Autor Tópico: Primeiras impressões do Debian 6.0 - Squeeze!  (Lida 5098 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Primeiras impressões do Debian 6.0 - Squeeze!
« Online: 14 de Agosto de 2010, 22:35 »
Com o anúncio do congelamento do Debian 6.0 eu resolvi dar uma olhada no que está por vir, e vou dizer, fiquei triste!

Comecemos pelo começo!  :P

A instalação foi realizada num Notebook Toshiba Satellite M205, plataforma Intel:

Processador - Core2Duo T5450 1.66GHz
Chipset - 965-ICH8
Placa de vídeo Onboard Intel 965
Rede sem fio Intel
Rede com Fio Marvel
2GB de RAM
HD SATA 160GB
Leitor de cartões

Ou seja, nada demais na questão de hardware, aliás, esta já é uma configuração considerada bastante desatualizada!

Baixei o CD1 da versão AMD64 do Gnome! O instalador do Debian 6.0 agora já trás de primeira a opção de usar o instalador em modo gráfico ou o instalador tradicional! Antes você tinha que usar a linha de comando para disparar a instalação em modo gráfico!!!  Escolhi o instalador em modo gráfico!

Apesar de não ser o melhor instalador das distros que já testei, ele cumpre bem a sua função mas faz mais perguntas que o instalador do Ubuntu!
Na hora da formatação temos agora a opção do ext4!  Usei o ext4 com a opção noatime, de resto deixei tudo como padrão neste quesito.  Na hora da instalação dos pacotes o Debian instala os pacotes básicos e depois pergunta o que você quer instalar de acordo com algumas opções pré-estabelecidas, tais como: Ambiente Desktop, Servidor de arquivos, Servidor de E-mail, Laptop e etc.

Escolhi o ambiente desktop mais o Laptop!  Daí veio a primeira grande surpresa, nada mais nada menos que 1154 pacotes foram mostrados para instalação!!!  Sem sombra de dúvidas essa é a versão mais gorda do Debian que eu já vi!  Como eu estava conectado a rede com fio, ele aproveitou e atualizou os repositórios e já baixou as versões mais novas dos pacotes listados! Ou seja, levou um tempão!!!   Durante a instalação dos pacotes notei lentidão na instalação dos pacotes em comparação a versão anterior do Debian com ext3!

Também durante a instalação notei que ele instalou pacotes destinados a servidores, mesmo não tendo marcado nenhuma opção para servidores durante a escolha dos pacotes pré-determinados! Foram instalados o exim4 e o mut além de pacotes do Apache, por exemplo!!! Como o Debian é voltado mais para servidores, vou dar um desconto quanto a isso!

Ao final da instalação ele pergunta se eu quero instalar o GRUB e mostrou que encontrou a instalação do Windows 7 na outra partição do HD! Pareceu tudo bem, ejetou o CD e reinicei o Notebook!

Logo de cara um problema, apesar de ter mostrado que encontrou o Windows 7, esta versão de testes do Squeeze não colocou o 7 na lista do Grub, apenas o seu kernel 2.6.32 padrão!  Daí logo pensei comigo mesmo, lá vamos nós!

Terminado o Boot do Debian, foram quase 37 segundos, mais demorado que o boot do Ubuntu padrão neste Notebook, sou brindado com o GDM do Gnome 2.30. É o mesmo estilo do Ubuntu Lucid, mas com um tema do Debian!

Ao fazer o Login na área de trabalho do Debian, notei logo um maior cuidado com a apresentação gráfica do sistema. Eu sempre achei o tema padrão do Debian com Gnome feio pra burro! Dessa vez eles mudaram os ícones e o tema do ClearLooks está parecendo mais vivo! Contudo a renderização das fontes continua sofrível! Tudo serrilhado!  E não adianta muito mudar de fontes e alterar as configurações para LCD com suavização subpixel e Hinting!  Neste ponto o Ubuntu leva boa vantagem!  Aliás, as distros baseadas em RPM tais como Fedora, OpenSuse e Mandriva também!

No quesito consumo de RAM o Debian consome muito menos memória inicial que o Ubuntu, Mandriva, Fedora ou Opensuse em suas instalações padrões. Para um sistema 64bits, ele começa em cerca de 150MB! Dado este muito interessante já que mesmo com tão pouca memória utilizada, ele não faz isso se transformar em melhora de desempenho! O Debian 6 com ext4 é notavelmente mais lento que o 5 com ext3! Diga-se de passagem, aquela diferença bastante marcante no desempenho entre o Ubuntu e o Debian já não existe mais! Pelo menos da forma como está a versão que testei e com essa configuração: 64bits + ext4!  Quando vai usar o cache de memória é que você nota como a diferença diminuiu mesmo! Não sei se tem haver com a versão do Xorg também!  O Ubuntu e o Debian usam praticamente a mesma versão = 1.7.5. As outras distribuições que eu falei logo acima, usam versões mais novas do Xorg do que o Debian 6 e o Ubuntu 10.04!

Ao dar uma olhada nos programas instalados, notei o motivo da lista de 1154 pacotes instalados!   Existem dois processadores de texto ( Writer e Abiword), dois navegadores (Iceweasel e Epiphany) e duas planilhas eletrônicas (Calc e Gnumeric) entre outros tantos programas instalados! São quase 4GB de espaço utilizado pelo Squeeze! Não sei se isso vai continuar assim até a sua versão final, ou se foi um Bug do instalador!

Quanto a entrada do Windows 7 no Grub, só precisei fazer um update-grub para tudo ficar resolvido!  Mas já viram o desespero dos novatos ao verem que o Windows não estava mais lá!  

O Debian 6 montou a partição NTFS do Windows com dois cliques!  Perguntou a senha do Root e montou a partição NTFS com poderes de leitura e escrita!  Só o OpenSuse 11.3 é que continua não montando partições NTFS sem poder de escrita por padrão!

Insatisfeito com o desempenho geral do Squeeze, resolvi fazer várias mudanças, praticamente as mesmas que realizo no Ubuntu que faço uso diário e para meu espanto, os dois continuaram bem parelhos no desempenho geral do sistema!  Depois de procurar saber um pouco do motivo disso, suspeito de uma coisa. O MArk contratou vários desenvolvedores do Debian para a Canonical e hoje o Ubuntu 10.04 usa 75% dos pacotes do Debian inalterados!  Portanto quando retiro as firulas dos dois sistemas, fica lógico que eles tenham que apresentar desempenho semelhante!

Também confirma o que ando lendo em várias análises espalhadas pela rede, as novas versões do Kernel Linux estão ficando mais lentas e o ext4 ainda leva uma surra em alguns casos do ext3! Portanto o Debian também vem sofrendo do mesmo mal das outras distribuições modernas!  Tá ficando inchado e lento!   Mas pelo menos não perdeu a sua tão alardeada estabilidade!

Não houve qualquer pau de programas, travamentos ou  reinicializações aleatórias, o recurso da bateria funcionou direitinho, o suspender e hibernar e a rede sem fio também! Contudo, o som não funcionou!   Com todos os codecs instalados, e a placa de som corretamente reconhecida e configurada, não consegui ouvir som nenhum de nenhum programa multimídia  instalado! Ele reproduzia as músicas e os vídeos de vários formatos, mas não tinha som! Notei que estava instalado o alsa mas não o Pulse Audio!  Instalei o Pulse audio e continuei sem som!  Com certeza deve ser um Bug dessa versão de desenvolvimento!

Há sim, como teste final, instalei o Kernel do Hqxriven no Squeeze!   E não é que ele funcionou direitinho!  :D

Era isso pessoal!

Té+  

  

  




 
« Última modificação: 16 de Agosto de 2010, 20:32 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Primeiras impressões do Debian 6.0 - Squeeze!
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2010, 10:14 »
Todos os meses eu faço um teste do Squeeze e ainda o acho meio 'squeezito', hehehe... Qdo o instalo aqui usando os cds/dvds gerados semanalmente lá no Debian, sempre dou de cara com:

  • A instalação será interrompida várias vezes por algum erro de pacotes ou de configuração e deverá ser reiniciada até o fim da mesma;
  • Qdo se manda desligar o micro, ele fecha a interface gráfica e volta pra tela de login;
  • Problemas com o Grub;
  • Problemas com o Montador de Unidades.

E mais uma série de pequenos problemas (como a falta de determinados programas que tem no Lenny). De um modo geral o Squeeze é um Ubuntu 9.10 em se tratando de sistema, mas pelo menos vem com o Gnome mais atualizado... Eu não gostei, vou esperar ser lançada mesmo a versão 'estável', pois pra mim a melhor versão do Debian até hj é o Lenny e depois o Sarge.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Primeiras impressões do Debian 6.0 - Squeeze!
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2010, 13:19 »
Atualmente estou usando o Squeeze com ext3, consumo de ram por volta dos 160mb na inicialização, mas aqui ele esta bem melhor que o Lucid, estável e rápido, não fiz nenhuma modificação, mas também tive problemas:
- após a instalação, na 1ª inicialização o monitor apagou (tive que alterar o xorg na unha  :-\, porem isso também acontecia com o Lucid);
- assim como ja ocorreu em varias distro que testei, vídeos aqui só com o compiz ativado (me obrigando a instalar e habilitar ele);
- apos atualizar parcialmente pq tinha muita coisa o sistema e instalar os divres da Nvidia, o compiz deu trabalho pra funcionar (tive que colocar um compiz --replace na inicialização).

De resto não tenho o que reclamar, sistema esta rápido e bem estável, o bom é que esta com os programar que mais uso em versões atualizadas como o BRoffice, transmission e pidgin.

galactus que modificações você fez no seu?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Primeiras impressões do Debian 6.0 - Squeeze!
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2010, 01:15 »
Então niquelnausea, eu removi serviços que não uso, programas que não uso também, alterei o fstab para melhorar a performance do ext4, troquei o gerenciador de janelas pelo openbox e tentei melhorar o que pude da resolução da fontes!

Mas já retirei o Squeeze o meu Notebook!  Era só pra testar mesmo, se ele estaria ficando bom para o meu uso!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline dss-ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Primeiras impressões do Debian 6.0 - Squeeze!
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2010, 17:37 »
Para melhorar as fontes no Debian tem aquela dica do dpkg-reconfigure fontconfig-config e escolher as opções auto hinter, sempre e não.
Eu fiz um teste essa semana com o Squeeze e achei ele bem leve (apesar de que o Ubuntu Lucid está leve também, mas não tanto quanto o Debian).

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Primeiras impressões do Debian 6.0 - Squeeze!
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2010, 22:28 »
Galactus, eai cara, tudo bem? :)

Vou te fazer uma perguntinha, ok?!
Porque você não utiliza o Gentoo, Sabayon ou ArchLinux? Digo, já que você gosta tanto de velocidade e tal!

Na minha opinião, essas distribuições Linux são as mais rápidas atualmente!
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Primeiras impressões do Debian 6.0 - Squeeze!
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2010, 12:46 »
Galactus, eai cara, tudo bem? :)

Vou te fazer uma perguntinha, ok?!
Porque você não utiliza o Gentoo, Sabayon ou ArchLinux? Digo, já que você gosta tanto de velocidade e tal!

Na minha opinião, essas distribuições Linux são as mais rápidas atualmente!

É o meu próximo passo Alyscom!  Vou partir para o ArchLinux! É que não estou podendo fazer isso no momento! Tem que aprender mais um monte de coisas novas, serão muitos paus a serem resolvidos ou solucionados! Já cheguei no limite do Ubuntu!  Fiz um Gentoobuntu aqui no Notebook de casa! Parecia que fiz um upgrade de hardware no notebook!  E olha que o Ubuntu/Debian não foram feitos para ficar compilando de tudo! Já até imagino no ArchLinux!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.