Autor Tópico: campanha pelo fornecimento de drivers  (Lida 3141 vezes)

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
campanha pelo fornecimento de drivers
« Online: 21 de Julho de 2010, 19:03 »
"Registre-se no site e assine uma postagem nesta página com seu endereço de e-mail (pode pôr um * no lugar do @ para evitar que robôs mal-intensionados lhe enviem spam ao encontrar nosso site).

 

Assinando um comentário aqui você diz que apoia a seguinte petição:

    * Que os fabricantes de hardware sejam obrigados a disponibilizar drivers para Linux em CDs de instalação vendidos junto com o equipamento comprado.
    * Que seja disponibilizado na internet umatualização destes drivers sempre que for lançada uma nova versão do kernel.
    * Que os drivers distribuídos sejam distribuídos em pacotes pré-compilados para as distribuições mais comuns, se for do interesse do fabricante tambm  código fonte, mas este com as instruções de compilação.
    * Se o produto não for fabricado no Brasil a responsabilidade passa a ser da importadora.
    * Que o suporte técniio cubra problemas com o driver pra Linux, e que sejam disponibilizados técnicos com conhecimento suficiente para isto.
    * Isso inclui suporte para a compatibilidade de equipamentos cuja finalidade não é o vínculo direto com o computador tais como aparelhos celulares e de MP3 (mas não apenas estes).

 

Ajude-nos divulgando o endereço para esta página, em breve disponibilizaremos botões e faixas para você que tem um site ou blog nos ajudar."

link:   http://www.d2x.com.br/linux/campanhas/hardware

Acho isso muito importante não só para o Ubuntu, mas para todas as outras distros linux. Quem tiver interesse, procure divulgar o link em fóruns, blogs etc.

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: campanha pelo fornecimento de drivers
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2010, 19:24 »
O S.O. precisa de iniciativas como essa e mostrar que há muitos usuários usando esse sistema e que as empresas de tecnologia devem investir cada vez mais nessa area. :) :) Vlw pelo toque.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: campanha pelo fornecimento de drivers
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2010, 03:04 »
Olha eu até concordo que pedir as empresas para disponibilizarem drives para Linux, mais se a intenção e obrigar eu não apoio.



Se for pelo lado de obrigar então quer dizer que se eu faço a minha distro "Distrodopinguimlivre" tem que disponibilizar drives para ela?


A melhor arma e não comprar hardware de empresa que não fornece drives.



Mais querer obrigar ai e outra historia.

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: campanha pelo fornecimento de drivers
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2010, 07:38 »
Quanto a isto também tenho uma postura dúbia. Não é por favor que a HP e a IBM, por ex. apoiam o linux como apoiam. O suporte destas empresas é estratégico e quando adquiro uma impressora, por ex., compro hp porque sei que funciona direitinho e recompenso assim o esforço da hp. Assim funciona o mercado. Se eu tivesse uma empresa sem grande posição no mercado de hardware, provavelmente atacava este nicho, porque há menos concorrência e é mais fácil conseguir uma quota interessante. Não vejo que legalmente seja sequer possível fazer tal exigência, porque isso seria obrigar as oficinas da ford a arranjar citroens ou renaults, mesmo não tendo acordos ou interesse em tal tarefa. Isso obrigaria as fábricas a terem (acho que seria lógico) suporte para solaris, mac e demais sistemas operativos que por aí aparecessem. Ora, eu fabricante, posso não ter qualquer interesse em produzir que não para microsoft, e não me parece que deva ser obrigado ao contrário, bem como quem só produz para mac, etc. Deve a apple ser obrigada a produzir drivers do ipad para linux e microsoft? Seria estranho, penso. Os utilizadores ao premiarem as marcas que investem em seus SO's é que obrigam o mercado a mudar a sua postura face aos mesmos. De qualquer modo, campanhas de sensibilização, essas acho sempre bem vindas e úteis. Isto é o que penso...


Cumprimentos a todos
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline ibix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: campanha pelo fornecimento de drivers
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2010, 07:54 »
Citar
Olha eu até concordo que pedir as empresas para disponibilizarem drives para Linux, mais se a intenção e obrigar eu não apoio.

Penso o mesmo. Acho que vai ser muito difícil, por näo dizer impossível, que o governo brasileiro obrigue a fornecer drivers aos fabricantes. É uma utopia. Para mim seria mais útil e construtivo fazer um baixo assinado e enviar às empresas para que elas nos tenham em conta. Mas quem sabe se para isso seria necesário uma iniciativa a nível mundial.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: campanha pelo fornecimento de drivers
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2010, 08:52 »
Olha eu até concordo que pedir as empresas para disponibilizarem drives para Linux, mais se a intenção e obrigar eu não apoio.

Se for pelo lado de obrigar então quer dizer que se eu faço a minha distro "Distrodopinguimlivre" tem que disponibilizar drives para ela?

A melhor arma e não comprar hardware de empresa que não fornece drives.

Mais querer obrigar ai e outra historia.

Não é por favor que a HP e a IBM, por ex. apoiam o linux como apoiam. O suporte destas empresas é estratégico e quando adquiro uma impressora, por ex., compro hp porque sei que funciona direitinho e recompenso assim o esforço da hp. Assim funciona o mercado. Se eu tivesse uma empresa sem grande posição no mercado de hardware, provavelmente atacava este nicho, porque há menos concorrência e é mais fácil conseguir uma quota interessante.
Cumprimentos a todos

os dois resumiram bem o que eu penso ;)
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: campanha pelo fornecimento de drivers
« Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2010, 14:50 »
Olha eu até concordo que pedir as empresas para disponibilizarem drives para Linux, mais se a intenção e obrigar eu não apoio.



Se for pelo lado de obrigar então quer dizer que se eu faço a minha distro "Distrodopinguimlivre" tem que disponibilizar drives para ela?


A melhor arma e não comprar hardware de empresa que não fornece drives.



Mais querer obrigar ai e outra historia.
É porque, creio eu, quanto mais driver pra linux, mais opções de hardware pra comprar. Como eu uso linux e apoio seu uso, vi essa campanha e postei aqui. De certa forma pode até ajudar a disseminar linux entre as pessoas.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: campanha pelo fornecimento de drivers
« Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2010, 05:45 »
Olha eu até concordo que pedir as empresas para disponibilizarem drives para Linux, mais se a intenção e obrigar eu não apoio.



Se for pelo lado de obrigar então quer dizer que se eu faço a minha distro "Distrodopinguimlivre" tem que disponibilizar drives para ela?


A melhor arma e não comprar hardware de empresa que não fornece drives.



Mais querer obrigar ai e outra historia.
É porque, creio eu, quanto mais driver pra linux, mais opções de hardware pra comprar. Como eu uso linux e apoio seu uso, vi essa campanha e postei aqui. De certa forma pode até ajudar a disseminar linux entre as pessoas.



E bom quando pessoas fazem petições etc.



Mais e o que eu pretendo fazer quando for comprar outro computador ou hardware, se não tem suporte para meu sistema operacional não vou comprar.


Fazer uma lei obrigando e quase impossivel.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: campanha pelo fornecimento de drivers
« Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2010, 20:33 »
E bom quando pessoas fazem petições etc.



Mais e o que eu pretendo fazer quando for comprar outro computador ou hardware, se não tem suporte para meu sistema operacional não vou comprar.
concordo e assino embaixo


Fazer uma lei obrigando e quase impossivel.
sim, mas acredito que quanto mais pessoas pedirem por isso, mais chances temos de que essas empresas se interessem em lançar driver,  tendo lei ou não
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline lpr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: campanha pelo fornecimento de drivers
« Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2010, 16:12 »
Obrigar uma empresa a disponibilizar drivers para linux por lei é totalmente inconstitucional, esqueçam isso...
Mas o que pode ser feito é abaixo-assinados dizendo mais ou menos o seguinte: "não compraremos os seus produtos se vcs não disponibilizarem drivers para linux"....