E-Mail enviado sempre chega na caixa de SPAM, porque? [RESOLVIDO]

Iniciado por fellipeh, 17 de Agosto de 2010, 15:25

tópico anterior - próximo tópico

fellipeh

Boa tarde amigos, acabo de contratar um Servidor Dedicado, e nele consta o Ubuntu 8.. pois bem, instalei o apache2, postfix, e outras coisinhas mais, que diz neste tutorial: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/servidor-emails/instalando-postfix.html

Pois bem,  consigo enviar email para fora do meu servidor (pelo webmail ainda, pois pelo outlook nao consegui testar pois não resolveu o DNS ainda no registro.br), porém para todos que mando o email, este chega na caixa de SPAM...

O que pode ser que está acontecendo?

Obrigado.

zekkerj

você está enviando emails a partir de "fulano@seudomínio.com.br", certo?

Quem consulta no DNS pelo "MX" de "seudomínio.com.br" cai no IP do seu servidor?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

fellipeh

Olha amigo, pra ser sincero não sei lhe dizer, pois ao contratar o Servidor Dedicado na LocaWeb, o rapaz me disse que estava configurado tudo.. você saberia me dizer como eu posso consultar se está ou não correto?

agente100gelo

Como o zekkerj falou, se seu servidor de SMTP tiver IP diferente do servidor POP é batata cair na lista de SPAM.

Vá em Sistema > Administração > Ferramentas de Rede > Consultar.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

fellipeh

Tanto o SMTP e POP estão no mesmo servidor.. o linux lá não tem parte gráfica, somente console mesmo..

zekkerj

Citação de: fellipeh online 18 de Agosto de 2010, 09:15
Olha amigo, pra ser sincero não sei lhe dizer, pois ao contratar o Servidor Dedicado na LocaWeb, o rapaz me disse que estava configurado tudo.. você saberia me dizer como eu posso consultar se está ou não correto?

O comando pra testar é "host -t mx seudomínio.com.br"

A saída deve ser o nome ou o endereço do seu servidor.

Mas ainda há uma possibilidade, e se for isso, vc tem um grande problema: o email estar em RBL  :-\

RBL são "listas negras" de endereços IP criadas por empresas especializadas. Quando teu IP cai numa dessas listas, é um osso pra tirar (até pq normalmente essas listas são gerenciadas no exterior, e as empresas, além de exigir coisas quase absurdas pra liberar, ainda cobram pelo
serviço).
Uma empresa que trabalha com a gente está com esse problema, e vão ter que trocar todo o endereçamento público pra se livrar disso.

Mas...

Vou te dar uma idéia. Vários conhecidos meus saíram da Locaweb por conta de problemas técnicos que eles nunca resolvem.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

fellipeh

Amigo,

Realmente pensei na lista negra, mas fui num site, que a própria LocaWeb indica, e verifiquei que não consta em nenhuma lista... ao digitar o comando apareceu o seguinte:

XXXXX.com.br mail is handled by 10 mx.XXXXX.com.br.

o final, nao teria que ser sem o "mx." ? Se tiver que ser sem isso, com eu faço para arrumar? qual arquivo eu edito?

zekkerj

Veja se essa máquina traduz corretamente no IP do seu servidor. Traduzindo: a saída de "host mx.seudomínio.com.br" tem que ser o IP do seu servidor.

PS: É um pouco de paranóia, mas evite colocar o nome real da máquina em público. Nunca se sabe...  :P :-\

Ah. Lembrei de outra restrição. O DNS reverso também precisa ser configurado... quem executar o comando

host 200.xxx.xxx.xxx (ip do seu servidor)

Tem que ter como resposta "mx.seudomínio.com.br".

fellipeh

Valeu amigo, irei verificar...

Vi sua dica, e já alterei o post acima... valeu!

Editado:

Só para dizer ao amigos que o problema parece ter sido neles lá... arrumaram o problema e pronto..
Valeu!