Autor Tópico: [Resolvido] - Dual boot: Windows 7 + Ubuntu 10.04 em arranjo Raid 0  (Lida 1308 vezes)

Offline pzl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Bom amigos, passei a tarde/noite tentando resolver esse problema e nada mais justo que compartilhar a solução. Li sobre vários problemas com Raid e pode ser que um dia algum novato em linux como eu esbarre nisso.
Demorei para conseguir, mas é bem simples. Os mais experientes não me crucifiquem, o intuito é apenas ajudar.

Primeira vez que instalei o Ubuntu, dei uma pesquisada antes, li bastante o fórum e segui os passos desse tutorial: http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-04-lucid-lynx

Método de instalação: USB - Pen drive (na verdade usei um cartão de memória da minha máquina digital e um adaptador USB ;D)

Meu sistema com 3 HDs:

2x HDs 320GB em Raid 0 (NTFS) - Windows 7
1x HD 640GB (NTFS) - Arquivos

- Abri 40GB de espaço no HD de 640GB (Arquivos).
- Criei as partições pelo LiveCD (USB) e instalei tudo normalmente, bem rápido e sem erros.

Quando reiniciei, no Grub 2 não aparecia o Windows.

Tentei sudo update-grub e nada.
Reparei que o arranjo Raid não era visto pelo Ubuntu, apenas o HD de 640GB, inclusive lendo a partição NTFS normalmente.

Após tentar MUITA coisa e varrer toda a internet, uni duas coisas:

1) instalar o bendido do dmraid (aí o Ubuntu conseguirá enxergar seu Windows instalado em Raid automaticamente).
2) sudo update-grub (conseguirá atualizar o Grub porque agora "existe" um Windows).

Bom é isso. Espero que sirva de ajuda um dia para alguém essa minha aventura noob haha.