Autor Tópico: SSH  (Lida 9016 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: SSH
« Resposta #30 Online: 12 de Setembro de 2010, 12:21 »
Vamos recapitular? Vc está tentando acessar de onde? De casa, ou do laboratório da facu?

E a máquina que vai ser acessada, está onde? O ip dela é público ou privado? Esse roteador que vc está configurando, o IP dele é público ou privado? Ele está diretamente ligado à internet, ou há uma rede interna, ainda que com IP público?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: SSH
« Resposta #31 Online: 12 de Setembro de 2010, 13:20 »
Estou tentando acessar, para fim de teste, do meu notebook (na minha rede interna). Estou tentando acessar meu desktop (também na rede interna) mas usando o IP da rede externa. Meu roteador está diretamente conectado ao meu ISP, à internet. Quando você diz IP público/privado quer dizer IP de rede interna ou externa? Pois o IP do roteador é o IP visível ddele na internet. Inclusive se eu acesso esses sites que detectam IP é o IP do roteador que ele me retorna.
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: SSH
« Resposta #32 Online: 12 de Setembro de 2010, 14:35 »
Ah, vc está tentando acessar o IP da rede externa a partir da rede interna? Isso normalmente não funciona, vc tem que acessar a partir da internet.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline homerobono

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: SSH
« Resposta #33 Online: 30 de Setembro de 2010, 14:24 »
Também estou com o mesmo problema. Mesma coisa.
Se alguém tiver mais alguma idéia eu agradeço...
 :P

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: SSH
« Resposta #34 Online: 30 de Setembro de 2010, 14:37 »
Mesmo problema, mesmos testes... cola o resultado aqui pra gente analisar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline homerobono

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: SSH
« Resposta #35 Online: 30 de Setembro de 2010, 16:32 »
Eu instalei o ssh-server no meu pc. Abri a porta 14723 no meu roteador e a coloquei no /etc/ssh/sshd_config no lugar de 22 (Port 22 --> Port 14723).

O meu roteador usa IP dinâmico, mas como ele raramente é desligado eu uso o IP dele para fazer o acesso remoto.

Também mudei no o sshd_config PermitRootLogin no e adicionei a linha allowuser homerobono. Assim somente o usuário 'homerobono' pode acessar o pc via ssh.

E só. Fiz uns testes no prórpio pc fazendo ssh homerobono@<nome do pc> -p 14723 e ele acessa normalmente, como se fosse de fora. Fazendo ssh <numero de IP> -p 14723 não dá certo.

Ao acessar de outro pc (Linux), via internet, usando ssh <numero ip> obtenho conection timed out, sendo que este endereço ip 'pinga' normalmente (ping <numero ip>). Qualquer outra sintaxe não pinga: homerobono@<ip>, homerobono.<ip>, homerobono@<nome do pc>.<ip>, ...

Daí não sei o que fazer, ao não ser ler outros posts.

Alguma sugestão?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: SSH
« Resposta #36 Online: 30 de Setembro de 2010, 16:44 »
Vc teria por exemplo um modem 3g pra testar? Não faça o teste a partir da rede local, não funciona.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline homerobono

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: SSH
« Resposta #37 Online: 30 de Setembro de 2010, 19:14 »
Eu sei, eu disse que fiz um teste de outro pc, outra conexão, externo.

E sim, eu tenho um modem 3G. Fiz um teste que deu certo: dei ssh homerobono@<IP do modem VIVO> -p 14723 e conectei normalmente.
Aparentemente a conexão que meu pc estava usando era a do roteador.

Agora veja: como eu não consegui acessar da faculdade (teste que fiz hoje) devo concluir que o meu roteador está bloqueando a conexões externas. Só que para ter certeza disso eu queria fazer o teste que acabei de fazer, só que ao contrário. Entende? Pelo IP do modem USB eu conecto o meu pc usando ssh homerobono@<ip do router>, o que nao consigo fazer, pois o ubuntu parecer usar sempre a conexão do roteador como padrão, basta estar conectada.

Como realizar esse teste?
« Última modificação: 30 de Setembro de 2010, 19:18 por homerobono »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: SSH
« Resposta #38 Online: 30 de Setembro de 2010, 20:50 »
No caso, a conexão 3G seria pra servir como origem dos acessos, não o destino.

Você chegou a redirecionar a porta escolhida do seu roteador para o IP do micro na rede interna?

Aliás, qual é a sua conexão internet?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline homerobono

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: SSH
« Resposta #39 Online: 01 de Outubro de 2010, 18:14 »
Obrigado, consegui!
Estava dando errado porque o meu IP interno era dinâmico, e a porta liberada no roteador só funciona para um IP específico. :D

Agora funciona como eu quero, só o IP do roteador que é dinâmico, não estático. Se coloco estático, a net fica meio instável, cai, não volta...
Para isso tem a opção do NO-IP, eu sei, porém em algumas redes alguns endereços são filtrados pelo firewall. Por isso não gosto de usá-lo.

Mas, tá resolvido!
Abraços!