Autor Tópico: Dúvidas sobre o Sarg  (Lida 4180 vezes)

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Dúvidas sobre o Sarg
« Online: 08 de Agosto de 2010, 12:08 »
Citar
No squid.conf precisa ter "cache_access_log /var/log/squid/access.log" e com o sarg instalado, basicamente só executar o sarg já vai gerar, tem alguns parâmetros caso seja necessário. Por favor se tiver mais alguma dúvida me manda uma mensagem ou cria um tópico, para não atrapalhar esse do colega.

Bom, o Sarg gera um log com as estatísticas de um usuário sobre seu uso?
Quais utilidades o Sarg possui?
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvidas sobre o Sarg
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2010, 14:34 »
Se o seu squid for autenticado, o SARG pode gerar sim estatísticas por usuário. Do contrário ele gera essas estatísticas por IP.

Não sei se é isso que você chama de "utilidades", mas o SARG gera relatórios diários, semanais e mensais, com relatórios adicionais de "top sites", "top users" e também de tentativas de acesso bloqueadas.

Só um detalhe: para que o SARG possa gerar os relatórios corretamente, você não pode rotacionar os logs do squid em um período menor do que um mês. Isso pode ser um problema, pois esses logs podem crescer bastante em um mês. Lá no serviço, por exemplo, eles chegam a 2 ou 3GiB fácil.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre o Sarg
« Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2010, 18:30 »
Se o seu squid for autenticado, o SARG pode gerar sim estatísticas por usuário. Do contrário ele gera essas estatísticas por IP.

Não sei se é isso que você chama de "utilidades", mas o SARG gera relatórios diários, semanais e mensais, com relatórios adicionais de "top sites", "top users" e também de tentativas de acesso bloqueadas.

Só um detalhe: para que o SARG possa gerar os relatórios corretamente, você não pode rotacionar os logs do squid em um período menor do que um mês. Isso pode ser um problema, pois esses logs podem crescer bastante em um mês. Lá no serviço, por exemplo, eles chegam a 2 ou 3GiB fácil.
A gente está enfrentando esse problema com o Webalizer. De vez em quando os logs ficam um pouco grandes.
Só uma última pergunta, que depois eu parto pro google, faz tanto tempo que eu não mexo no squid que eu já me esqueci: "squid autenticado" é o que?
Pergunto pois não lembro se tenho isso configurado.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvidas sobre o Sarg
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2010, 21:01 »
Citar
"squid autenticado" é o que?
O usuário tem que passar "usuário" e "senha" antes de poder navegar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre o Sarg
« Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2010, 21:55 »
Citar
"squid autenticado" é o que?
O usuário tem que passar "usuário" e "senha" antes de poder navegar.
Não é autenticado.
Bom, vou me virar no google agora. Muito obrigado!
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...