Não creio que possa haver relação entre uma coisa e outra, entretanto, tem que desinstalar mesmo para tentar verificar se de fato houve alguma interferência entre a atualização requerida e efetuada pelo GIMP, conforme sua observação, e o problema relatado de perda de qualidade de imagem no Firefox. Até o momento não consegui resolver essa questão no Firefox, mesmo alterando os parâmetros de gfx.color_management.mode e ainda gfx.color_management.rendering_intent, realizados através do about:config, simplesmente continua ruim a qualidade das imagens apresentadas pelo navegador.
Uma possibilidade para desfazer as alterações efetuadas, caso elas tenham sido efetuadas através do "Gerenciador de pacotes Synaptic", é recorrer ao recurso de "Histórico" existente dentro dessa ferramenta de administração.
Eventualmente, por esse recurso, será possível identificar a alteração efetuada e, assim, desfazê-la.
1) Click em Sistema/Administração/Gerenciador de pacotes Synaptic > abre-se a tela do aplicativo Synaptic;
2) Dentro da tela do Synaptic click em Arquivo/Histórico > abre-se a tela de "Histórico", constando: "Histórico de pacotes de software instalados, removidos e atualizados.";
3) No campo à esquerda do botão "Localizar" digite GIMP e então acione o botão "Localizar";
4) O resultado informará a data de atualização, se houver.
A partir daí é localização a atualização e marcar para remover
Como?
1) Click em "Fechar" o quadro "Histórico";
2) No canto superior direito do Synaptic há um quadro denominado "Pesquisa Rápida", digite nele o nome do software que deseja localizar (no caso, GIMP);
3) Ao ir digitando o mecanismo de procura do Synaptic já faz a seleção pela palavra chave digitada (caso não faça, acione o botão "Procurar", ao lado;
4) O que estiver instalado aparece com uma marca verde ao lado esquerdo do nome do software;
5) localize a exata atualização efetuada, conforme obtido anteriormente pelo Histórico;
6) Click sobre a linha que se pretende desinstalar, deixando-a ativa (o fundo da linha fica em cor diferenciada, alaranjada);
7) Click com o botão direito do mouse sobre "Marcar para remoção completa" (apenas da específica atualização que se quer remover);
Confirme a remoção.
Daí é observar se de fato algo no GIMP pode ter tido consequência sobre a qualidade de imagens do Firefox.
Caso positivo (e mesmo negativo), informe aqui, pois que, penso, seria de utilidade para eventuais leitores futuros.
Não sendo possível localizar a específica alteração do GIMP por esse método, do 'Histórico' do próprio Synaptic, a opção é a desinstalação da totalidade do GIMP, usando o mesmo método descrito acima, que também deve ser usado, após a observação, para a reinstalação.
Adicionalmente, outra técnica disponível para remoção é por linha de comando, isto é, usando o apt-get através terminal do Ubuntu (Aplicativos/Acessórios/Terminal).
O apt-get necessita de um usuário com privilégios de administrador.
Isso significa dizer que é necessário digitar no terminal de comando o termo 'sudo su' (sem as aspas) seguido da senha de root (administrador principal).
Basicamente o comando para a desinstalação é: apt-get remove nomedoprograma, portanto, ficaria assim: apt-get remove gimp
Feita a desinstalação e a observação que se pretende, a reinstalação pode igualmente ser feita pela linha de comando digitando-se apt-get install nomedoprograma, portanto, no caso, apt-get install gimp
Existe bastante material sobre o uso do apt-get, aqui no forum como na internet em geral.
Uma boa opção para consulta sobre o apt-get, dentre várias outras igualmente boas, consulte o artigo "Como usar o apt-get", em:
http://www.infowester.com/aptget1.phpPor linha de comando também se pode consultar o manual do apt-get embutido no terminal digitando-se man apt-get
Barra de espaços para rolar o man; ao final, para sair do man, digite q (tecla q)
Isso não é muito prático para quem não está acostumado (e não quer se acostumar) com sintaxe de terminal, mas vale dar uma simples olhada.
[]'s
Acho que tenho uma informação importate!! Estou com o mesmo problema de vocês, a imagens aparecem como se os pixels fossem enormes
Isso aconteceu logo depois de instalar uns plugins ou atualizações que o editor de imagens GIMP pediu... vou explicar
TInha uma imagem no GIMP, e queria salvar ela como .GIF
entao ele pediu para que instalasse um plugin ou atualização (não lembro!!!) , instalei, e logo depois disso sem reiniciar a máquina o firefox já estava com o problema nas imagens.
Não sei como desfazer o que fiz, não sei qual instalação que fiz!! tudo que tenho são essas informações!! e que comprei meu note a 1 semana!
Sempre usei firefox, espero que possa ajudar alguém a resolver este problema com estas informações, ou que alguém possa me ajudar.
VLw gente, abraço