

Rapaz, eu nunca testei. Mas acreditro que não vai ajudar muito. Sabe o motivo? O journal aumentado dentro do mesmo disco aumenta a carga no processador, como o processador do Raspberry é fraco, talvez acabe mais prejudicando que ajudando. Todas as tarefas de gravação vão ficar mais pesadas, as de leitura mais rápidas.

Mas se puder vale a pena testar. Se a segurança dos dados não for crítica, eu usaria Writeback no journal mais o barrier = 0 no fstab.

O pessoal recomenda que sistema de arquivos para o Raspberry?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Cybereu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #132 Online: 26 de Junho de 2014, 22:41 »
As distros que usei usam ext4 com padrao, contudo muitos usuarios mudam para ext2 para reduzir a escrita nos cartoes sd. Eu mudei o scheduler para noop e estou usando writeback e barrier = 0 com voce havia citado.

No momento nao estou conseguindo testar os tweaks no Pi, a instalacao usa o DD para copiar a imagem para o cartao, e ja vem com o sistema de arquivo junto, tentei montar a imagem e extrair o conteudo e colocar no cartao sd ja com os tweaks no ext4 so que nao deu boot, nao sei bem o porque, acredito que tenha que consetar o fstab, pois estavam havia uma particao vfat so para /boot.
« Última modificação: 26 de Junho de 2014, 22:48 por Cybereu »

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #133 Online: 08 de Janeiro de 2015, 00:18 »
Boa madrugada, galera.
Eu fiquei com dúvidas em relação a como proceder quando as partições / e /home estiverem separadas em um mesmo HD. Desejo usar essa configuração para poder atualizar o sistema operacional sem ter trabalho extra de passar os documentos para um outro meio etc...

Porém não consegui entender muito bem como ficam as configurações do jornal externo no mesmo disco e do jornal interno neste cenário.

Se alguém puder me dar uma explicação meio mastigadinha ficarei muito agradecido.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #134 Online: 11 de Janeiro de 2015, 23:09 »
Olá.  Recomendo que você utilize a Opção 3 do tutorial, o journal aumentado dentro da mesma partição.  Já está tudo mastigado, o que mais poderia fazer? 
Use o gparted para criar as partições sem sistema de arquivos e no tamanho que  você quiser. Depois use os comandos da opção 3 para cada partição criada sem sistema de arquivos. Na hora de instalar o Ubuntu você apenas aponta para ele montar a partição criada, não formata ela.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2