Autor Tópico: Decepção com o Dapper?  (Lida 9723 vezes)

Piras

  • Visitante
Decepção com o Dapper?
« Online: 13 de Junho de 2006, 04:15 »
Um "editorial" do site Distrowatch, principal refevista internacional de Linux na Internet, expressa uma certa decepção com a última revisão do Ubuntu.

Segundo o editor daquela página, a despeito do atraso em lançar a nova versão, o Ubuntu apresenta hoje defeitos que não se encontravam em versões anteriores, além de exibir um instalador gráfico imaturo. L. Bodnar também afirma que em muitos casos o Live CD mostrou-se inutilizável, chegando em alguns dos casos reportados a demorar até mesmo 20 minutos para completar o arranque (boot) do sistema.

O mesmo artigo faz também referência aos problemas encontrados na mais recente versão do Suse, especialmente no módulo de instalação de programas do Yast e no atualizador Zen. E conclui que hoje a Fedora Core é a distro mais profissional e sólida das grandes distros do universo Linux.

O artigo pode ser lido aqui: http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20060612#opinion

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Decepção com o Dapper?
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2006, 06:28 »
Citação de: "Piras"
Um "editorial" do site Distrowatch, principal refevista internacional de Linux na Internet, expressa uma certa decepção com a última revisão do Ubuntu.

Segundo o editor daquela página, a despeito do atraso em lançar a nova versão, o Ubuntu apresenta hoje defeitos que não se encontravam em versões anteriores, além de exibir um instalador gráfico imaturo. L. Bodnar também afirma que em muitos casos o Live CD mostrou-se inutilizável, chegando em alguns dos casos reportados a demorar até mesmo 20 minutos para completar o arranque (boot) do sistema.

O mesmo artigo faz também referência aos problemas encontrados na mais recente versão do Suse, especialmente no módulo de instalação de programas do Yast e no atualizador Zen. E conclui que hoje a Fedora Core é a distro mais profissional e sólida das grandes distros do universo Linux.

O artigo pode ser lido aqui: http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20060612#opinion


É, eu só to conseguindo usar o DP porque fiz uma gambiarra que a galera do fórum gringo ensinou.
Estou gostosando do sistema sim, mais concordo com o artigo.
Só uma coisa, a nova versão vai sair no mês 10 mesmo ou só mês 12?
Fiquei interessado também no Fedora, estou esperando chegar aqui na cidade aquela revista com o DVD dele.
Pelo jeito, o sistema esta realmente bom.
Valeu.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Decepção com o Dapper?
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2006, 07:31 »
Já usei o Fedora Core 5, ele é lento. A atualização dele é ainda mais lenta! E ele também tem seus problemas.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Rock Roward

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Decepção com o Dapper?
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2006, 08:03 »
Citação de: "galactus"
Já usei o Fedora Core 5, ele é lento. A atualização dele é ainda mais lenta! E ele também tem seus problemas.


Que distro nao tem problemas, chefe?

boi

  • Visitante
Decepção com o Dapper?
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2006, 09:26 »
O instalador está realmente bugado. Aqui, quando fui instalar, não foi possível criar as partições manualmente pelo instalador, foi preciso usar o gparted primeiro e depois iniciar a instalação. Depois, o instalador não reconhecia as partições criadas em reiserfs, só consegui usando xfs. Instalando numa partição xfs, a coisa parecia que estava indo bem, mas chegando ao fim, o instalado fechava, dando uma mensagem de erro, não concluindo a instalação. Só consegui após várias tentativas, e nem sei porque funcionou. O cd estava ok, a imagem foi verificada com o md5sum e o cd passou pelo teste de integridade. Mesmo assim, fiz o download outra vez e gravei outro cd, mas apareceram os mesmos problemas.

Offline Willian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Feisty Fawn
    • Ver perfil
Decepção com o Dapper?
« Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2006, 09:30 »
Não tive problemas nenhum com o Dapper Drake até hoje, e gostei muito, mas realmente o live CD do Ubuntu/Kubuntu/Xubuntu está inutilizavel.. muitooo lento!
Já utilizei varias outras distros, mas a que eu mais gostei ainda foi essa..
Ontem mesmo eu instalei o Debian.. mas nao gostei muito..
Lendo as futuras mudanças no Ubuntu 6.10, me deu mais vontade de continuar usando.. parece que vai melhorar muito mais ainda..
Não sei se vale a pena lançar Live CD ainda.. o sistema esta ficando muito robusto.. vai ficar mais pesado para bootar..

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Decepção com o Dapper?
« Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2006, 10:40 »
Não concordo exatamente com o artigo.
Já usei Fedora, Suse e achei mais lento do que o Dapper.
A versão Gnome da Canonical, na minha opinião, é a melhor para desktop. Para uso profissional, ainda não tenho opinião formada.
Instalei , tanto o Ubuntu como o Kubuntu, pela instação gráfica e não tive problema nenhum.
Reconheço que será necessário um computador mais robusto para obter sucesso, mas é uma tendência natural dos fatos.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Decepção com o Dapper?
« Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2006, 10:53 »
:(

Tive problemas na instalação, ainda tenho problemas no boot que às vezes dá uma mensagem de Kernel Panic e só funciona depois de três ou quatro tentativas, minha conexão wireless funcionava bem no Breezy e no Dapper eu preciso abrir o assistente e mandar redetectar a rede a cada inicialização, e por aí vai...

Mesmo assim, já usei diversas outras distros e não troco mais o Kubuntu por nenhuma outra. Já reportei o bug da wireless e estarei à disposição para ajudar no que eu puder.  8)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Decepção com o Dapper?
« Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2006, 13:31 »
Citação de: "Rock Roward"
Que distro nao tem problemas, chefe?


Olha, é difícil algum sistema operacional (seja ele Linux, Windows, Mac ou BSD) não apresentar algum tipo de problema. Para mim a principal causa é a  Babel de Hardware que temos. Por isso acredito que o tempo de desenvolvimento do Ubuntu deveria ser aumentado, uma versão por ano já estaria bom demais. Eu sabia que eles acabariam lançando ele com Bugs. Quase todo SO os possui.

Eu tive problemas com a instalação do Dapper em modo texto, com XFS ele não terminou a instalação, dava erro. Só terminou quando mudei para Reiserfs na partição raiz. Tive que instalar duas vezes.  Eu baixei e usei a versão Live-CD, ela não ficou lenta aqui. O engraçado disso tudo, é que a versão RC não apresentava esses problemas todos durante a instalação.

Já testei um punhado de distros Linux, para mim as duas que melhor funcionaram aqui foram o Ubuntu e o SUSE. O Debian ficou muito rápido mesmo, foi a distribuição que rodou mais rápido no meu PC, mas não reconhece minha placa de Som, aí fica difícil. O Gentoo não consigo instalar, o Slackware instala, mas fico com o teclado desconfigurado, sem som, sem mouse e sem internet! E muitas mais, mas sempre acho alguma coisa que não me agrada. Com o Ubuntu as coisas simplesmente funcionam. Só a minha câmera digital que ele reconhece mas não puxa as fotos, mas resolvi comprando um leitor de cartões de memória. O SUSE é ótimo também, mas é pesado e fica mais lento que o Dapper.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Decepção com o Dapper?
« Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2006, 13:36 »
nao tive problema nenhum com o dapper ! instalei pelo live e no pc da minha mae pelo alternative  e nehum pau !

tudo simples e facil , nao concordo com o artigo em nada !

fedora 5 eh mtooooooooo lento !

eu tenho aki o DVD
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline amenherkhepeshef

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
    • O Guia do Ubunteiro das Galaxias
Decepção com o Dapper?
« Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2006, 13:56 »
Por incrivel que possa parecer o flight 7 tava melhor, muito bugzinho nojento no 6.06, tive erros durante a instalação no live cd, naum conseguia colocar o sistema em reiserfs, acho que uma versao a cada 12 meses seria o ideal pra acabar com essas coisinhas irritantes!!
Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona.
Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê.
Neste local conjugam-se teoria e prática:
nada funciona e ninguém sabe por quê.

(Cartaz afixado anos atrás numa repartição pública de Brasília)

Google Talk/Jabber: paulorogerio.costacanuto@gmail.com

Piras

  • Visitante
Decepção com o Dapper?
« Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2006, 14:32 »
Citação de: "boi"
O instalador está realmente bugado. Aqui, quando fui instalar, não foi possível criar as partições manualmente pelo instalador, foi preciso usar o gparted primeiro e depois iniciar a instalação. Depois, o instalador não reconhecia as partições criadas em reiserfs, só consegui usando xfs. Instalando numa partição xfs, a coisa parecia que estava indo bem, mas chegando ao fim, o instalado fechava, dando uma mensagem de erro, não concluindo a instalação. Só consegui após várias tentativas, e nem sei porque funcionou. O cd estava ok, a imagem foi verificada com o md5sum e o cd passou pelo teste de integridade. Mesmo assim, fiz o download outra vez e gravei outro cd, mas apareceram os mesmos problemas.


Também não consegui formatar minha partição raiz utilizando o XFS. Ao que parece, ao final da instalação via Live CD este não conseguia instalar o gerenciador de boot. Se o XFS ainda só suporta o Lilo e este não constar do Live CD deve ser esta a razão do problema. Mas é chato, pois eu pretendia utilizar o XFS como meu sistema de arquivos desta vez.

____

No julgamento de uma distro os critérios importam tanto quanto o veredito. Muitos comentaram que o Fedora é muito lento. Concordo! E penso que no quesito comodidade, ele também não se compara nem ao Ubuntu, nem ao Debian, nem ao Suse. No entanto, o autor do artigo parece ter se concentrado em outros fatores para conceder sua preferência a Fedora.

Não se acuse, contudo, o Distrowatch de ser tendencioso; ele sempre aplaudiu muito o Ubuntu. Talvez seu problema também tenha sido excesso de expectativa.

____

Para mim, o problema desta última revisão talvez tenha sido excesso de ambição. Mesmo com um prazo estendido, era uma versão com aprimoramentos em volume e amplitude que provavelmente requeririam mais tempo para se alcançar pleno sucesso. Uma lição para o futuro.

Offline Rock Roward

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Decepção com o Dapper?
« Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2006, 14:51 »
Aki instalei o Dapper de boa...sussegado.

A partição boot em Ext3 com 100Mb, uma Swap de 850 e o restante dos 20GB para o sistema, e detalhe...em XFS.
O Instalador grafico foi de boa, nao engasgou em nada e fez o serviço direito.
Som, placa de video, web cam, multifuncional HP (psc1210) tudo configurado e funfando que é uma beleza.
Das distros que usei desde 2000, as melhores  e que nao deixaram na mao foram o Gentoo e Ubuntu... Esse lance ai de decepção é relativo, é como o nosso queridinho disse ali em cima: "O problema é a gama de hardware que temos no mercado". Realmente isso é verdade, e nunca se sabe se seu linux predileto ira reconhecer TUDO o que vc tem plugado... é muito relativo mesmo.
Ja vi muita gente desistindo de Linux por esse motivo.


Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Decepção com o Dapper?
« Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2006, 15:40 »
Além dessa crítica na Distrowatch, já li outras (e também comentários de leitores) com vários reparos ao Dapper.

Eu não tive problemas prá instalar o Kubuntu pelo Live, mas de uns dias prá cá ele parou de exibir automaticamente o ícone do meu isqueirinho no desktop. Tenho de desplugar e plugar de novo ou criar o ícone "na mão". Inacreditável! No Breezy tudo funcionava de primeira. Gozado que no MEPIS, que agora usa os repos do Ubuntu, tudo funciona beleza.

Acho que o problema está mesmo na ambição, como já foi dito aqui. No dia do lançamento, o Mark Shuttleworth, em seu blog, pedia prá ir em determinado endereço e corrigir o primeiro bug da versão 6.06. E qual era esse bug? Nada menos que a Microsoft... Assim fica difícil. Humildade nunca fez mal a ninguém, principalmente quando se alimenta muito as expectativas. Quem presta atenção nessas coisas, deve ter reparado que não houve um único dia sem que o Ubuntu aparecesse na mídia, quase sempre com promessas e mais promessas. Agora, vem o troco.
You can't always get what you want

Offline cafecraft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
    • http://www.linuxval.org
Decepção com o Dapper?
« Resposta #14 Online: 14 de Junho de 2006, 18:51 »
Citação de: "galactus"
Olha, é difícil algum sistema operacional (seja ele Linux, Windows, Mac ou BSD) não apresentar algum tipo de problema. Para mim a principal causa é a  Babel de Hardware que temos. Por isso acredito que o tempo de desenvolvimento do Ubuntu deveria ser aumentado, uma versão por ano já estaria bom demais. Eu sabia que eles acabariam lançando ele com Bugs. Quase todo SO os possui.

Eu tive problemas com a instalação do Dapper em modo texto, com XFS ele não terminou a instalação, dava erro. Só terminou quando mudei para Reiserfs na partição raiz. Tive que instalar duas vezes.  Eu baixei e usei a versão Live-CD, ela não ficou lenta aqui. O engraçado disso tudo, é que a versão RC não apresentava esses problemas todos durante a instalação.

Já testei um punhado de distros Linux, para mim as duas que melhor funcionaram aqui foram o Ubuntu e o SUSE. O Debian ficou muito rápido mesmo, foi a distribuição que rodou mais rápido no meu PC, mas não reconhece minha placa de Som, aí fica difícil. O Gentoo não consigo instalar, o Slackware instala, mas fico com o teclado desconfigurado, sem som, sem mouse e sem internet! E muitas mais, mas sempre acho alguma coisa que não me agrada. Com o Ubuntu as coisas simplesmente funcionam. Só a minha câmera digital que ele reconhece mas não puxa as fotos, mas resolvi comprando um leitor de cartões de memória. O SUSE é ótimo também, mas é pesado e fica mais lento que o Dapper.


Tente usar um /boot com Reiser ou Ext3 é o resto com XFS..

Também não concordo com esse site!...
Assinatura removida conforme a regra 8. O prazo era até 13/02.