Autor Tópico: Servidor qmail do ZERO  (Lida 3644 vezes)

Offline _lucasmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Servidor qmail do ZERO
« Online: 17 de Agosto de 2010, 16:50 »
Olá pessoas!

Estou com um pepino daqueles nas mãos e decidi recorrer a ajuda de vocês para tentar resolvê-lo! Sou novato aqui no fórum, e a situação é a seguinte:

O Diretor de TI me solicitou a montagem e configuração de um servidor de e-mail com o qmail... Até aí tudo bem! Porém ele me explicou que quer e-mail's 'internos' (usuario@interno) para comunicação dentro da empresa, e e-mail's 'externos' (usuario@dominio.com.br).

Existe a possibilidade de ter esses dois tipos de configuração para uma mesma conta (usuario@interno e usuario@dominio.com.br)? Comecei a usar o qmail agora, e não tenho muito tempo de Linux! =D

Estou no aguardo de alguma idéia!

Valeu!
Lucas Marques de A. Costa
Analista de Suporte

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor qmail do ZERO
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2010, 23:36 »
Seguinte, os emails que vão pra "fulano@interno" e "fulano@dominio.com.br" devem cair na mesma caixa postal?

Ou vai haver um "fulano@interno" e um "beltrano@domino.com.br", e os dois nunca vão ser os mesmos?

Pq em algumas situações vai dar pra vc fazer isso com domínios virtuais...

Desculpa se não era isso que vc estava esperando... ando meio sem sorte nas minhas dicas aqui. :(
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _lucasmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Servidor qmail do ZERO
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2010, 10:18 »
Seguinte, os emails que vão pra "fulano@interno" e "fulano@dominio.com.br" devem cair na mesma caixa postal?

Ou vai haver um "fulano@interno" e um "beltrano@domino.com.br", e os dois nunca vão ser os mesmos?

Pq em algumas situações vai dar pra vc fazer isso com domínios virtuais...

Desculpa se não era isso que vc estava esperando... ando meio sem sorte nas minhas dicas aqui. :(


Cara, é isso sim! :)

O fulano@interno e o fulano@dominio.com.br são o mesmo usuário, porém somente alguns usuários poderão enviar/receber e-mail's externos.

Por exemplo:
O Gerente de TI terá o e-mail gerente.ti@interno e também gerente.ti@dominio.com.br (para enviar/receber e-mail's externos).
Para mensagens enviadas dentro da empresa, os demais usuários (@interno) receberão gerente.ti@interno, porém ao enviar para 'fora', será enviado como gerente.ti@dominio.com.br.

Já um Auxiliar Administrativo terá somente o e-mail fulano@interno, já que este não enviará e-mail's externos.

O servidor que estou instalando está com o Ubuntu Server 10.04.
Estou testando o qmail, porém se for inviável usá-lo, poderia ver a possibilidade de usar outro MTA!

Acho que deu pra entender melhor agora, né?

;)
Lucas Marques de A. Costa
Analista de Suporte

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor qmail do ZERO
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2010, 11:16 »
Não, sem trauma, eu já tinha entendido [o tamanho do] seu problema.

Eu nunca fiz essa configuração com o Qmail. Já fiz, sim, com o PostFix, trabalhando junto com o Courier, e/ou com o Cyrus.

Então, tenho quase certeza de que vc vai precisar de domínios virtuais. A complicação é que vc pesquisando [google -> "qmail virtual domains" ou "qmail domínio virtual"], aparecem muitos resultados, mas quase todos pra vc configurar seus domínios virtuais com base MySQL, o que no seu caso é usar um canhão pra matar um mosquito.

Haveria problema dessas caixas postais ficarem completamente separadas?
Seu chefe teria alguma restrição contra as caixas "fulano@seudomínio.com.br" serem implementadas via Google Accounts?
Vcs usam qual cliente de correio eletrônico aí?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _lucasmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Servidor qmail do ZERO
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2010, 11:53 »
Opa! ^^

Não, não tem problema nenhum as caixas ficarem separadas! Seria até melhor! ;)

Quanto ao Google Accounts, ele já é utilizado para contas de e-mail 'externas', e o servidor @interno seria exclusivamente para mensagens internas!

Se forem caixas separadas, a lógica seria a mesma? Ou você me aconselha usar outro MTA? Ou simplesmente usaria o qmail sem MySQL?

O cliente de correio é online (Google Accounts)!

Fico no aguardo, até o momento já instalei o qmail, mas ainda não configurei com o MySQL, prefiro esperar sua resposta!

Valeu! ;)
Lucas Marques de A. Costa
Analista de Suporte

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor qmail do ZERO
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2010, 12:06 »
Então, o MySQL seria pra gerenciar os vários domínios. Vc vai ter um só, não precisa de banco de dados pra isso, né?

Citar
Se forem caixas separadas, a lógica seria a mesma? Ou você me aconselha usar outro MTA?
O melhor sistema é o que você sabe usar, né? Eu faria pelo Postfix, mas isso é pq eu já estou acostumado com ele.

De qq forma, um dos primeiros passos é fazer as máquinas entenderem o "@interno", e isso passa por vc configurar um servidor DNS interno também. Vc já tem isso?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _lucasmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Servidor qmail do ZERO
« Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2010, 14:03 »
Sim! Temos um servidor de DNS!

E quanto ao qmail, eu não sou acostumado com ele! E nem com o PostFix! Eu nunca tinha configurado um servidor de e-mail's antes, mas creio que consigo! Pelo menos pretendo! =/

Quanto a lógica, então posso continuar sem o MySQL, né? E em relação ao '@interno', basta eu configurar no servidor de DNS, né?

Mas cara, me diz, se eu fosse usar o PostFix, será que seria mais simples, visto que muitas pessoas que eu consultei sobre isso, me indicaram ele?

O que você faria? e se fosse usá-lo, qual procedimento eu deveria seguir?

Me ajuda aí cara, Please!

=D
Lucas Marques de A. Costa
Analista de Suporte

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor qmail do ZERO
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2010, 15:05 »
Citar
E em relação ao '@interno', basta eu configurar no servidor de DNS, né?
Não basta, é só o ponto de partida.

1. Vc tem que configurar seu servidor DNS pra responder ao domínio "interno".
2. Vc tem que configurar o domínio "interno", de forma que o MX dele seja o seu servidor de correio.

Depois que isso acontecer, vc tem que configurar o MTA pra receber as mensagens e colocar na caixa postal.
O que me lembra outra questão, acho que vc ainda não respondeu. Qual é o cliente de email que vc usa? Thunderbird? Outlook?

PS: Veja se este link te ajuda.
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/servidor-emails/
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _lucasmac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Servidor qmail do ZERO
« Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2010, 15:34 »
Cara, aqui é utilizado a interface do próprio Google Accounts... É Online!

Quanto ao artigo que você me mandou, vou dar uma lida!

Já que não sou familiarizado com o qmail, vou dar uma estudada no PostFix!


Valeu pela ajuda cara, qualquer coisa, posto aqui!


;)
Lucas Marques de A. Costa
Analista de Suporte