Autor Tópico: [resolvido]problemas de conexão com modem 3G  (Lida 34224 vezes)

Offline salesf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
[resolvido]problemas de conexão com modem 3G
« Online: 22 de Julho de 2010, 16:15 »
Olá pessoal, eu me tornei usuario do Ubuntu a pouco tempo, quando utilizava o windows, já tinha uma conexão com um modem 3G da Oi no estado do Rio de Janeiro.
Eu queria continuar com essa conexão após passar para o Ubuntu, mais quando eu coloco o modem ele não é reconhecido pelo sistema.
Peço alguma sugestão do que fazer (sou novo aqui e não sou muito familiarizado com computadores)
Dados:
Modelo do modem:Huawei USB E156C
Versão do Ubuntu: 10.04 lts Desktop Edition

PS: Eu já pesquisei, achei um post falando sobre modens 3G mais, pelo que entendi, a duvida era totalmente diferente da minha.
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 11:24 por salesf »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2010, 17:29 »
Plugue seu modem, ele deve ser reconhecido como um pendrive.

Abra uma janela de comandos e execute o comando "eject sr1"

Isso deve fazer o modem deixar de trabalhar como pendrive, e passar a trabalhar como modem.

Você confirma isso com o comando "nm-tool", depois de um ou dois minutos o modem vai aparecer lá no Gerenciador de Redes e liberar para criar a conexão com base nele.

Só que essa passagem não é permanente: da próxima vez que vc conectar o modem, ele vai voltar a trabalhar como pendrive.

Pra vc não ter que ficar ejetando o modem a cada vez que o pluga, vc pode instalar o pacote "usb-modeswitch", que faz essa passagem de forma automática. Essa instalação pode ser feita pelo comando abaixo, ou baixando diretamente do site do desenvolvedor. Esta última opção é mais complicada, mas te dá uma instalação mais atualizada, capaz de lidar com mais modems recentes.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline salesf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2010, 19:42 »
Sim, realmente ele estava sendo reconhecido como pen drive, e quando digitei o primeiro comando ele parou de ser reconhecido como pendrive, mais ele não apareceu como uma conexão disponível, então tentei criar uma conexão por conta própria, coisa que não deu certo.
O que faço agora?

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2010, 20:32 »
Sim, realmente ele estava sendo reconhecido como pen drive, e quando digitei o primeiro comando ele parou de ser reconhecido como pendrive, mais ele não apareceu como uma conexão disponível, então tentei criar uma conexão por conta própria, coisa que não deu certo.
O que faço agora?

Seja bem vindo ao fórum !!!

Já tentou pesquisar por Huawei E156C , faz aí e veja vários tópicos a respeito se nada funcionar retorna aqui !!!!

« Última modificação: 23 de Julho de 2010, 20:35 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2010, 23:17 »
Sim, realmente ele estava sendo reconhecido como pen drive, e quando digitei o primeiro comando ele parou de ser reconhecido como pendrive, mais ele não apareceu como uma conexão disponível, então tentei criar uma conexão por conta própria, coisa que não deu certo.
O que faço agora?
Pode demorar um ou dois minutos pro modem ser reconhecido. De qq forma, a saída do comando "nm-tool" pode dizer se o modem já foi reconhecido. Cole esse resultado aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2010, 23:33 »
Instale esse pacote: usb-modeswitch
Depois disso ele deve detectar corretamente o modem.

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2010, 10:36 »
Instale esse pacote: usb-modeswitch
Depois disso ele deve detectar corretamente o modem.

infelizmente em se tratando de modem 3g nem sempre funciona só instalar o usb_modeswitch

As vezes é necessário criar regras no udev para isso.

Se o autor do tópico não conseguir a alguns procedimentos a serem tomados  que serão expostos aqui !!!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline salesf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2010, 19:58 »
Eu fiz pesquisas adicionais em posts do forum e também em fontes externas, mais em todas as soluções encontradas, necessitava-se de uma conexão alternativa, opção que eu não tenho, outras que achei tinham uma linguagem muito complicada com a qual não sou familiarizado, eu realmente sou leigo tratando-se de linux, meu notebook tem o ubuntu junto ao windows (quero resolver todos os problemas antes de tira-lo) no windows o modem funciona normalmente, eu poderia achar uma solução usando minha conexão do windows?

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2010, 20:05 »
Eu fiz pesquisas adicionais em posts do forum e também em fontes externas, mais em todas as soluções encontradas, necessitava-se de uma conexão alternativa, opção que eu não tenho, outras que achei tinham uma linguagem muito complicada com a qual não sou familiarizado, eu realmente sou leigo tratando-se de linux, meu notebook tem o ubuntu junto ao windows (quero resolver todos os problemas antes de tira-lo) no windows o modem funciona normalmente, eu poderia achar uma solução usando minha conexão do windows?

O zekkerj te pediu alguns comandos , sem eles fica difícil te ajudar , sem chance de resolver seu problema com a conexão windows , o máximo possível é conseguir pacotes necessários para usá-los no linux, mas não desista , neste exato momento estou postando do meu tim-web 3g modelo msa501hs da onda, que é zinca pra configurar , mas não impossível !!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2010, 23:26 »
Citar
eu poderia achar uma solução usando minha conexão do windows?
Tem sim. Mas não vamos queimar etapas... a gente ainda não conseguiu confirmar que seu modem está "virando" corretamente.

Novamente, peço que você conecte seu modem, execute o comando abaixo.

eject sr1

Aguarde 3 minutos, não adianta seguir imediatamente pois o sistema não vai ter reconhecido o modem ainda.

Depois desse tempo, execute o comando abaixo e cole o resultado aqui.

nm-tool

Estou aguardando o resultado pra prosseguir a sua solução.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2010, 00:25 »
Citar
eu poderia achar uma solução usando minha conexão do windows?
Tem sim. Mas não vamos queimar etapas... a gente ainda não conseguiu confirmar que seu modem está "virando" corretamente.

Como eu disse que não  fiquei curioso em saber como, mas vamos esperar os comandos que vc pediu !!!
« Última modificação: 25 de Julho de 2010, 00:27 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2010, 00:36 »
Pra vc eu conto.  ;D

Ele pode baixar o pacote do desenvolvedor, e gravar... no modem!!! :o
Pode também ir no site do ubuntu e baixar o arquivo .deb, novamente gravando no próprio pendrive. O pacote usb-modeswitch só tem como dependência o pacote "usb-modeswitch-data", é só baixar os dois e mandar instalar ao mesmo tempo.

Assim que ele confirmar se o modem está sendo reconhecido, eu pretendo fazê-lo testar a conexão com o wvdial.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Gabao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2010, 12:35 »
Pessoal estou com um problema semelhante, até perguntei em outro tópico mas não fui respondido...

Meu modem é um ONDA MW833UP da operadora WIND (italia)

No site deles diz que é compativel com todos os sistemas inclusive linux, eu já consegui fazer funcionar mas ta dificil porque para conseguir conectar eu tenho que entrar primeiro no windows aqui do meu dual boot, conectar por ele, depois disso eu reinicio entrando no linux e ai sim ele conecta direto, mas só reiniciando se eu desligar ao inves de reiniciar já não funciona mais.

Seguindo info do Andreson neste post eu instalei o usb_modeswitch pelo synaptic, deletei a conexão que eu já tinha criado e criei uma nova, mas não adiantou continuo acontecendo a mesma coisa das outras vezes, o ubuntu reconhece o modem como pendrive a luz dele até liga (cor azul do 3G) mas não aparece nada do 3G lá nas conexões

Se alguem ai puder ajudar agradeço pq já to de saco cheio de ter que iniciar pelo win conectar e reiniciar toda vez :(

*edit*  o fazendo o processo do eject sr1 ele consegue a conexão, mas ter que fazer isso toda vez é muito incoveniente, como só instalar o usb_modeswitch não resolveu tem mais alguma coisa que eu possa fazer?
« Última modificação: 25 de Julho de 2010, 12:46 por Gabao »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2010, 12:47 »
Tente instalar o pacote usb-modeswitch-data do desenvolvedor (http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/usb-modeswitch-data-20100707.tar.bz2).

Esse pacote atualiza a identificação dos modems até 7/julho.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline salesf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: problemas de conexão com modem 3G
« Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2010, 18:25 »
sales@ubuntu:~$ eject sr1
sales@ubuntu:~$ nm-tool
 
NetworkManager Tool
 
State: disconnected
 
- Device: wlan0 ----------------------------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            r8180
  State:             disconnected
  Default:           no
  HW Address:        70:1A:04:BA:67:3C
 
  Capabilities:
 
  Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes
 
  Wireless Access Points 
 
 
- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            r8169
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        00:03:0D:EE:F8:EA
 
  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           10 Mb/s
 
  Wired Properties
    Carrier:         off


OBS: 5 min de espera entre a inserção dos comandos.