Autor Tópico: Ubuntu em Mac e em máquinas com CPU/VGA AMD.  (Lida 3256 vezes)

Offline gabriel_marcio89

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Ubuntu em Mac e em máquinas com CPU/VGA AMD.
« Online: 28 de Outubro de 2012, 14:07 »
Boa tarde! Estou tendo alguns problemas bem chatos com o Ubuntu que estão muito perto de me fazer desistir de usar o sistema em minhas máquinas...

No MacBook Pro late 2011 de 13" fui instalar o Ubuntu 12.10, resultado: o wi-fi não funciona logo de cara, tive que instalar o driver "na marra" pelo terminal. Até aí tudo bem, afinal de contas estava tudo "funcionando"... Atualizei o sistema e aproveitei a onda pra atualizar o kernel pra nova versão 3.6.3 usando um tutorial bem simples no site upubuntu.com. Notei que o sistema ficou até um pouco mais rápido, só que aí começaram os problemas... Instalei o VLC pra assistir meus filmes/seriados, só que notei que após um tempo o vídeo desligava sozinho (achei até que fosse alguma configuração de economia de energia mas não era o caso). Quando acontecia isso o sistema mostrava só algumas mensagens em texto na tela (provavelmente relacionadas a CPU), tinha que fechar a tela do Mac e abrir novamente, só assim pro sistema voltar a funcionar. Isso aconteceu mais umas quatro vezes e depois parou, até o momento que o sistema todo travou no meio do filme e tive que desligar o Mac direto no botão. Fora que no caso do MacBook Pro ele esquenta bastante usando o Ubuntu, o cooler fica quase que o tempo todo na velocidade máxima, coisa que não acontece no OS X ou no bootcamp com Windows.

Fiz algumas instalações também no meu iMac 2011 21,5" com a GPU HD6750M 512MB GDDR5, segui exatamente o mesmo método de atualizar o sistema todo, atualizar o kernel, só que quando fui instalar o Catalyst 12.10 (também pelo tutorial do upubuntu.com) e reiniciei a máquina o Ubuntu simplesmente travou na tela roxa antes de começar o carregamento do sistema. Tentei mais duas vezes novas instalações do Ubuntu no iMac, dessa vez sem atualizar o kernel, e quando reiniciei mais problemas: minha resolução de vídeo estava baixa, as bordas das janelas e o dash do Unity pra abrir os programas simplesmente sumiram... Me deixando com um sistema sem funcionalidade alguma.

Esses tipos de problemas tem me desanimado bastante... Infelizmente não tenho tempo de ficar buscando soluções pra problemas meio básicos que no próprio Windows 7 ou 8 e no OS X nunca aconteceram com essas mesmas máquinas. Felizmente no PC com CPU FX8120/HD6850 o Ubuntu tem se comportado um pouco melhor... Mesmo assim também tive problemas com o Catalyst antes, tive que deixar a VGA funcionando sem o driver da AMD. Tenho ainda um PC que uso como HTPC com APU AMD 3870K/HD6670 que também funciona legal com o Ubuntu, nesse ainda não testei com a versão 12.10 do Ubuntu, somente a 12.04. Porém ainda não encontrei um meio de usar em conjunto o vídeo integrado da APU com a HD6670, até porque já fico até com medo de instalar e mexer mais a fundo no Catalyst com medo de inutilizar toda minha instalação do Ubuntu.

Meu objetivo inicial era usar somente o Ubuntu como SO principal nas minhas máquinas (talvez no Mac deixaria em dual-boot com o OS X 10.8.2 pra trabalhos gráficos, gravações de áudio...) porém como já disse antes, parece que o Ubuntu não se adaptou 100% nas minhas máquinas. Se alguém tiver um pouco mais de experiência com o Ubuntu em Macs, ou puder me ajudar em alguns dos problemas relatados eu agradeço! Gosto bastante do Ubuntu e acho que o sistema tem um potencial enorme de ganhar mercado no futuro. Por isso a vontade de aprender a conviver com um SO mais leve e sem algumas limitações do Windows e do OS X.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em Mac e em máquinas com CPU/VGA AMD.
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2012, 20:41 »
Vamos lá, vc instalou uma versão do Ubuntu recém lançada, que está sujeita a muitos tipos de erros e bugs, e ainda atualizou o kernel, mudando a configuração original do sistema. Amigão, vc está pedindo para as coisas darem erradas, rsrs.

Faz o seguinte: instala o Ubuntu 12.04, que é LTS, ou seja, serão 5 anos de suporte oficial, sem contar que é uma versão mais estável, está bem mais estável que a versão 12.10. E não instale kernel diferente do que já vem com o sistema!
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em Mac e em máquinas com CPU/VGA AMD.
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2012, 10:58 »
Tenho um MacTel7,1 com o 12.04.1amd64 rodando liso! Não instalei o 12.10amd64 por alguns problemas que (ainda) não foram resolvidos em relação ao meu processador gráfico. Estou com a imagem do 12.10 32 bits, mas tive preguiça de testar...