Autor Tópico: Kernel Panic e HD inacessível  (Lida 2467 vezes)

Offline l1nuxf4n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Kernel Panic e HD inacessível
« Online: 27 de Agosto de 2010, 11:25 »
Opa! Comprei um PC novo com Linux e em uma semana ele parou de funcionar.

Estava mexendo normalmente, atualizei um driver da placa de vídeo, reiniciei, mexi na resolução e fui tentar jogar Warsow. A tela ficou toda preta e com uma mensagem do monitor em azul no meio da tela falando alguma coisa sobre DSUB, travado. Reiniciei, mudei a resolução e tentei de novo. Travou do mesmo jeito, e quando fui reiniciar de novo, deu o "Kernel panic - not syncing: VFS: Unable to mount root fs on unknown-block(0,0)".

A minha idéia então foi baixar o SliTaz de LiveCD, particionar o HD pra não perder os arquivos e instalar outro SO.

Porém, quando eu abro o GParted, ele não dá a opção de verificar ou desmontar o HD. Só aparece o nome da partição com um triângulo vermelho e um ponto de exclamação e o reiserfs como sistema de ficheiros. Com o botão direito só dá pra clicar em Apagar, Formatar Para>, Gerir Parâmetros e Informação. Pelas pastas normais o HD aparece como VOLUME 1000,2 GB e se eu tento clicar dá o erro "Incapaz de montar dispositivo - Erro <i>org.freedesktop.Hal.Device.Volume.UnknownFailure</i>" duas vezes e em seguida "Erro - Directório não existe".
Ou seja, o HD está inacessível.

Eu preciso de ajuda para conseguir recuperar os arquivos que estavam no HD.

Peço que tenham paciência, pois nunca havia mexido no Linux anteriormente e ainda desconheço os comandos.

Obrigado.

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Kernel Panic e HD inacessível
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2010, 12:32 »
Posta uma screenshot do seu problema com o GParted porfavor. Caso queira, me adicione no MSN
para resolvermos juntos seu problema com Kernel ;)
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline l1nuxf4n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Kernel Panic e HD inacessível
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2010, 13:14 »
Imagem editada pela moderação
http://img101.imageshack.us/i/18827062.png/
Imagem editada pela moderação

Te adicionei.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2010, 19:08 por Tota »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Kernel Panic e HD inacessível
« Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2010, 15:33 »
Olá l1nuxf4n,

Primeiro, duas broncas.

1. ReiserFS é considerado obsoleto. Procure formatar seus sistemas em Ext4 ou XFS.

2. Seu HD é enorme, 1TB, não? Não instale o sistema em partição única. Divida em, no mínimo, 3 partições:
- uma pra swap (pequena, mais ou menos do mesmo tamanho que sua RAM);
- uma pra raiz (mínimo 10GB, ideal entre 20 e 30GB);
- uma pra "/home" (ou seja, pros teus arquivos).

Se for servidor, divida em 4 partições, as mesmas acima e mais uma pra "/var", com 30 a 100GB.

Numa situação como a que vc tem agora, se vc tivesse dividido o sistema assim, diria "que chato, corrompeu a raiz" e iria poder formatar e reinstalar sem susto.

Na situação atual, eu sugiro que você boote o sistema com um LiveCD e tente executar o comando abaixo:

sudo reiserfsck --check /dev/sda1

Observe as mensagens que receber, se possível poste-as aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D