Autor Tópico: Resolvido! Dificuldades em instalar impressora HP D 1660  (Lida 19087 vezes)

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Resolvido! Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Online: 05 de Agosto de 2010, 17:18 »
Boa tarde à todos. Pesquisei no fórum, e achei dúvidas iguais a minha. Um rapaz (Frederico Ruegger) tinha o mesmo problema que o meu, entretanto depois de alguns insucessos ele resolveu abrir mão do Ubuntu 10.04 e voltou para o 9.10. Gostaria de ajuda para entender aonde estou errando, pois sou um novato mais persistente. Eu uso o Ubuntu Ultimate Edition 2.7 e até agora estou satisfeito (mudei recentemente). Meu problema é o seguinte: Comprei uma impressora HP D 1660 e resolvi instalá-la. Conectei o cabo USB e foi logo reconhecida mas efetuando o comando para imprimir ela não responde. Executei o comando sudo apt-get install hplip e já atualizei. A impressora não funciona e nas propriedades> estado da impressora acusa: "ociosa ready to print". Qualquer comando ela não obedece e na fila de impressão não aparece nada, mostrando que os trabalhos estão completos! No tópico que pesquisei, tentei os comandos que o sistematico ensinou:
sudo / etc/init.d/ cups restart e depois sudo update-rc.d cups defaults. Não funcionou! Segui os conselhos do amigo slkslk que disse para tentar: grep  '^#* *application/postscript' etc/ cups/mime.* , e nada. Entrei no link fornecido para pesquisa e nada. Tentei instalar no mint 9 de um amigo e tive o mesmo problema( o Frederico postou o mesmo problema também!!) Continuando os comandos sugeridos pelo slkslk: ls / etc/ cups -la  e depois sudo nano / etc/ cups/mime.types e apareceu um quadro branco. A partir daí meu problema ficou diferente do Frederico e as sugestões também. De repente começar do zero novamente se necessário seja uma saída. Peço ajudas para algumas dicas, pois não quero desisitir e gostaria de entender o que estou fazendo. Abraços a todos que ajudarem e a todos que possam ter alguma dúvida sanada com as dicas dos amigos. Abraços!!
« Última modificação: 10 de Agosto de 2010, 22:04 por marcelo faria »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2010, 17:55 »
Caro colega, estou querendo comprar uma HP igual a sua e dizem que funciona bem no Ubuntu.Bem o que já li, é se você tiver outra impressora antiga,fica gravado no sistema o número dela e não aceita outra , nesse caso, tem que desinstalar primeiro  a antiga e, depois, instalar a nova.Veja se é o seu caso.
Usuário Linux- 449417

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2010, 18:04 »
Use o instalador da hp


Clique aqui


Não esqueça do
Código: [Selecionar]
sudo hp-setup
« Última modificação: 05 de Agosto de 2010, 18:10 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2010, 19:17 »
Obrigado pelas respostas. loca100 esta é minha primeira impressora. Sempre que precisei usei a do meu trabalho, entretanto novo trabalho, nova metodologia. Como já li alguns fóruns, consegui instalar uma no Ubuntu 9.10. Esta que adquiri estou tomando uma surra, rsrsrsrs.  Mas não vou desistir e posto os resultados para lhe orientar. ucastrobr, eu não havia tentado a sua sugestão, mas continua não funcionando. Acusa falha de segmentação. Será que fiz errado? Eu cliquei no link, apesar de estar em inglês é super fácil, dei o comando sugerido, mas nada. Você pode dar um passo a passo para ver se eu fiz algo errado? Não havia tentado desta maneira, mas continuo sem sucesso. A impressora está ligada, o computador a reconheceu e nada ainda...


Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2010, 19:32 »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2010, 19:35 »
Só vou postar exatamente como fiz.

1) desinstalei a impressora ( estava dando o mesmo erro citado )

2) removi o hplip

3) fui no site da hp e baixei o hplip.deb deles lá

4) instalei o hplips

5) pluguei a impressora, que foi instalada automaticamente.

6) problemas em imprimir no OOffice, mas para isto já tem tópico aberto ( só imprime 1/2 pagina ) mas em pdf sem problemas.

[]'s

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2010, 10:32 »
E só seguir a dica do Tota e instalar o hplip do link que sugeri é lógico tem que remover seu atual hplip isso pode ser feito Sistema -> Administração -> Gerenciador de pacotes synaptic e pesquise por hplip e remova o pacote, só depois faça a instalação do hplip do site.
No Ubuntu 10.10 aqui não está dando nenhum problema.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2010, 18:31 »
Aparece isso
marcelo@marcelo-desktop:~$ sudo hp-setup

HP Linux Imaging and Printing System (ver. 3.10.2)
Printer/Fax Setup Utility ver. 9.0

Copyright (c) 2001-9 Hewlett-Packard Development Company, LP
This software comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY.
This is free software, and you are welcome to distribute it
under certain conditions. See COPYING file for more details.

Error: "/var/tmp/kdecache-marcelo" is owned by uid 1000 instead of uid 0.
QInotifyFileSystemWatcherEngine::addPaths: inotify_add_watch failed: Arquivo ou diret?rio n?o encontrado
QFileSystemWatcher: failed to add paths: /home/marcelo/.config/ibus/bus
Bus::open: Can not get ibus-daemon's address.
IBusInputContext::createInputContext: no connection to ibus-daemon
Searching... (bus=usb, search=(None), desc=0)
error: No devices found on bus: usb
Searching... (bus=usb, search=(None), desc=0)
error: No devices found on bus: usb

Done.
Falha de segmentação
marcelo@marcelo-desktop:









Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2010, 20:03 »
error: No devices found on bus: usb
Erro: nenhum dispositivo encontrado : usb
Você estava com a impressora plugada?

Veja no terminal: sudo lsusb
Usuário Linux- 449417

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2010, 23:45 »
Estava plugada sim e com o comando que você pediu aparece isso;

marcelo@marcelo-desktop:~$ sudo lsusb
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 002: ID 15d9:0a4c Dexon
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 004: ID 03f0:7f11 Hewlett-Packard
Bus 001 Device 003: ID 058f:6362 Alcor Micro Corp. Hi-Speed 21-in-1 Flash Card Reader/Writer (Internal/External)
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
marcelo@marcelo-desktop:~$
 O que faço agora?

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2010, 23:57 »
No meu Synaptic está marcado:

hplip
hplip-cups
hplip-data
hplip-dbg
hplip-doc
hplip-gui

Eu desinstalei tudo, baixei do site da HP na minha pasta download o arquivo hplip-3.10.6.run
No terminal digitei hp-setup

Este arquivo da hp eu tenho que decompactar? Como eu faço?

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2010, 00:40 »
Só para efeito de registro: eu mando uma página de teste para impressão e ele acusa que determinado trabalho será impresso e aparece um .. ícone( triângulo com ponto de exclamação) amarelo. Logo após aparece um verde dizendo que foi impresso a página solicitada. Já tenho 22 páginas "teoricamente" impressas...rsrsrs

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2010, 08:31 »

Veja:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,70007.msg390119.html#msg390119

O Tota disse que pegou os arquivos em .deb, faça a mesma coisa, aí é só dar dois clique para instalar, no .run clique com o direito do mouse sobre o arquivo , vá em propriedades>permissões, depois, marque para executar como uma programa e dê dois cliques.
Usuário Linux- 449417

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar impressora HP D 1660
« Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2010, 13:30 »
Rapaz, fiz tudo o que vocês me disseram. Esta última dica foi realizada fielmente, baixei o programa, cliquei duas vezes  apareceu sendo configurado, reiniciou, apareceu a impressora(foi reconhecida), mas quando mando imprimir, nada. Aparece um ícone na barra de tarefas da impressora e depois apaga como se fosse impresso. Cara acho que vou reinstalar o Ubuntu, pois não sei mais o que fazer. Algumas dicas eu conhecia, outras são novidades e achei que daria certo. Mas não funciona! O pior da história é ouvir minha esposa dizendo: "...na pior das hipóteses, no Windows você paga um técnico, ele vem e resolve. Já tem uma semana que este parto não acontece e este linux é bem fraquinho...". Sendo honesto, a dificuldade é minha, não existe linux ou windows fraquinho, existe as pedras no caminho... Se alguém tiver mais uma sugestão...