Autor Tópico: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!  (Lida 150490 vezes)

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #15 Online: 31 de Agosto de 2010, 03:52 »
Uma duvida! ;D
Se eu tiver dois HD's  separados, um só com o Ubuntu e o outro só com arquivos, se caso acontecer de dar algum problema com essas suas dicas, os dois HD's terão problema?? Desculpe se você já respondeu isso em algum post anterior, mas é que eu não consegui ler tudo(Muita coisa)!! :P


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #16 Online: 31 de Agosto de 2010, 06:46 »
Uma duvida! ;D
Se eu tiver dois HD's  separados, um só com o Ubuntu e o outro só com arquivos, se caso acontecer de dar algum problema com essas suas dicas, os dois HD's terão problema?? Desculpe se você já respondeu isso em algum post anterior, mas é que eu não consegui ler tudo(Muita coisa)!! :P


[]'s


Alyscom

Isso está respondido no tutorial! Você só terá problemas na partição com journal externo em outro HD!

Vou dar o meu exemplo!

Tenho 4 partições no meu HD Seagate de 1TB com o Ubuntu instalado. Fiz uma divisão básica para o Ubuntu. Raiz mais Swap! Esta raiz é que tem o seu journal externo num outro HD de 1TB,  no inicio dele! No restante dele eu tenho meus dados em uma partição NTFS!  Em caso de pau na partição raiz do Ubuntu, só a partição raiz do ubuntu será afetada! É uma informação lógica que aponta para uma porção de um disco físico! Passou o cartão?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #17 Online: 31 de Agosto de 2010, 21:07 »
Corrigi dois erros no tutorial quanto a linha de comando, não prejudicava em nada, ele daria erro e mostraria o comando certo! Atualizei o PDF também!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #18 Online: 02 de Setembro de 2010, 20:11 »
Agora eu "intindi"!! ;D (Eu demoro a pegar no tranco as vezes) rs

Forte abraço e valeu pela ajuda! ;)
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline overlock@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #19 Online: 16 de Setembro de 2010, 12:44 »
Resolvi formatar meu pc e testar essa ótima dica, fiz tudo certinho deixando e journal no mesmo hd, mas em uma partição separada, e o desempenho ficou muito superior mesmo, vela a pena fazer ... confirmado .... muito boa sua dica parabens mano ...

Abraço ...    ;D
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 12:47 por overlock@ »
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #20 Online: 16 de Setembro de 2010, 14:52 »
Resolvi formatar meu pc e testar essa ótima dica, fiz tudo certinho deixando e journal no mesmo hd, mas em uma partição separada, e o desempenho ficou muito superior mesmo, vela a pena fazer ... confirmado .... muito boa sua dica parabens mano ...

Abraço ...    ;D

Que bom que tudo deu certo! Obrigado pelo retorno!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #21 Online: 17 de Setembro de 2010, 17:54 »
Uma pergunta estas regras funcionariam em outros S.O.´s não derivados do Ubuntu. Faço a pergunta porque utilizo para meus testes um HD antigo Quantum de 8gb =D e atualmente utilizo o Fedora 13. A máquina em questão é um Atlhon 64 3200+, soquete 474, mother Asus A8N, 1gb de RAM, video nvidia FX5200. Atualmente uso uma partição ext4 (padrão da instalação) sem swap. Como falei utilizo como sistema de teste mesmo então não há problemas quanto a perda de dados. Alguma sugestão visando apenas o desempenho máximo?
desde já grato

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #22 Online: 17 de Setembro de 2010, 20:56 »
Uma pergunta estas regras funcionariam em outros S.O.´s não derivados do Ubuntu. Faço a pergunta porque utilizo para meus testes um HD antigo Quantum de 8gb =D e atualmente utilizo o Fedora 13. A máquina em questão é um Atlhon 64 3200+, soquete 474, mother Asus A8N, 1gb de RAM, video nvidia FX5200. Atualmente uso uma partição ext4 (padrão da instalação) sem swap. Como falei utilizo como sistema de teste mesmo então não há problemas quanto a perda de dados. Alguma sugestão visando apenas o desempenho máximo?
desde já grato

Sim é totalmente possível utilizar essas dicas em outras distros linux. Digo isso inclusive no tutorial! Basta a sua distribuição ter suporte ao ext4 no seu kernel e possuir as versões mais recentes dos comandos listados! Infelizmente num HD tão pequeno acredito que você só poderá usar as dicas referentes ao dir_index e o extent, além é claro do writeback! Com um HD velho assim ele com certeza não vai ter gerenciador de ruídos e talvez não deixe gravar nada no seu cache! Que aliás, deve ser minúsculo!
Enfim, acho bastante limitado esse seu HD, não dá pra trocar por coisa mais nova? Pelo menos um SATA de 80GB?  

Bom aprendizado nos testes!

Há sim, uso essas dicas no Mandriva e no OpenSuse!
« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, 21:04 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #23 Online: 18 de Setembro de 2010, 10:42 »
Uma pergunta estas regras funcionariam em outros S.O.´s não derivados do Ubuntu. Faço a pergunta porque utilizo para meus testes um HD antigo Quantum de 8gb =D e atualmente utilizo o Fedora 13. A máquina em questão é um Atlhon 64 3200+, soquete 474, mother Asus A8N, 1gb de RAM, video nvidia FX5200. Atualmente uso uma partição ext4 (padrão da instalação) sem swap. Como falei utilizo como sistema de teste mesmo então não há problemas quanto a perda de dados. Alguma sugestão visando apenas o desempenho máximo?
desde já grato

Sim é totalmente possível utilizar essas dicas em outras distros linux. Digo isso inclusive no tutorial! Basta a sua distribuição ter suporte ao ext4 no seu kernel e possuir as versões mais recentes dos comandos listados! Infelizmente num HD tão pequeno acredito que você só poderá usar as dicas referentes ao dir_index e o extent, além é claro do writeback! Com um HD velho assim ele com certeza não vai ter gerenciador de ruídos e talvez não deixe gravar nada no seu cache! Que aliás, deve ser minúsculo!
Enfim, acho bastante limitado esse seu HD, não dá pra trocar por coisa mais nova? Pelo menos um SATA de 80GB?  

Bom aprendizado nos testes!

Há sim, uso essas dicas no Mandriva e no OpenSuse!

Beleza. Então vou fazer alguns testes. Pois é o HD é velho mesmo hehehe mas é como eu falei uso primeiro as dicas nessa máquina de teste para aprender depois repasso ela para o computador de uso pessoal. Até está nos planos a aquisição de um HD novo mas sou aquele tipo de pessoa que gosta de usar o equipamento até não dar mais mesmo. =D Antes desse Quantum ST 38410A eu usava um Quantum Fireball LC10 de 15gb para o Sistema mas ele tá em um estado precário (batendo a agulha) dai coloquei ele para slave e ainda utilizo para salvar alguns dados sem muita importância. Na mesma máquina ainda tenho um HD Sansung SATA HD080HJ mas nele estão salvos os dados que não posso perder. Então a ideia é "surrar" os outros dois HD pequenos até pifarem. Após adquirir um novo HD maior para colocar os dados que não posso perder e só então esse SATA de 80gb irá passar a ser utilizado para o sistema. Mas vou fazer uns testes aqui e depois reporto as novidades.
De qualquer forma grato pela atenção

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #24 Online: 22 de Setembro de 2010, 11:05 »
Comprei um HD de 1TB e, aproveitando que ele é novinho e sem formatação nenhuma, resolvi testar as dicas. No caso eu deixei uma partição enorme para meus arquivos (/home), uma para ser o journal dessa partição, uma para instalar o sistema (com journal na mesma partição) e uma swap. Só não entendi uma coisa:


Por que a partição, mesmo não tendo journal, está com todo esse espaço ocupado? 13GB é muita coisa.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #25 Online: 22 de Setembro de 2010, 11:35 »
Comprei um HD de 1TB e, aproveitando que ele é novinho e sem formatação nenhuma, resolvi testar as dicas. No caso eu deixei uma partição enorme para meus arquivos (/home), uma para ser o journal dessa partição, uma para instalar o sistema (com journal na mesma partição) e uma swap. Só não entendi uma coisa:


Por que a partição, mesmo não tendo journal, está com todo esse espaço ocupado? 13GB é muita coisa.

só uma pergunta, pq tu não usou o journal separado na partição raiz?



aqui qnd eu comprar um HD novo vou colocar o journal em outro HD

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #26 Online: 22 de Setembro de 2010, 12:35 »
Comprei um HD de 1TB e, aproveitando que ele é novinho e sem formatação nenhuma, resolvi testar as dicas. No caso eu deixei uma partição enorme para meus arquivos (/home), uma para ser o journal dessa partição, uma para instalar o sistema (com journal na mesma partição) e uma swap. Só não entendi uma coisa:


Por que a partição, mesmo não tendo journal, está com todo esse espaço ocupado? 13GB é muita coisa.

só uma pergunta, pq tu não usou o journal separado na partição raiz?



aqui qnd eu comprar um HD novo vou colocar o journal em outro HD

Porque o que me interessa são os dados da pasta home, e eu quero usar apenas um HD mesmo. Faz tempo que não tenho um Desktop. Esse HD ficará numa case e será de transporte. Como só é possível ter 4 partições primárias em um HD, dei preferência à partição da home.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #27 Online: 22 de Setembro de 2010, 13:52 »
Comprei um HD de 1TB e, aproveitando que ele é novinho e sem formatação nenhuma, resolvi testar as dicas. No caso eu deixei uma partição enorme para meus arquivos (/home), uma para ser o journal dessa partição, uma para instalar o sistema (com journal na mesma partição) e uma swap. Só não entendi uma coisa:


Por que a partição, mesmo não tendo journal, está com todo esse espaço ocupado? 13GB é muita coisa.

Porque não tem como ele não criar um Journal interno junto com os blocos e inodes com o comando dado no tutorial! Você deu o comando pra ele formatar certo? Nisso ele criou um journal interno conforme o tamanho da sua partição e junto com ele as informações dos blocos e inodes. Depois você passa o comando para ele não usar mais esse journal interno! Entendeu agora?

Se você não quiser perder esse espaço todo, você terá que criar a partição do journal antes de mandar formatar essa partição, daí na hora de formatar você "diz" pra ele que o journal já existe em outro lugar!  Contudo você deve especificar o tamanho dos blocos! Se o tamanho dos blocos forem diferentes dá pau!

É mais uma complicação para você pensar na hora de formatar! Por isso deixei o comando como está! Veja que nem todo esse espaço é do journal! Ele tem que guardar informações dos blocos e inodes também! Como seu HD é grande daí tem que ter muito espaço pra guardar todas essas informações! Afinal são 850GB de espaço livre mas que teve que ser "mapeado"!

Agora, ficar criando várias partições journal dentro do mesmo HD vai acabar é atrasando o funcionamento do sistema! Lembre-se, ele vai levar as cabeças do HD seja na leitura ou na escrita para a partição journal! Então se você cria 5 partições dentro dele, sendo duas só de journal, ele vai ficar bem "loquinho" com isso tudo aí!  Nunca usei essa configuração sua! Estou apenas te falando o que acho que vai acontecer por suposição!

Como você diz quer usar tudo no mesmo HD, não é melhor criar o journal interno com 400MB?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #28 Online: 22 de Setembro de 2010, 17:24 »
Porque não tem como ele não criar um Journal interno junto com os blocos e inodes com o comando dado no tutorial! Você deu o comando pra ele formatar certo? Nisso ele criou um journal interno conforme o tamanho da sua partição e junto com ele as informações dos blocos e inodes. Depois você passa o comando para ele não usar mais esse journal interno! Entendeu agora?

Se você não quiser perder esse espaço todo, você terá que criar a partição do journal antes de mandar formatar essa partição, daí na hora de formatar você "diz" pra ele que o journal já existe em outro lugar!  Contudo você deve especificar o tamanho dos blocos! Se o tamanho dos blocos forem diferentes dá pau!

É mais uma complicação para você pensar na hora de formatar! Por isso deixei o comando como está! Veja que nem todo esse espaço é do journal! Ele tem que guardar informações dos blocos e inodes também! Como seu HD é grande daí tem que ter muito espaço pra guardar todas essas informações! Afinal são 850GB de espaço livre mas que teve que ser "mapeado"!

Agora, ficar criando várias partições journal dentro do mesmo HD vai acabar é atrasando o funcionamento do sistema! Lembre-se, ele vai levar as cabeças do HD seja na leitura ou na escrita para a partição journal! Então se você cria 5 partições dentro dele, sendo duas só de journal, ele vai ficar bem "loquinho" com isso tudo aí!  Nunca usei essa configuração sua! Estou apenas te falando o que acho que vai acontecer por suposição!

Como você diz quer usar tudo no mesmo HD, não é melhor criar o journal interno com 400MB?

Mas não foi isso que eu criei? Com a diferença que coloquei 512MB. Só a partição maior está sem Journal. Coloquei a partição de 512 para ser o journal dele.
Qual seria, então, o comando para formatar informando a partição de 512 (no exemplo, a /dev/sdd4) como sendo o journal da /dev/sdd1? Como você disse que eu tenho que especificar, eu tenho que informar 512MB, certo?
Lembrando que essa partição terá uma grande quantidade de arquivos, incluindo fotos, músicas, vídeos e documentos.

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #29 Online: 23 de Setembro de 2010, 08:05 »
Uma pergunta estas regras funcionariam em outros S.O.´s não derivados do Ubuntu. Faço a pergunta porque utilizo para meus testes um HD antigo Quantum de 8gb =D e atualmente utilizo o Fedora 13. A máquina em questão é um Atlhon 64 3200+, soquete 474, mother Asus A8N, 1gb de RAM, video nvidia FX5200. Atualmente uso uma partição ext4 (padrão da instalação) sem swap. Como falei utilizo como sistema de teste mesmo então não há problemas quanto a perda de dados. Alguma sugestão visando apenas o desempenho máximo?
desde já grato

Sim é totalmente possível utilizar essas dicas em outras distros linux. Digo isso inclusive no tutorial! Basta a sua distribuição ter suporte ao ext4 no seu kernel e possuir as versões mais recentes dos comandos listados! Infelizmente num HD tão pequeno acredito que você só poderá usar as dicas referentes ao dir_index e o extent, além é claro do writeback! Com um HD velho assim ele com certeza não vai ter gerenciador de ruídos e talvez não deixe gravar nada no seu cache! Que aliás, deve ser minúsculo!
Enfim, acho bastante limitado esse seu HD, não dá pra trocar por coisa mais nova? Pelo menos um SATA de 80GB?  

Bom aprendizado nos testes!

Há sim, uso essas dicas no Mandriva e no OpenSuse!

Cara, muito bom! Mesmo sendo esse meu HD velho pacas o aumento de desempenho foi sensível. Ainda não realizei todas as dicas contidas no tuto, mas coloquei o journal em outra partição (no mesmo hd) de 256mb e mudei para o writeback a diferença de velocidade se tornou perceptível logo no boot. Ah sim vale comentar que no primeiro teste ferrei tudo e tive que formatar todo hd =/
Cara grande dica essa sua. Parabéns e obrigado por compartilha-la