Autor Tópico: Mudar diretório / para /home?  (Lida 2050 vezes)

Offline Inspirat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Mudar diretório / para /home?
« Online: 14 de Agosto de 2010, 03:25 »
Quando instalei meu sistema deixei como / e quero saber se tem como alterar agora para /home?
(ubuntu 10.04)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Mudar diretório / para /home?
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2010, 11:04 »
Não pode, quando você instala pode escolher criar uma partição raiz / (seria como  o c: do windows) e outra partição separada /home (seria como meus documentos no windows).  Como você não fez isso logo na instalação não pode mexer na partição raiz e nem na home porque gerará conflito de configuração e provavelmente seu Ubuntu nem iniciará no próximo login.
O que você pode fazer é pegar um live-cd do ubuntu e criar uma partição extra com o tamanho que desejar desde que esteja disponível e dar o nome a partição pode ser Home1, ou Dados, ou Meus Documentos. E configurar seu navegador para salvar todos seus downloads de vídeo, música e fotos nessa partição.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline sdp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Mudar diretório / para /home?
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2010, 20:29 »
E você sabe dizer se eu puser o /home numa partição já com arquivos (a d: no Windows), se pode apagar ou dar qualquer pau nesses arquivos, ou é tranqüilo, vai apenas instalar os do Ubuntu ali?
Valeu!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Mudar diretório / para /home?
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2010, 20:31 »
Claro que você pode reparticionar e colocar a $HOME separada.

Leia esse tópico aqui.

Uma coisa que tem que ter cuidado é com a raiz, o ideal ao final do processo é verificar o grub e o arquivo /etc/fstab para saber se esta tudo bem.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2010, 20:34 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!