Autor Tópico: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!  (Lida 150516 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #30 Online: 23 de Setembro de 2010, 08:52 »
Porque não tem como ele não criar um Journal interno junto com os blocos e inodes com o comando dado no tutorial! Você deu o comando pra ele formatar certo? Nisso ele criou um journal interno conforme o tamanho da sua partição e junto com ele as informações dos blocos e inodes. Depois você passa o comando para ele não usar mais esse journal interno! Entendeu agora?

Se você não quiser perder esse espaço todo, você terá que criar a partição do journal antes de mandar formatar essa partição, daí na hora de formatar você "diz" pra ele que o journal já existe em outro lugar!  Contudo você deve especificar o tamanho dos blocos! Se o tamanho dos blocos forem diferentes dá pau!

É mais uma complicação para você pensar na hora de formatar! Por isso deixei o comando como está! Veja que nem todo esse espaço é do journal! Ele tem que guardar informações dos blocos e inodes também! Como seu HD é grande daí tem que ter muito espaço pra guardar todas essas informações! Afinal são 850GB de espaço livre mas que teve que ser "mapeado"!

Agora, ficar criando várias partições journal dentro do mesmo HD vai acabar é atrasando o funcionamento do sistema! Lembre-se, ele vai levar as cabeças do HD seja na leitura ou na escrita para a partição journal! Então se você cria 5 partições dentro dele, sendo duas só de journal, ele vai ficar bem "loquinho" com isso tudo aí!  Nunca usei essa configuração sua! Estou apenas te falando o que acho que vai acontecer por suposição!

Como você diz quer usar tudo no mesmo HD, não é melhor criar o journal interno com 400MB?

Mas não foi isso que eu criei? Com a diferença que coloquei 512MB. Só a partição maior está sem Journal. Coloquei a partição de 512 para ser o journal dele.
Qual seria, então, o comando para formatar informando a partição de 512 (no exemplo, a /dev/sdd4) como sendo o journal da /dev/sdd1? Como você disse que eu tenho que especificar, eu tenho que informar 512MB, certo?
Lembrando que essa partição terá uma grande quantidade de arquivos, incluindo fotos, músicas, vídeos e documentos.

Pera aí, vamos por partes!

Você só vai querer uma partição grande com o journal externo mas no mesmo HD, é isso?

Então só precisa continuar as dicas do tutorial! Depois de que você criou essa partição grande e já criou essa de 512MB para ser o journal da partição maior, só precisa seguir a dica do tutorial!

Agora se for criar mais partições de journal externo no mesmo HD eu não recomendo! Isso vai acabar é atrasando tudo!

Quanto aos comandos para criar a partição sem o journal indicando que ela já existe em outro lugar, aí vou ficar te devendo por enquanto! Nunca fiz isso, mas se você tiver paciência eu posso tentar aqui e depois te digo! Então me diz se vai querer mesmo esse comando pra mim pesquisar mais a respeito!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #31 Online: 23 de Setembro de 2010, 08:55 »


Cara, muito bom! Mesmo sendo esse meu HD velho pacas o aumento de desempenho foi sensível. Ainda não realizei todas as dicas contidas no tuto, mas coloquei o journal em outra partição (no mesmo hd) de 256mb e mudei para o writeback a diferença de velocidade se tornou perceptível logo no boot. Ah sim vale comentar que no primeiro teste ferrei tudo e tive que formatar todo hd =/
Cara grande dica essa sua. Parabéns e obrigado por compartilha-la

Que bom que deu certo aí!

Obrigado pelo retorno!

Quanto a detonar o sistema faz parte!

Se você quer aprender essas coisas acaba errando em algum lugar, mas depois você acerta!
« Última modificação: 23 de Setembro de 2010, 08:58 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #32 Online: 23 de Setembro de 2010, 10:36 »

Pera aí, vamos por partes!

Você só vai querer uma partição grande com o journal externo mas no mesmo HD, é isso?

Então só precisa continuar as dicas do tutorial! Depois de que você criou essa partição grande e já criou essa de 512MB para ser o journal da partição maior, só precisa seguir a dica do tutorial!

Agora se for criar mais partições de journal externo no mesmo HD eu não recomendo! Isso vai acabar é atrasando tudo!

Quanto aos comandos para criar a partição sem o journal indicando que ela já existe em outro lugar, aí vou ficar te devendo por enquanto! Nunca fiz isso, mas se você tiver paciência eu posso tentar aqui e depois te digo! Então me diz se vai querer mesmo esse comando pra mim pesquisar mais a respeito!

Sim, é isso  ;D
Eu fiz tudo seguindo o tutorial, sendo que a partição /dev/sdd3, onde será instalada o sistema, está com o journal na própria partição. Só a maior que está com o journal na partição de 512.
Quanto ao comando, então não precisa se incomodar. Mas agradeço!

Offline AndreColli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #33 Online: 23 de Setembro de 2010, 18:38 »
Primeiro, prazer a todos!

Quanto ao tópico...

Depois de muito suor, estou com o 10.04 instalado em RAID 0 (2x1Tb), o qual está com 5 partições; raiz, home, swap, windows 7 e outra (ntfs) com todos meus dados (filmes, musicas, documentos, etc...)

Instalei o Kernel Omnislash e realizei a maioria alterações da segunda parte do tutorial, o sistema esta voando!

Agora, dois pontos:
O journal externo funciona com o Kernel Omnislash? (Foi comentado isso no tutorial, mas não entendi direito)
Teoricamente, será que usar o journal em um outro HD será mais rápido do que usar o journal em uma partição do mesmo HD, sendo ele montado em RAID 0?

ps: O Ubuntu 10.04 não gosta muito de RAID ...  :-\

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #34 Online: 24 de Setembro de 2010, 15:23 »

Agora, dois pontos:
O journal externo funciona com o Kernel Omnislash? (Foi comentado isso no tutorial, mas não entendi direito)
Teoricamente, será que usar o journal em um outro HD será mais rápido do que usar o journal em uma partição do mesmo HD, sendo ele montado em RAID 0?

ps: O Ubuntu 10.04 não gosta muito de RAID ...  :-\

Sim, o Omnislash funciona com o journal externo! O que dá pau é acrescentar mais um disco rígido ao seu sistema depois de tudo pronto! Não sei o motivo disso com o Omnislash!  Com o kernel padrão do Ubuntu isso não acontece!
Eu já instalo o Ubuntu com o kernel Omnislash!

Não sei te responder a segunda pergunta! Nunca usei RAID, então nem tenho como comparar os desempenhos!  
« Última modificação: 24 de Setembro de 2010, 16:02 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #35 Online: 29 de Setembro de 2010, 13:29 »


Cara, muito bom! Mesmo sendo esse meu HD velho pacas o aumento de desempenho foi sensível. Ainda não realizei todas as dicas contidas no tuto, mas coloquei o journal em outra partição (no mesmo hd) de 256mb e mudei para o writeback a diferença de velocidade se tornou perceptível logo no boot. Ah sim vale comentar que no primeiro teste ferrei tudo e tive que formatar todo hd =/
Cara grande dica essa sua. Parabéns e obrigado por compartilha-la

Que bom que deu certo aí!

Obrigado pelo retorno!

Quanto a detonar o sistema faz parte!

Se você quer aprender essas coisas acaba errando em algum lugar, mas depois você acerta!

Tava olhando uma matéria sobre SSD e me veio a cabeça uma questão. Se não me engano eu tinha lido em algum local que o filesystem ext4 quando faz o processo de leitura/escrita ele apaga os dados no disco (não deve ser esse o termo técnico) ao invés de só apagar no MTF (mapa), disso se tem que em questão de segurança de dados o ext4 é mais seguro, vez que ao excluir um arquivo ele apaga-o na área fisica impossibilitando sua recuperação por outrem. Contudo, consequentemente se houver uma exclusão acidental resta impossibilidade essa recuperação. Eu fiquei pensando que esse processo de exclusão de dados na área de armazenamento de dados deve tomar certo tempo se levássemos em comparação em relação ao tempo que levaria se houvesse apenas a exclusão de dados no MTF. Assim minha dúvida é:
1) O ext4 trabalha com esse padrão de mapa de dados e os dados propriamente ditos?
2) Há como desabilitar/habilitar essa opção de exclusão de dados "no próprio disco" deixando apenas no MTF?

Offline overlock@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #36 Online: 30 de Setembro de 2010, 10:37 »
galactus,

Uma dúvida, o ext3 tem o mesmo desempenho do ext4 com journal externo ? o ext3 é realmente mais rápido que o ext4 ? eu ví por ai que a velocidade dele seria superior ao ext4, isso procede? qual seria o sistema de arquivo mais rápido ? desculpe minha dúvidas  :-\
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #37 Online: 30 de Setembro de 2010, 10:46 »

Tava olhando uma matéria sobre SSD e me veio a cabeça uma questão. Se não me engano eu tinha lido em algum local que o filesystem ext4 quando faz o processo de leitura/escrita ele apaga os dados no disco (não deve ser esse o termo técnico) ao invés de só apagar no MTF (mapa), disso se tem que em questão de segurança de dados o ext4 é mais seguro, vez que ao excluir um arquivo ele apaga-o na área fisica impossibilitando sua recuperação por outrem. Contudo, consequentemente se houver uma exclusão acidental resta impossibilidade essa recuperação. Eu fiquei pensando que esse processo de exclusão de dados na área de armazenamento de dados deve tomar certo tempo se levássemos em comparação em relação ao tempo que levaria se houvesse apenas a exclusão de dados no MTF. Assim minha dúvida é:
1) O ext4 trabalha com esse padrão de mapa de dados e os dados propriamente ditos?
2) Há como desabilitar/habilitar essa opção de exclusão de dados "no próprio disco" deixando apenas no MTF?


Vou ficar te devendo sobre isso! Não sei nada sobre esse assunto, mas fiquei curioso também! Vou procurar saber!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #38 Online: 30 de Setembro de 2010, 11:08 »
galactus,

Uma dúvida, o ext3 tem o mesmo desempenho do ext4 com journal externo ? o ext3 é realmente mais rápido que o ext4 ? eu ví por ai que a velocidade dele seria superior ao ext4, isso procede? qual seria o sistema de arquivo mais rápido ? desculpe minha dúvidas  :-\

O que eu li em vários testes espalhados pela Web é que em algumas situações o EXT3 dá uma surra no EXT4. Mas no geral, o ext4 é mais rápido que o ext3! O EXT3 ainda é mais seguro que o EXT4. Claro né, o EXT3 é muito mais testado! Estão corrigindo muitas falhas do EXT4, algumas críticas que acarretavam perda de dados foram corrigidas não faz muito tempo. Outra coisa a levar em consideração é que o ext4 já foi pensado no uso moderno onde o tamanho médio dos dados cresceram muito em relação a época em que o ext3 foi criado! Então o ext4 tira muito melhor proveito de arquivos grandes comparado ao ext3! Olha essas análises do Phoronix que é um dos caras que mais testa sistema de arquivos!

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ext4_benchmarks&num=1

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ext4_btrfs_nilfs2&num=1

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ext4_then_now&num=1

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=ODIxNw

Não sei te dizer se o ext3 é mais rápido que o ext4 só por causa do journal externo! Não fiz esse teste ainda!

O sistema de arquivos mais rápido depende do que você vai fazer com o seu PC! Eu sei que parece uma resposta em cima do muro, mas é verdade! Cada sistema de arquivos foi pensado para um determinado uso. Então a performance deles varia muito de acordo com o cenário empregado!

No PC de casa eu uso ext4, no Atom eu uso JFS, e no servidor do meu amigo usamos XFS com Nobreak! Cada um com sua vantagem e desvantagem!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline overlock@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #39 Online: 30 de Setembro de 2010, 13:17 »
Humm, valew galactus, esses links que me passou deixou claro que pra mim, o ext4 está bom, obrigado novamente ....


Abraço ....  ;D
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #40 Online: 30 de Setembro de 2010, 13:35 »
galactus,
No PC de casa eu uso ext4, no Atom eu uso JFS, e no servidor do meu amigo usamos XFS com Nobreak! Cada um com sua vantagem e desvantagem!

Aproveitando a deixa... Em netbooks com atom (like acer one) é vantajoso usar JFS ao invés do ext4? Essa dica me interessa porque minha namorada tem um desses =D
Também estou procurando informações sobre a questão levantada anteriormente (MTF.. e bla bla bla)
Se achar alguma coisa faço contribuições.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #41 Online: 01 de Outubro de 2010, 08:54 »


Aproveitando a deixa... Em netbooks com atom (like acer one) é vantajoso usar JFS ao invés do ext4? Essa dica me interessa porque minha namorada tem um desses =D
Também estou procurando informações sobre a questão levantada anteriormente (MTF.. e bla bla bla)
Se achar alguma coisa faço contribuições.

Então hiltongil, pra mim foi vantajoso pois sou um usuário multitarefa! São duas as grandes vantagens do JFS pra mim. É o que consome menor quantidade de recursos da CPU e é muito seguro, resiste muito bem a quedas de energia.
Não espere alta velocidade de Boot com ele. Mas ele desliga rápido o sistema.
Como você deve saber os Atom são mais pobres que um Celeron! Daí já viu né, pra usuários como eu que já é padrão estar com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, tudo o que for bom pra aliviar a CPU é ótimo!
Agora, é preciso dar alguma turbinada no sistema em geral além do kernel para ele ficar realmente excelente! Vou pegar o vídeo que fiz com o Celeron do meu amigo pra você ver! Usei JFS!  
« Última modificação: 01 de Outubro de 2010, 09:15 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #42 Online: 01 de Outubro de 2010, 16:05 »


Aproveitando a deixa... Em netbooks com atom (like acer one) é vantajoso usar JFS ao invés do ext4? Essa dica me interessa porque minha namorada tem um desses =D
Também estou procurando informações sobre a questão levantada anteriormente (MTF.. e bla bla bla)
Se achar alguma coisa faço contribuições.

Então hiltongil, pra mim foi vantajoso pois sou um usuário multitarefa! São duas as grandes vantagens do JFS pra mim. É o que consome menor quantidade de recursos da CPU e é muito seguro, resiste muito bem a quedas de energia.
Não espere alta velocidade de Boot com ele. Mas ele desliga rápido o sistema.
Como você deve saber os Atom são mais pobres que um Celeron! Daí já viu né, pra usuários como eu que já é padrão estar com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, tudo o que for bom pra aliviar a CPU é ótimo!
Agora, é preciso dar alguma turbinada no sistema em geral além do kernel para ele ficar realmente excelente! Vou pegar o vídeo que fiz com o Celeron do meu amigo pra você ver! Usei JFS!  

Blz... vou aproveitar uma hora que o net dela estiver ocioso e fazer essas modificações. Agradeço a dica mais uma vez galactus.

Offline overlock@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #43 Online: 07 de Outubro de 2010, 08:51 »
Resolvi formatar meu pc novamente, e assim testar uma outra dica do galactus, na primeira vez como eu não tinha de posse de um outro hd resolvi deixar o journal em outra partição, e obtive um resultado bom, mas agora resolvi somente aumentar o journal e obtive um resultado ótimo, melhor que o anterior, estou digamos assim satisfeito com a velocidade em que está o sistema, recomendo para que for fazer !!!!
« Última modificação: 07 de Outubro de 2010, 08:53 por overlock@ »
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Offline macabu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Linux User #518759
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #44 Online: 07 de Outubro de 2010, 20:27 »
Gold, but too hard to me so far ;/

@edit
Tradução:
Ótimo, porém muito difícil para mim até o momento ;/
« Última modificação: 07 de Outubro de 2010, 21:24 por macabu »