Autor Tópico: Arquivos deletados pela rede vão para onde?  (Lida 7048 vezes)

Offline Roger_Pereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Arquivos deletados pela rede vão para onde?
« Online: 10 de Agosto de 2010, 14:32 »
Estou com o samba funcionando perfeitamente e todas estações com XP tem unidades mapeadas no meu servidor linux.

O problema é que tem usuarios que estão apagando arquivos dessa unidades e vão na lixeira do proprio xp e não estão lá, logico eles deletaram um arquivo do servidor.

A pergunta é para onde vai esses arquivos apagados? tem alguma lixeira no linux ou simplesmente ele exclui definitivamente sem passar por lixeira?

Teria como consentrar os arquivos que são deletados nas estações para uma pasta lixeira onde eles poderiam acessar e eu fazer um comando que limpe todo final de dia?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Arquivos deletados pela rede vão para onde?
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2010, 16:34 »
A menos que vc crie uma lixeira no Samba, eles vão pro limbo.

A lixeira é um "vps" que vc configura no Samba. Não tenho links à mão, mas uma busca no google por "lixeira samba vps" deve dar bons resultados.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Roger_Pereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Arquivos deletados pela rede vão para onde?
« Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2010, 15:41 »
encontrei um totorialzinho é algo bem simples, segue abaixo.

Código: [Selecionar]
Para o funcionamento correto da sua lixeira você deverá acrescentar apenas a linha "vfs object = /usr/lib/samba/vfs/recycle.so" nas configurações de compartilhamento do smb.conf:

[Publico]
comment = Compartilhamento público para os Usuários
path = /home/Publico
writeable = yes
browseable = yes
vfs object = /usr/lib/samba/vfs/recycle.so

Pronto, a partir de agora qualquer arquivo deletado no diretório "Publico" irá parar na pasta oculta .recycle

Já fiz a configuração só não testei ainda, vou esperar o final de semana dae dou um reboot no servidor e vejo se ficou certinho.
A pergunta que ficou para mim é essa pasta oculta o usuario não vai enxergar ne? somente eu por linha de comando seria isso? e cada compartilhamento tera sua pasta .recycle?


Offline Roger_Pereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Arquivos deletados pela rede vão para onde?
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2010, 10:14 »
Galera fiz a configuração e coloquei o comando no compartilhamento.

"vfs object = /usr/lib/samba/vfs/recycle.so"

Contudo não crio a tal pasta recycle dentro do compartilhamento alguém sabe o pq será q falto alguma coisa?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Arquivos deletados pela rede vão para onde?
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2010, 11:00 »
http://www.samba.org/samba/docs/man/Samba-HOWTO-Collection/VFS.html#id2651247 [com os termos corretos --- "vfs recycle" --- é mais fácil procurar]

Segundo a documentação, essa pasta é criada automaticamente (pelo que entendi, na raiz do compartilhamento) sempre que um arquivo é apagado.

Sendo uma pasta com nome começando com ".", ela fica invisível tanto no Windows quanto no Linux --- imagino que você levou isso em conta, quando examinou o diretório, não?

Ainda segundo a documentação, vc pode escolher um nome diferente pra pasta, com a diretiva "recycle:repository".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D